Problema de stuttering em alguns jogos

LuisFeine
LuisFeine Member Posts: 5 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
O problema que me ocorre é o seguinte, em determinados jogos o uso de cpu oscila bastante o que causa as vezes umas travadinhas, o que até considero aceitável. 
Minha primeira experiência com essas travadas foi em the witcher 3, mas como já havia jogado em um antigo desktop meu e eu já sabia que era normal umas travadinhas no game com a taxa de quadros que consigo no meu notebook.
Pois bem, comecei a jogar novamente far cry 3 e percebi que depois de um tempo jogando começava a dar umas travadas que chegam a congelar a tela, eu sempre jogo todos jogos com o msi afterburner aberto e cheguei na conclusão de que quando trava o cpu cai para 0% de uso, Possuo um Nitro AN515-52-7974 e estou utilizando windows 10 nele.
Já fiz algumas coisas para tentar mudar esse meu problema, uma delas foi limitar a frequência máxima do cpu para 3.5, pois ingame não baixava de 3.9 que é a frequência máxima dele e isto ainda estava gerando um aquecimento excessivo do notebook, chegando a até 95º. Recentemente recebi meu notebook de volta da garantia e como tirei a placa m2 antes de enviar tive que abrí-lo, já aproveitando troquei a pasta térmica e fiz o teste. Temperatura máxima agora ficou por volta de 75º, mas os problemas de travamento continuam, parece-me que com menos frequência, mas ainda ocorrem.
OBS: Temperatura da GPU sempre ficou baixa, somente CPU que fritava.

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado março 2020
    Boa noite LuisFeine !

Vamos por partes... seu Windows possui uma licença válida ou utiliza ativador?
    Quando realizou o repaste ele ainda estava na garantia?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LuisFeine
    Boa tarde MaClane!
    Windows original e o repaste foi feito ainda na garantia, tenho o notebook meio ano apenas.
  • MaClane
    Nesse caso a garantia foi perdida pois o raspaste viola a garantia.
    Acredito que a questão seja falta de configuração e otimização adequada.
    Minha esposa possui um notebook com configuração abaixo do conjunto do seu hardware e rodo The Witcher 3 com todas as opções ativadas e em High a media de 43FPS sem quedas.

Está com todas essas configurações ?

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados (release 1903 ou 1909)
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    7- o BatteryBoster deve estar desabilitado no Painel do GeForce Experience
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LuisFeine
    Vou fazer alguns testes e posto aqui os resultados, mas essa questão do the witcher 3 é normal, tinha uma máquina com uma 1050 antes e ficava igual, não chega a travar, mas dá uns engasgos chatos, só que essa questão de travar no far cry 3 é complicado kk
  • MaClane
    Não acredito ser "normal".
    Como lhe informei, em um aparelho com conjunto de hardware menos potente rodo o jogo sem nenhum tipo de lags, delay de render ou "travamentos".

Sincerely, J. MaClane ™