Boa noite, galera, to desesperado aqui precisando da ajuda de alguém de vocês...
Eu fui instalar uma SSD no meu notebook ontem (Acer Aspire 3 A315-41-R4RB). Comprei uma de 256Gb com protocolo SATA III. Na instalação, segui os passos de um vídeo aqui do site que ensina a fazer o backup do sistema pra um pendrive, depois instalar a SSD deixando sem HD e abrir a BIOS para copiar o sistema para SSD. Fiz a instalação toda tranquilo, porém quando abri a BIOS a SSD não tinha sido reconhecida. Fui olhar na internet e vi muitos casos disso, vi o pessoal ensinando a fazer os passos pelo promp de comando para converter para GPT. Fiz tudo isso porém continuava sem reconhecer. Imagino que o problema seja em não ter a partição EFI que tem os arquivos para o boot pelo UEFI.
Então, sem outra solução, resolvi usar um programa e clonar as partições do HD para SSD. Quando fiz isso, ela foi reconhecida e já rodou o Windows pela SSD. Achando que estava tudo certo, eu formatei o HD. Porém quando desliguei o notebook e religuei, teve um erro do Windows. Pensei então em corrigir com o backup que tinha feito no pendrive. Coloquei o pendrive e alterei a sequência na bios para ler por ele. Porém, quando vai fazer a recuperação, o processo apaga as partições do disco. Isso fez com que apagasse as partições do SSD e ele voltou a não ser reconhecido pela BIOS! Porém, agora pra piorar, o HD tá formatado e também não tá sendo reconhecido.
Estou aqui desesperado sem ter como abrir o Windows pois a BIOS não reconhece nem o HD nem o SSD para eu fazer a instalação.
Peço a ajuda de alguém de vocês para me orientar em como devo proceder para fazer a BIOS reconhecer o SSD, agora que não tenho mais como clonar as partições, como eu vou fazer para ter a partição EFI para ele rodar na bios e que eu possa fazer a instalação do Windows nele.
[Título editado para adicionar o nome do produto]