Raid 0 no Nitro AN515-51?

Raupp
Raupp Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Bom dia Pessoal!
Tenho um SSD M2 120gb e um HD SATA de 1Tb, existe a possibilidade de fazer um RAID 0 na BIOS com essa configuração?

Respostas

• Uma vez eu consegui ativar o modo raid, instalando o programa da memória optane, mas o windows não iniciava. No entanto, eu creio que você somente conseguiria fazer isso, se tivesse a opção rst with optane no bios.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Raupp
    Uma vez eu consegui ativar o modo raid, instalando o programa da memória optane, mas o windows não iniciava. No entanto, eu creio que você somente conseguiria fazer isso, se tivesse a opção rst with optane no bios.
    Obrigado pela resposta. Eu sou meio leigo em questões técnicas, mas se possível você pode me dizer se quando instalado a memória optane, na bios aparece a opção de fazer o RAID, se sim nas configurações do meu notebook ele suporta uma memória optane de 16 ou 32GB?
  • Teoricamente, este modelo tem todos os requisitos para suportar a memória. Mas o principalco,  que seria a função rst with optane no bios, ele não possui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Raupp !

E qual ganho acredita que teria com RAID nesse sistema?
    RAID somente é possivel de forma adequada quando a Bios e controladoras possuem suporte implementado de forma nativa.
    RAID via software não é seguro muito menos tem funcionalidades completas.

Seu modelo não consta com suporte e somente possui um slot M.2 2280.
    Se instalar uma Optane terá de remover o SSD.

O que realmente pretende?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Raupp
    MaClane disse:
    Boa tarde Raupp !

RAID somente é possivel de forma adequada quando a Bios e controladoras possuem suporte implementado de forma nativa.

A principio, com minha configuração de hardware, surgiu a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento do "Disco local C:", coisa que um SSD de 480GB já resolveria, mas a grana esta curta e eu queria uma solução mais imediata. Com isso me veio a ideia de ser possível tornar meus dois discos físicos um, utilizando do SSD para melhorar o desempenho, e o uso do HD de para aumentar o armazenamento, uma espécie de disco virtual hibrido.

Fiz uma breve pesquisa e cheguei na configuração de RAID 0, pesquisei mais um pouco e cheguei na memória Optane, ou seja, se desce certo meu custo ia se de uns R$: 100,00 da memória optane na OLX mais algum tempo de dedicação pra resolver minha situação e ia economizar uns R$: 500,00.

Não sei se ficou entendível, mas é isso, é só tornar o meu HD de 1TB mais responsivo com a fusão dele com um SSD de 120GB através de uma configuração RAID 0.
  • Raupp
    MaClane disse:
    Boa tarde Raupp !

Na verdade, não cheguei a abrir o notebook, e tinha visto um outro nitro 5 que tinha 2 entradas M2, em que o pessoal colocava um SSD nesse video:
    https://www.youtube.com/watch?v=Oz735CCXTQo

Ai fiz planos sem verificar o hardware. 

Bom agora surgiu outra duvida, com a memória Optane junto ao HD, o notebook fica mas responsivo chegando a se comparas com o SSD?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado abril 2020
    Essas serie não possui 2 slots M.2
    E quanto a Optane ... Não... existe sim uma melhora considerável mas o cache da Optane não se compara as velocidades finais de um SSD.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Eu creio que ele está se referindo ao modelo AN515-54. O an515-51, apesar de ter um chipset, que teoricamente é compatível com a memória optane, não possui essa função no bios.

egydiocoelho Trailblazer