A515-52: Como limitar a carga da bateria?

CarlosBRA
CarlosBRA Member Posts: 6

Tinkerer

editado abril 2021 em Laptops

Já não sei há quantos anos decidi trocar o desktop caseiro por um notebook com monitor e teclado externos. O primeiro foi um Dell Precision M90. Como 98% do meu uso é em casa, sua bateria perdeu a capacidade de armazenar, e ele passou a só funcionar na tomada. Depois comprei um Sony-Vaio VPCSA35GB_SI, que veio com o inteligente recurso de limitar a carga da bateria em 50/80/100%, o que manteve sua bateria em excelente estado até hoje, após 8 anos de uso. Agora resolvi fazer um upgrade e comprei o Acer Aspire 5 A515-52-56A8, e para minha grande decepção, ele não tem o limitador de carga, algo que imaginei já ser padrão em notes modernos.

Pesquisando na internet encontrei dezenas de posts afirmando que as atuais baterias de lítio dispensam este recurso, mas o manual do produto, na página 44, afirma que “a vida útil da bateria é prejudicada (...) se utiliza o computador sempre com energia CA”, e que “quanto mais a bateria for usada, mais rápido ela chegará ao fim da vida útil”.

Ora, como eu posso não usar a bateria e não deixá-la sempre carregando? A única forma que consigo imaginar é com um limitador de carga: algo que alimente o computador e impeça a bateria de descarregar, mantendo-a no nível de carga em que estiver, ou num nível estabelecido (50% por exemplo, como no Sony). Fiz nova pesquisa na internet em busca de alguma solução (pela BIOS, por software ou harware), mas não encontrei nada.

Pensei então em usar outro carregador, com voltagem e amperagem suficientes para isso. Ou colocar um “redutor” eletrônico na saída do original, de 19V e 3,42A.

Alguém aqui sabe indicar qual a voltagem e amperagem ideal para o que eu preciso?

Ou se esse meu plano pode causar algum dano na bateria?

Obrigado.

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite CarlosBRA !

Primeiramente, baterias atuais de íon-litio não são como baterias antigas de cádmio.
    Elas não sofrem de efeito "vicio" e terão o final de sua vida útil quer utilize ou não.

Os sistemas atuais de suporte a bateria também são diferentes.
    Alguns modelos se quer funcionam sem uma bateria conectada.
    O sistema trabalha a bateria de várias formas:
    Como uma camada extra física contra surtos e tensões
    Ela também fornece energia extra para calibrar voltagens internas quando é necessário utilizar aplicações de alto desempenho.

Quanto ao manual, acredito que não tenha compreendido:

"utilizar o computador SEMPRE com energia CA"
    Ou seja, é recomendavél que ao menos uma vez por semana utilize somente na bateria até o limite de carga para manter as células calibradas

Veja que para otimizar a vida da bateria, "Use a alimentação CA SEMPRE que POSSIVEL"

Utilizar carregador com voltagem e amperagem não apenas irá causar danos ao equipamento mas também irá violar a garantia, assim como utilizar "redutores".

Fato que tem de compreender em baterias e assistas atuais é d que elas irão chegar ao final da vida útil, quer utilize ou não.
    Trate a bateria como um pilha em que determinado momento será necessário a troca.

Por esses fatores, funções que "limitam" carga da bateria, na verdade estão prejudicando o funcionamento e desempenho dos aparelhos, bem como gerando erros de calibragem nas baterias.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa noite CarlosBRA !

Primeiramente, baterias atuais de íon-litio não são como baterias antigas de cádmio.
    Elas não sofrem de efeito "vicio" e terão o final de sua vida útil quer utilize ou não.

Os sistemas atuais de suporte a bateria também são diferentes.
    Alguns modelos se quer funcionam sem uma bateria conectada.
    O sistema trabalha a bateria de várias formas:
    Como uma camada extra física contra surtos e tensões
    Ela também fornece energia extra para calibrar voltagens internas quando é necessário utilizar aplicações de alto desempenho.

Quanto ao manual, acredito que não tenha compreendido:

Ou seja, é recomendavél que ao menos uma vez por semana utilize somente na bateria até o limite de carga para manter as células calibradas

Veja que para otimizar a vida da bateria, "Use a alimentação CA SEMPRE que POSSIVEL"

Utilizar carregador com voltagem e amperagem não apenas irá causar danos ao equipamento mas também irá violar a garantia, assim como utilizar "redutores".

Fato que tem de compreender em baterias e assistas atuais é d que elas irão chegar ao final da vida útil, quer utilize ou não.
    Trate a bateria como um pilha em que determinado momento será necessário a troca.

Por esses fatores, funções que "limitam" carga da bateria, na verdade estão prejudicando o funcionamento e desempenho dos aparelhos, bem como gerando erros de calibragem nas baterias.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• CarlosBRA

Tinkerer

Boa noite, MaClane.

Agradeço pelo tempo que você dedicou a me responder.

Eu já tinha lido explicação semelhante em outro post, mas não dei muito crédito por — a meu ver — ela se opor ao que diz o manual. Mas na verdade, entendo que o próprio manual se contradiz.

O primeiro trecho que você destacou diz que usar o computador sempre com energia CA é um dos padrões de utilização que prejudicam a vida útil da bateria; e o segundo diz que para otimizar a vida útil da bateria deve-se usar a alimentação CA sempre que possível. Você não vê contradição aqui?

A conclusão que cheguei foi que o manual não foi corretamente atualizado, provavelmente incluindo informações novas junto com antigas, sem que os revisores percebessem a incoerência. Não é o primeiro manual em que percebo isso.

Se eu estou entendendo errado, por favor me mostre onde.

Mais uma vez, obrigado.

• MaClane
    Na verdade o manual é bem explicito.
    Falta apenas entendimento.

Vamos ao manual...

SEMPRE implica em manter SEMPRE (toda vida util do equipamento somente na tomada de energia).
    Nesse caso não é o que fará... ao menos uma vez por semana utilize somente na bateria até o limite de carga para manter as células calibradas.
    Ou de 15 em 15 dias.

Veja que para otimizar a vida da bateria, "Use a alimentação CA SEMPRE que POSSÍVEL"
    SEMPRE que POSSÍVEL... interpretação básica...
    Ou seja, o máximo possivel de tempo de uso mas SEM permanecer dessa forma somente na bateria.

É somente questão de entendimento mesmo.

Sincerely, J. MaClane ™

• CarlosBRA

Tinkerer

Ok, MaClane. Aqui nós divergimos na interpretação do manual. Sigamos em frente.

Obrigado!
  • MaClane
    Não é questão alguma de divergência e sim de interpretação básica.
    No mais, siga as informações e recomendações que lhe passei.

Sincerely, J. MaClane ™

• MaTSuBa
    MaTSuBa Member Posts: 1 New User
    Muito boa a explicação!
  • Ingrid-Inactive
    Ingrid-Inactive Inactive Posts: 3,612

Inactive

Olá a todos,

Devido ao tempo de criação e pelo fato de ter uma solução, este tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, para aumentar a visibilidade recomendamos evitar postar em publicações inativas ou solucionadas e sugerimos a abertura de uma nova publicação caso tenham dúvida.

Atenciosamente, 

Acer-Ingrid

Esta discussão está fechada.