O cooler do meu notebook começou a disparar em alta rotação.
TiagoReis
Member Posts: 25 Enthusiast
Tenho um Aspire ES1572, comprei a pouco mais de dois anos. Há dois dias atrás enquanto eu fazia umas pesquisas nele o cooler aumentou a rotação fazendo um barulho alto que nunca tinha feito antes. Fiquei preocupado e forcei ele a desligar segurando a tecla power. Após um tempo liguei e ele estava normal mas me preocupava aquele som alto de rotação que ele havia feito então decidi abri-lo para limpar o cooler, só que só tive tempo pra isso hoje. Abri e estava bem empoeirado, limpei, fechei e tudo ok, funcionando normalmente. Porém, agora a pouco ele voltou a fazer esse som alto de rotação e foram duas vezes ainda... Sinceramente não sei a razão disso, alguém pode ajudar?
0
Melhores respostas
-
Boa tarde TiagoReis !
Esse som não é de alta rotação e sim de desnivelamento das esferas internas do cooler.
Geralmente ocorre por 2 fatores possíveis:
Utilizar o aparelho em posição não horizontal e desgaste comum.
Existe um "reparo paliativo", que seria remover o cooler, abrir o lacre de acesso interno e utilizar WD40 para limpar e relubrificar.
Mas saiba que é um procedimento arriscado caso não tenha conhecimento e ferramentas adequadas.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Alguns riscos:1- trepidação pode gerar erros no HDD2- o excesso de força de empuxo para o cooler pode gerar curto
3- o mal funcionamento do cooler pode gerar sobreaquecimento
4- as voltagens internas dos capacitores podem sofrer alteraçõesSe minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Em qual aplicação isso ocorreu?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Algumas vezes eu estava no Chrome mas nas outras estava na área de trabalho mesmo (sem nada aberto)0
-
Experimente colocar o notebook no modo equilibrado nas opçoes de energia.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Ele já está no modo equilibrado0
-
Boa noite TiagoReis !
Não há absolutamente ad de errado.
É perfeitamente normal os coolers trabalhem alta rotação quando é necessário que o sistema de arrefecimento diminuas as temperaturas internas.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Eu verificaria as temperaturas com o hwmonitor por precaução.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
MaClane disse:Boa noite TiagoReis !
Não há absolutamente ad de errado.
É perfeitamente normal os coolers trabalhem alta rotação quando é necessário que o sistema de arrefecimento diminuas as temperaturas internas.
MaClane você tem razão, é normal caso necessário mas assim, to com esse notebook a 2 anos e é a primeira vez que ele faz esse som tão alto assim, ele simplesmente nunca apresentou um ruído tão alto... Fora que é sem motivo aparente já que mesmo sem nada aberto e temperaturas ok ele do nada dispara =/0 -
egydiocoelho disse:Eu verificaria as temperaturas com o hwmonitor por precaução.0
-
Pode ser que alguma atualização do windows esteja ocasionando isso.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Pode ser que alguma atualização do windows esteja ocasionando isso.0
-
To achando que vou ter que comprar outro cooler... O chato é que esse modelo aqui tá meio difícil de achar. Só encontrei um cara do Piauí vendendo e ele ainda é mal avaliado no Mercado Livre. Apesar de eu não ter certeza alguma se o problema do cooler é propriamente físico0
-
E ainda não consegui identificar nenhum padrão que faça ativar essa rotação excessiva, que diga-se de passagem faz até o notebook vibrar...0
-
tem como gravar um vídeo do problema?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Vou tentar0
-
Gravei. Aqui os links:
Com barulho:
https://youtu.be/0Mumq7nR7Xk
Reiniciei depois disso e gravei ele no seu normal:
https://youtu.be/I8zVryamcCQ 0 -
Boa tarde TiagoReis !
Esse som não é de alta rotação e sim de desnivelamento das esferas internas do cooler.
Geralmente ocorre por 2 fatores possíveis:
Utilizar o aparelho em posição não horizontal e desgaste comum.
Existe um "reparo paliativo", que seria remover o cooler, abrir o lacre de acesso interno e utilizar WD40 para limpar e relubrificar.
Mas saiba que é um procedimento arriscado caso não tenha conhecimento e ferramentas adequadas.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Oh, se for isso mesmo posso consertar! Obrigado, irei tentar.0
-
Depois volto aqui e digo se resolveu.0
-
Mas saiba do alerta que é um risco.
Se tentar, me informe aqui.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
É, eu entendo mas diga, qual o risco de deixar assim? Sem mexer em nada no caso0