Acer A515-41G-13U - Guia Definitivo para Jogos

arfchaves
arfchaves Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Srs.,

Verifiquei que muitas pessoas estão com problemas para configurar este modelo para rodar devidamente os jogos. Acredito que este tutorial abaixo também vai servir para o modelo A515-41G-1480.

Primeiro vamos aos fatos importantes:
1 - Nosso amigo Mclane está certo. Não existem gargalos do processador A12-9720P em relação a RX540. Apesar de não ser um notebook gamer, se devidamente configurado, este notebook vai fornecer uma boa performance nos games (gostaria de agradecer pela sua boa vontade de ajudar os membros do fórum);
2 - Os testes foram realizados no Windows 7 e Windows 10 de 64Bits com várias versões de drivers instalados com o Windows limpo e recém instalado, assim como os drivers instalados sobre outro já instalado anteriormente;
3 - O Problemas de desempenho que estão ligados a falha de gerenciamento APU+GPU são sempre oriundos dos drivers da AMD, Windows ou péssima otimização dos jogos; (mais uma vez digo: Nosso amigo Mclane está certo)
4 - Acredito que a maioria também está com dificuldade de "reconhecer" qual o modelo desta placa de video. Existem 2 modelos: a RX540 e a RX540x. Verifiquem no site da AMD, a RX540 tem clocks com Boost de 1219MHz e memórias de 1500MHz. A RX540x foi desenvolvida para OEM e não define os clocks padrões. No caso deste modelo, os clocks são de 1046 MHZ e memórias de 1250MHz e não tem modo boost, ou seja, ela é 15% a 20% menos veloz que RX540 padrão. Verifiquem no site do Passmark e compare os dois modelos (2340 x 1752 pontos). Acredito que muitas pessoas acreditam que esta placa teria os 2340 pontos e ai as duvidas sobre o desempenho.
5 - Posso afirmar que ela é superior a uma GT 940MX (1373 pontos), pois tenho um notebook com esta placa.
6 - O Processador equivale a um Core I7 5500. É Mais ou menos 90% de um Core I5 7200;
7 - Altamente recomendado instalar um M.2 2280 240GB Green da WD, possui preço acessível e performance suficiente para dar vida nova ao seu computador; (aqui criei 2 partições no M.2 e instalei o Windows 7 e o Windows 10)
8 - Possui apenas 1 Slot de Memória RAM, se você quiser aumentar a memória, você vai precisar retirar o pente de 8GB já instalado e colocar um de 16GB;
9 - Para instalar o Windows 7, é só entrar na BIOS e selecionar o modo Legacy.

Vamos ao procedimento do Windows 7:

1 - Entrar na BIOS e selecionar o modo Legacy. Instalar o Windows 7 SP1 X64 normalmente;
2 - Instalar Drivers de video; (Versão 19-12-3)
3 - Instalar Drivers Wireless;
4 - Instalar o wufuc; (Desabilita mensagem de hardware não suportado)
5 - Rodar o Windows Update de Instalar TODAS as atualizações; (são uns 3GB de update. tenha paciência)
6 - Instalar Drivers de video; (versão 17-7-1). Se você tentar instalar esta versão antes do passo 2, vai dar erro após a instalação do driver;
7 - Instalar o Drive Booster e atualizar todos os drives; (menos o da placa de video)
8 - Baixar o dx9redist no site da microsoft e instalar.
9 - Instalar seus jogos.

Não tive tempo de testar muitos jogos, com o tempo vou colocando outros testes. (Limitei o vsync à 60FPS)

1 - Batman Arkham Asylum: 60 FPS cravados  tudo no máximo sem frame drops; (PhysX desativado)
2 - Deus EX Human Revolution Directors Cut : 60 FPS  tudo no máximo sem frame drops;
3 - Mass Effect 3: 60 FPS tudo no máximo com frame drops até 45 FPS;
4 - Skyrim SE: 25 FPS nas configurações HIGH e com frame drops até 20 FPS.

Vamos ao procedimento do Windows 10:

1 - Instalar o Windows 10 normalmente;
2 - Instalar Drivers de video; (Versão 19-12-3). Está é a versão mais nova do driver e melhorou MUITO a questão do gerenciamento da APU+GPU;
3 - Instalar o Drive Booster e atualizar todos os drives;
4 - Rodar o Windows Update de Instalar TODAS as atualizações;
5 - Baixar o dx9redist no site da microsoft e instalar.
6 - Instalar seus jogos.

Não tive tempo de testar muitos jogos, com o tempo vou colocando outros testes. (Limitei o vsync à 60FPS)

1 - Batman Arkham Asylum: 40 FPS tudo no máximo com frame drops até 25; (PhysX desativado)
2 - Deus EX Human Revolution Directors Cut : 60 FPS  tudo no máximo com frame drops até 45 FPS;
3 - Mass Effect 3: 60 FPS tudo no máximo sem frame drops;
4 - Skyrim SE: 35 FPS a 40 FPS nas configurações HIGH.

*** Tanto para o Windows 7, quanto para o Windows 10, mantive as configurações de energia do processador em 100%, resfriamento ativo e selecionando as opções de maximizar o desempenho.

Conclusões:

Como vocês pode observar, cada jogo se comporta diferente em cada sistema operacional / versão de driver de video. Por exemplo: se você rodar o Skyrim SE no Windows 7 com o drivers 19-12-3, ele vai ficar horrível, oscilando entre 16 e 22 FPS. Essas foram as melhores configurações / versões de drivers para cada windows que encontrei até agora.

Aparentemente, os jogos mais antigos rodam melhor no Windows 7 e os mais novos rodam melhor no Windows 10.

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia arfchaves !

Ótimo compartilhamento.
    Agradeço pelas menções e reconhecimento.
    Se eu puder lhe ajudar de alguma outra forma, basta me mandar uma mensagem particular!

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• arfchaves
    arfchaves Member Posts: 4 New User
    Segue mais umas dicas importantes: Se você instalar os dois sistemas operacionais (Windows 7 e Windows 10), desligar o computador para alternar entre os sistemas operacionais. (se você só reiniciar o sistema somente com boot, acontece algum bug no windows que os jogos vão rodar lentos). Quanto você reinstalar ou modificar os drivers de video, as vezes acontece este bug também).

Testei o Witcher 3 com as configurações media/alto com Windows 10 e driver 19-12-3 e consegui 53FPS. (acho que está ótimo para um notebook não gamer)

• cristianodesa
    cristianodesa Member Posts: 20

Tinkerer

Tópico excelente, muito obrigado. Aproveito para te dar uma sugestão que funcionou aqui comigo no Windows 10. Ao contrário de muita gente, melhorou quando desabilitei aquele modo jogo do Windows 10.
    Estou querendo colocar o Windows 7 também, posso comprar qualquer um que seja 64 com SP1? Qual sugere?
    E onde conseguiu os drivers? Funcionou tudo certinho no 7? (cartão de memória, touch pad...).
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite cristianodesa !

As 2 melhores versões do Windows 7 seriam a Ultimate e a Home Premium.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• cristianodesa
    cristianodesa Member Posts: 20

Tinkerer

Obrigado, MaClane. Vou fazer uns últimos testes no 10 pra ver se melhora algo, senão vou pro 7 mesmo. Meu único medo é quanto aos drivers do 7, não funcionar algumas coisas essenciais pra mim.
  • amotta
    amotta Member Posts: 1 New User
    Boa noite, só fiquei com uma duvida. Como você conseguiu instalar o direct x9 no windows 10 se o próprio windows não deixa você instalar esta versão alegando incompatibilidade?