Hoje, 11/05/2020, após um longo período de uso (desde dezembro de 2019), liguei o notebook normalmente e fui AFK, quando retornei o mesmo já se encontrava desligado e com o LED de status desligado (apenas o do carregador estava ligado). Achei estranho, movi o mouse, apertei algumas teclas e nada de retornar (achei que estivesse em standby, o que é estranho pois desabilitei qualquer hibernação). Segurei o botão de power para forçar desligamento, aguardei alguns segundos, desliguei da tomada e tentei resetar pressionando o botão na parte de trás do notebook. Aguardei 5 segundos com o botão pressionado, em seguida aproximadamente 5 minutos. Voltei a pressionar o botão power (sem segurar, e segurando por 20segundos) sem colocar o carregador na tomada, e nada acontecia.
Por acidente pressionei uma das teclas e o notebook voltou a funcionar, no entanto, desligava logo em seguida. Pressionei uma das teclas novamente e desta vez segurei, o notebook ligou normalmente e agora digito este texto com a tecla "fn" pressionada constantemente por meio de um adesivo e uma borracha velha (fn é a tecla mais inútil para mim e que não atrapalha).
Antes de estar digitando este texto, abri o notebook para ver se não tinha nada solto (apesar de que não uso o teclado deste notebook, nem se quer o movimento, pois o mesmo fica na bancada dele quetinho por 95% do tempo ligado). Não deixo nada cair nele, nem poeira!
Enfim, qual poderia ser a solução para este problema não muito comum para um usuário tão cuidadoso com a mecânica do notebook como sou ? Driver desatualizado ? Bios corrompida ? Teclado ?(mesmo utilizando bem pouco, pois tenho um auxiliar).
Soluções que já tentei: Verificar se não há nada solto (abri o notebook), limpar memória com alcool especial para eletrônicos, limpar ssd com alcool especial para eletrônicos, tentativa de reset da bateria por meio do botão na traseira do notebook.
@MaClane @egydiocoelho