O mesmo SSD M.2 NVMe Kingston num computador de mesma configuração e arquitetura, não funciona!?
Primeiramente, eu fiz o milagre de um SSD M.2 Kingston a1000 NVMe 240Gb funcionar corretamente num Acer Aspire 5 a515-51g-58vh (1TB de disco rígido, core i5 7gn, 8bg ram ddr4, 940mx nvidia). Foi difícil, nem lembro como fiz, mas lembro que foi uma semana tentando coisas diferentes até que funcionou, e depois disso tem funcionado já a mais de um ano perfeitamente.
Um amigo viu isso no meu, e ficou fascinado com a velocidade do sistema, e ele tem um Acer Aspire 5 A515-41g-13u1 (AMD A12, RX540, 8gb...) e queria deixar pc dele igual o meu, ele comprou um kinsgton A2000 NVMe, e me deu pra mim fazer a instalação.
Adivinhem, quem disse que funciona? Só a Acer nos manuais e nos fóruns da Acer Community. Porque na prática não aparece nem na BIOS.
Alguém tem alguma ideia? Olhando no fórum aqui vi que existem alguns problemas de fabricantes diferentes para o mesmo tipo de computador, e que umas produtoras fizeram com essa compatibilidade, e outras não, (o que a meu ver não podia ser assim, é o mesmo produto, que raios de projeto é esse?), além disso tem o lance da formatação em GPT e tal, mas não tem como formatar em GPT se... bem... Não reconhece nem na BIOS!
Vi gente que teve esse problema com o A1000, e que teve de devolver o produto. Não tava nessa vontade de tentar devolver, ainda mais pela demora e incerteza aqui no Brasil de que vão aceitar a devolução e devolver o dinheiro ou trocar o produto de um NVMe por um SATA 3, (que supostamente é compatível).