Games ficam com tela preta após atualização de drivers da GPU

diegodru
diegodru Member Posts: 2 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Ano passado, atualizei meu driver da Nvidia e tive problemas. Alguns jogos ficavam com uma tela preta assim que eu iniciava (Final Fantasy XII e Metal Gear Solid 5). Era possível ouvir os sons do jogo, mas não conseguia ver nada. Outros iniciavam, era possível ver o jogo na tela, mas os gráficos ficavam muito ruins e o FPS muito baixo (The Witcher 3). Reparei no ícone da GPU que fica próximo ao relógio do Windows e ele falava que a GPU não estava sendo usada por nenhum programa, ou seja, o jogo estava usando a GPU integrada do processador.

Tentei desinstalar o driver e fazer uma instalação limpa. Não funcionou. Tentei restaurar o Windows (naquele esquema que ele volta às configurações de fábrica, como se tivesse formatado) e também não funcionou. Só consegui resolver o problema instalando um driver antigo da GPU.

Com esse driver, tudo está funcionando normal. Essa semana comecei a jogar Monster Hunter World. Toda vez que inicio o jogo, ele me avisa que estou com o driver da GPU desatualizado e que é recomendado atualizar. Como já tinha muitos meses e versões desde a última tentativa, decidi atualizar.
Com isso, o Monster Hunter World continuou funcionando bem, mas outro jogo que estou jogando atualmente, Dead Cells (que exige muito menos da GPU), deu o mesmo problema da tela preta que tive ano passado com outros jogos.

Estou usando o driver desatualizado, que foi lançado há quase um ano. É o jeito que está funcionando. Mas estou intrigado com esse problema. Será que rodar driver desatualizado pra sempre pode ser um problema no futuro? Tem alguma forma de resolver meu problema?

Tentei atualizar o driver Intel Graphics, mas recebo uma mensagem falando que a versão mais nova do driver não está validada pela fabricante do notebook.

Notebook Acer Aspire VX5 591G
Intel Core I5 7300H
8GB RAM
GeForce GTX 1050 4 GB
Versão do driver que está instalada e funcionando é 430.39 WHQL

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    Responder ✓
    O que você pode tentar fazer, é desinstalar por completo o driver nvidia com o DDU no modo de segurança e depois instalar o driver dch mais recente.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    Responder ✓
    O que você pode tentar fazer, é desinstalar por completo o driver nvidia com o DDU no modo de segurança e depois instalar o driver dch mais recente.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • diegodru
    diegodru Member Posts: 2 New User
    Vi alguns outros comentários seus em posts parecidos. Instalei a versão mais recente do driver da Intel Graphics manualmente. Depois instalei o driver mais recente da GTX 1050. E deu certo! Achei estranho, mas funcionou. Obrigado!
  • ótimo meu amigo.

egydiocoelho Trailblazer