Acer Aspire 5 A151-41G-1480 Problema com fps em jogos.

IgorWTS
IgorWTS Member Posts: 10 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá, então eu possuo o aparelho Acer Aspire 5 A151-41G-1480, utilizo o windows 10 ( 1909 ) , software da AMD ( 20.1.3 ), e possuo problemas em relação a alguns jogos, lo, GTA V, cs e entre outros, o aparelho possui especificações suficientes para rodar esses jogos e durante a jogatina é perceptível isto, porém eu venho tendo desde q adquiri o aparelho, bruscas quedas de desempenho, lags como se o pc estivesse esquentando e tendo que desativar a placa de vídeo, porém uso mesa resfriadora. Utilizo o plano de energia de desempenho e configuro a placa de vídeo da seguinte forma( segue anexo ) .Não sei como resolver este problema, e é um problema do pc e não dos jogos pois em todos ele apresenta este desempenho, perco cerca de 30 quadros e depois volta ao normal, teria alguma solução :( ? Agradeço

Melhores respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa tarde IgorWTS !

"o aparelho possui especificações suficientes para rodar esses jogos e durante a jogatina é perceptível isto"

Não, não possui.

Deixe que lhe esclareça melhor sobre o processador, A12 9720P :
    A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
    Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
    Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
    Nesse cenário, qualquer aplicação de maior desempenho dispara os gatilhos de instruções no processador que tende (dependendo de versões de controladoras, drivers e patchs) a atingir o TDP muito rápido.
    Isso gera a queda de desempenho já que o valor máximo é atingido muito rápido.
    A GPU desse modelo, AMD Radeon RX 540 é básica de entrada se equiparando a no máximo uma Nvidia 940M.

Ou seja, um equipamento desenvolvido e criado para um segmento que não é gamer não oferece suporte adequado a jogos.

Pode realizar diversas opções de configuração e otimização, mas o aparelho jamais terá o suporte adequado.

Comece pelo básico:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU Adrenalin para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    Responder ✓
    NUNCA de forma ALGUMA deve utilizar estabilizadores em aparelhos atuais.
    O uso gera danos internos na parte elétrica.

O adaptador de energia deve ser conectado diretamente a rede elétrica ou, no máximo a um excelente no-break.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• IgorWTS
    Responder ✓
    Olá, estou testando jogar no notebook, utilizei todas as dicas que me deram e o desempenho está perfeito. As quedas de FPS diminuíram bastante, tornou-se imperceptível. Agradeço bastante ao suporte da Acer, eu consigo jogar lol, sem nenhuma queda de fps e no Cs acontecem quedas raramente e que não atrapalham a gameplay. :) 

Respostas

• Você já configurou o notebook para alto desempenho nas opções de energia e deixou a bateria carregar 100%?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Responder ✓
    Boa tarde IgorWTS !

"o aparelho possui especificações suficientes para rodar esses jogos e durante a jogatina é perceptível isto"

Não, não possui.

Deixe que lhe esclareça melhor sobre o processador, A12 9720P :
    A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
    Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
    Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
    Nesse cenário, qualquer aplicação de maior desempenho dispara os gatilhos de instruções no processador que tende (dependendo de versões de controladoras, drivers e patchs) a atingir o TDP muito rápido.
    Isso gera a queda de desempenho já que o valor máximo é atingido muito rápido.
    A GPU desse modelo, AMD Radeon RX 540 é básica de entrada se equiparando a no máximo uma Nvidia 940M.

Ou seja, um equipamento desenvolvido e criado para um segmento que não é gamer não oferece suporte adequado a jogos.

Pode realizar diversas opções de configuração e otimização, mas o aparelho jamais terá o suporte adequado.

Comece pelo básico:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU Adrenalin para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

Sincerely, J. MaClane ™

• IgorWTS
    Olá, obrigado pelos esclarecimentos, possuo pouco conhecimento de informática. Então, eu jogo com o carregador ligado no estabilizador e com a bateria carregada, também utilizo os planos de energia alto do windows, tenho apenas dúvidas a respeito de minhas configurações estarem dando o máximo de desempenho do meu aparelho, pois gostaria bastante de executar esses jogos. Vou anexar minhas configurações, poderiam por favor me esclarecer se estou utilizando de maneira correta e no máximo? Também fiz alguns procedimentos que foram citados acima e gostaria de saber se está tudo correto. :), também estou anexando as atualizações todas em dia, agradeço pela atenção que já tiveram.
  • MaClane
    Utiliza realmente um ESTABILIZADOR ?
    Nas opções avançadas do plano de energia, limite o processador para 99% de energia.

Sincerely, J. MaClane ™

• IgorWTS
    editado fevereiro 2020

Sim, utilizo um estabilizador mie G3 ,vou alterar agora a energia para o máximo de 99% e realizar os testes :)

• MaClane
    Responder ✓
    NUNCA de forma ALGUMA deve utilizar estabilizadores em aparelhos atuais.
    O uso gera danos internos na parte elétrica.

O adaptador de energia deve ser conectado diretamente a rede elétrica ou, no máximo a um excelente no-break.

Sincerely, J. MaClane ™

• IgorWTS
    Ok, vou conectar a fonte direto na tomada, muito obrigado pelo aviso.
  • Eu também desaconselho totalmente o uso de um estabilizador. O próprio adaptador de energia, já possui fatores de correção. Sabe aquele tic tac que dá, é extremamente prejudicial para aparelhos eletrônicos. O que muitos jogadores utilizam, são aqueles nobreak senoidal. Este sim, vale apena adquirir.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    IgorWTS disse:
    Ok, vou conectar a fonte direto na tomada, muito obrigado pelo aviso.

Assim que realizar  teste, me informe aqui.

Sincerely, J. MaClane ™

• IgorWTS
    Responder ✓
    Olá, estou testando jogar no notebook, utilizei todas as dicas que me deram e o desempenho está perfeito. As quedas de FPS diminuíram bastante, tornou-se imperceptível. Agradeço bastante ao suporte da Acer, eu consigo jogar lol, sem nenhuma queda de fps e no Cs acontecem quedas raramente e que não atrapalham a gameplay. :) 
  • MaClane
    Boa tarde IgorWTS !

Excelente!
    Apenas saiba que nenhum de nós aqui é funcionário ou suporte Acer.
    Esse é um fórum aberto colaborativo de usuarios e entusiastas Acer.

Sincerely, J. MaClane ™

• IgorWTS
    Entendi ! Muito obrigado pela ajuda então :)
  • JadsonCunha
    JadsonCunha Member Posts: 1 New User
    Cara, eu já tentei resolver de todas as formas esse problema e tudo parece paliativo. Mexer nas configurações de energia não adianta, outrora você irá se debater com este problema novamente. Me parece que há algum limitador de hardware na bios que dá um comando pro processador baixar os clocks quando estresssado. Talvez um powerthrotle, não sei. Fiz alguns testes e praticamente descartei ser temperatura, pois setei um undervolting na gpu para preservar a temperatura de todo o dispositivo. Deu certo por 1 dia. Não pode ser este o problema. Certamente há alguma trava de segurança nesse processador. 
  • Carlalorenabueno
    Carlalorenabueno Member Posts: 6 New User
    Voce pode tentar abaixar os graficos da sua placa de video para desemepenho maximo isso vai ajudar muito 
  • MaClane
    Cara, eu já tentei resolver de todas as formas esse problema e tudo parece paliativo. Mexer nas configurações de energia não adianta, outrora você irá se debater com este problema novamente. Me parece que há algum limitador de hardware na bios que dá um comando pro processador baixar os clocks quando estresssado. Talvez um powerthrotle, não sei. Fiz alguns testes e praticamente descartei ser temperatura, pois setei um undervolting na gpu para preservar a temperatura de todo o dispositivo. Deu certo por 1 dia. Não pode ser este o problema. Certamente há alguma trava de segurança nesse processador. 

Não é "paliativo".
    Sistemas são dinâmicos.
    Não existe uma configuração única e universal para todas as aplicações.
    É necessário conhecimento para entender essas questões e saber alterar configurações e otmizar de acordo com o uso.
    Não há nenhum "limitador de hardware na Bios".
    O que baixa o clock dos processadores são as instruções embargadas de TDP.
    Isso é padrão, comum e inerente a TODO e QUALQUER processador.
    Undervolt é um procedimento que viola a garantia de equipamento no Brasil.

Sincerely, J. MaClane ™