Como Instalar o Windows 10, duas distribuições Linux na memória M2, em um Note Predator Helios 300?

EVERTELLI
EVERTELLI Member Posts: 6

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá pessoal!
Eu preciso instalar o Windows 10, um openSUSE e Ubuntustudio na mesma memória M2 interna, qual o procedimento? Qual o limíte de sistemas operacionais em um mesmo dispositivo desses?

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado maio 2020
    Bom dia EVERTELLI !

Vamos por partes... M.2 não é memória e sim um slot de interfaces para comunicação de discos de armazenamento ou conexão.
    No caso deve estar se referindo ao SSD que está conectado nesse slot.

O limite fica restrito a seu nível de conhecimento.

Qual modelo EXATO do seu notebook?
    Quantos GB tem o SSD?
    Windows 10 será o OEM de fábrica?
    Qual se nível de conhecimento em sistemas Linux?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• EVERTELLI

Tinkerer

Bom dia, MaClane!

O modelo exato do note é:
    NOTEBOOK ACER G3-572-75L9

O SSD tem 512gb e é um Pci-e X4 Gammix S11 Pro Xpg Adata;

Eu gostaria de instalar várias distribuições do Linux com o yumi, mas fico a mercer do número máximo de partições primárias no disco que são permitidas, esta é minha dúvida.

Meu nível de conhecimento na parte de Linux é mais para intermediário, mas o universo Linux mete medo.

E a distribuição do Windows neste note é OEM sim, original de fábrica.

Consegui lhe responder amigo?
  • MaClane
    Se seu conhecimento é tão restrito, não recomendo que realize várias instalações. 

Mantenha restrito até que se familiarize de forma adequada. 

Meu conselho é que comece apenas pelo Ubuntu quando já possuir mais conhecimento, passe para o Debian. 

Caso queira testar alguma distro, trabalhe no modo live para evitar problemas. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• EVERTELLI

Tinkerer

Bom dia, amigo!

Realmente eu posso não saber tudo, mas em um DELL XPS tenho o win7 com o Ubuntustudio e um Kubuntu Plasma, em dual boot.

Contudo, tirando isso, como faço para instalar a referida memória SSD na referida máquina, com relação a BIOS e reconhecimento dos dois tipos diferentes de sistemas operacionais?

Pois para rodar boot pelo pendrive preciso configurar para LEGACY e o Win10 pede UEFI, depois de instalado eu posso continuar com o UEFI ou devo sempre ficar com o UEFI?

Então, podes me passar os passos que a parte do LINUX não é o meu problema.
  • Eu não tenho muito domínio, mas já consegui instalar algumas versões no meu computador. A primeira coisa que você deve fazer é desativar o fast boot no bios e criar uma senha no setsupervisorpassword para desativar o secureboot. Depois, acesse o windows e desative a inicialização rápida nas opções de energia, pois essa função interfere no dual boot. Ainda no windows, vá em gerenciador de discos e diminua a partição do disco para que fique com um espaço não alocado (local em que será instalado o linux).
    Feito isso, você deve baixar um iso x64 do linux e configurar o pendrive assim:
    diskpart
    list disk 
    sel disk x
    clean 
    convert gpt
    create partition primary
    format fs=fat32 quick assign
    Depois extraia o iso para o pendrive

Provavelmente, será necessário desativar a placa de vídeo nvdia com o comando nouveau.modeset=0
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    EVERTELLI disse:
    Bom dia, amigo!

Realmente eu posso não saber tudo, mas em um DELL XPS tenho o win7 com o Ubuntustudio e um Kubuntu Plasma, em dual boot.

Contudo, tirando isso, como faço para instalar a referida memória SSD na referida máquina, com relação a BIOS e reconhecimento dos dois tipos diferentes de sistemas operacionais?

Pois para rodar boot pelo pendrive preciso configurar para LEGACY e o Win10 pede UEFI, depois de instalado eu posso continuar com o UEFI ou devo sempre ficar com o UEFI?

Então, podes me passar os passos que a parte do LINUX não é o meu problema.

"instalar a referida memória SSD na referida máquina"

Mas já não há um SSD instalado, ou pretende adquirir outro?

Não há como instalar ambos em Legacy (até porque se não e engano essa série não tem mais suporte ao modo, apenas UEfi).
    Então ambos devem ser instalados em AHCi e Uefi.

Sincerely, J. MaClane ™