Notebook não utiliza placa de vídeo dedicada - Acer aspire E5-553G-T4TJ

Northeastern
Northeastern Member Posts: 3 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá a todos da comunidade.
Estou com uma questão com o meu notebook descrito no título: Acer aspire E5-553G-T4TJ.
O notebook tem no geral, ótimo desempenho, porém quando adentro alguns jogos, vejo que o desempenho está bem ruim, e a placa de vídeo dedicada do notebook, não entra em ação, e posso ver pelo gerenciador de tarefas que a placa de vídeo que está sendo utilizada é a integrada.

Espero que possam me ajudar.

Obrigado!!

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Northeastern!

Primeiramente entenda que esse modelo não é de segmento Gamer, não é comercializado pela Acer como Gamer e seu hardware não tem suporte nem é adequado a jogos.

Para melhorar ao máximo possível o desempenho da maquina, realize os procedimentos nessa sequencia de configuração.
    Mesmo sendo uma otimização que visa tentar jogos (sem o aprelho ser desse segmento) ela já deixa ao máximo o desempenho que é possível.

Siga a sequencia:

1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:

Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Aqui, você terá a aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a dependendo do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que você está utilizando.

Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEONentende que, se você marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

Você deve iniciar um jogo, um a um, e configura-los para "High Performance".

Configurações do Sistema: 

Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Windows 10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Deixe sempre a bateria carregar a 100% antes de executar um jogo ou aplicação que exija mais desempenho.
    Configure a bateria para o modo de alto desempenho também.

Veja aqui:

- Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:

- Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo e inicie
    - Saia do jogo, dê um "quit", saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai estar o jogo que você iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    Não foi necessário no meu caso, mas se quiser, pode reiniciar o notebook.
    - Abra seu jogo e teste.

Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

INFORMAÇÃO: 
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.
    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Northeastern
    editado maio 2019
    Irei aplicar as mudanças que me informou.

Porém, se o notebook supostamente "cumpre os requisitos" de alguns jogos simples que testei (com folga, teoricamente), que ENTRAM SIM no Hardware do notebook, o mesmo deveria rodar o jogo em questão, assim como roda um software qualquer, e não ter um desempenho bem ruim, enquanto outros dispositivos com configurações similares em "poder" de hardware conseguem faze-lo. E além disso, incluí mais 4Gb de RAM no meu aparelho, totalizando 8Gb.

Então, por favor não venha me dizer que o notebook não é de "segmento gamer"; se é apresentado um hardware que deveria cumprir determinada tarefa, ele deve. Não é o simples nome "gamer" ou feito para "segmento gamer" que ai sim vai rodar.
    Jogos não são Hydras de 7 cabeças e nem são regras ou leis a parte no mundo dos PCs. São softwares como quaisquer outros, que "consomem" mais vídeo (e que o meu notebook com seus 2Gb de VRAM dedicados deveria rodar!!!!!!)

O que me intriga também, é o fato de tanto nas configurações de adaptador de vídeo, quanto no gerenciador de dispositivos, aparecer apenas 521Mb de vídeo dedicado. Cadê os 2Gb dedicados? Estranho, não?
    Adiquiri um notebook com 2Gb de vídeo dedicado, e até então esses 2Gb estão mais pra alguns MBs =):p:p d

De qualquer forma, estou menos de uma semana com o aparelho, e até então teve um bom desempenho geral, apenas ficando com essa questão do vídeo a resolver.

Obrigado.
  • MaClane

Porém, se o notebook supostamente "cumpre os requisitos" de alguns jogos simples que testei (com folga, teoricamente), que ENTRAM SIM no Hardware do notebook, o mesmo deveria rodar o jogo em questão, assim como roda um software qualquer, e não ter um desempenho bem ruim, enquanto outros dispositivos com configurações similares em "poder" de hardware conseguem faze-lo. E além disso, incluí mais 4Gb de RAM no meu aparelho, totalizando 8Gb.

Então, por favor não venha me dizer que o notebook não é de "segmento gamer"; se é apresentado um hardware que deveria cumprir determinada tarefa, ele deve. Não é o simples nome "gamer" ou feito para "segmento gamer" que ai sim vai rodar.
    Jogos não são Hydras de 7 cabeças e nem são regras ou leis a parte no mundo dos PCs. São softwares como quaisquer outros, que "consomem" mais vídeo (e que o meu notebook com seus 2Gb de VRAM dedicados deveria rodar!!!!!!)

O que me intriga também, é o fato de tanto nas configurações de adaptador de vídeo, quanto no gerenciador de dispositivos, aparecer apenas 521Mb de vídeo dedicado. Cadê os 2Gb dedicados? Estranho, não?
    Adiquiri um notebook com 2Gb de vídeo dedicado, e até então esses 2Gb estão mais pra alguns MBs =):p:p d

De qualquer forma, estou menos de uma semana com o aparelho, e até então teve um bom desempenho geral, apenas ficando com essa questão do vídeo a resolver.

Obrigado.
    Infelizmente esses são erros clássicos de usuarios.
    "supostamente cumpre os requisitos" não significa que irá rodar esse jogos.
    E está errado sim... ele NÃO é de segmento Gamer.
    NENHUM gamer realmente jamais iria adquiri esse aparelho para jogos.
    Isso são fatos.
    Não é apenas questão de um hardware possui certas características mas sim de possuir SUPORTE.
    E está ERRADO novamente... jogos (para quem entende realmente) são sim softwares muito mais complexos.
    Principalmente os mais elaborados que utilizam engines avançadas.
    E ERROU novamente quanto ao vídeo.
    Está somente se baseando que jogos unicamente necessitam de GPU.
    GPU é apenas uma parte de hardware.
    Muitos jogos tem base de desenvolvimento em cima do processador e não de GPUs enquanto outros prezam por mais RAM.
    O grande erro é apenas "achar" que uma placa de 2Gb de RAM irá rodar todos os jogos.
    Essa placa, mesmo possuindo 2Gb trata-se de uma placa mediana a baixa, que utiliza memória interna DDR3, somente possui 64bits de banda de transferência e velocidade de base de apenas 1.2Ghz.
    Não é apenas questão de quantidade de armazenamento de dados e sim de tecnologias embargadas e suporte a instruções que fazem um aparelho ser ou não de segmento gamer.
    Outro fator é que para que ela alcançasse os limites máximos (que são no máximo equiparados a uma 940MX) o conjunto do hardware deveria oferecer suporte.
    Esse processador tem TDP baixo e não possui diversas instruções diretamente relacionadas a jogos.
    Então SIM... esse modelo NÃO é e NUNCA será de segmento Gamer pelo simples fato do conjunto do hardware não possuir as tecnologias e instruções embargadas para oferecer suporte adequado.

De qualquer forma, já realizou todas as configurações que lhe recomendei?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Northeastern
    MaClane disse:

Obrigado.
    Infelizmente esses são erros clássicos de usuarios.
    "supostamente cumpre os requisitos" não significa que irá rodar esse jogos.
    E está errado sim... ele NÃO é de segmento Gamer.
    NENHUM gamer realmente jamais iria adquiri esse aparelho para jogos.
    Isso são fatos.
    Não é apenas questão de um hardware possui certas características mas sim de possuir SUPORTE.
    E está ERRADO novamente... jogos (para quem entende realmente) são sim softwares muito mais complexos.
    Principalmente os mais elaborados que utilizam engines avançadas.
    E ERROU novamente quanto ao vídeo.
    Está somente se baseando que jogos unicamente necessitam de GPU.
    GPU é apenas uma parte de hardware.
    Muitos jogos tem base de desenvolvimento em cima do processador e não de GPUs enquanto outros prezam por mais RAM.
    O grande erro é apenas "achar" que uma placa de 2Gb de RAM irá rodar todos os jogos.
    Essa placa, mesmo possuindo 2Gb trata-se de uma placa mediana a baixa, que utiliza memória interna DDR3, somente possui 64bits de banda de transferência e velocidade de base de apenas 1.2Ghz.
    Não é apenas questão de quantidade de armazenamento de dados e sim de tecnologias embargadas e suporte a instruções que fazem um aparelho ser ou não de segmento gamer.
    Outro fator é que para que ela alcançasse os limites máximos (que são no máximo equiparados a uma 940MX) o conjunto do hardware deveria oferecer suporte.
    Esse processador tem TDP baixo e não possui diversas instruções diretamente relacionadas a jogos.
    Então SIM... esse modelo NÃO é e NUNCA será de segmento Gamer pelo simples fato do conjunto do hardware não possuir as tecnologias e instruções embargadas para oferecer suporte adequado.

De qualquer forma, já realizou todas as configurações que lhe recomendei?
    Legal como desvia do assunto! 

E bom saber que se mostra soberano sobre os usuários. "Para quem entende realmente".

Não tenho interesse algum em seguir com essa discussão sem nexo, uma vez que tudo que o amigo fez foi menosprezar o meu hardware e desviar do assunto.

Só mais uma coisa: os jogos em questão, não entram EM TODOS OS REQUISITOS DO HARDWARE DO MEU NOTEBOOK. TODOS. Jogos antigos, que requisitam GDDR3 como recomendado, e você vem me falar que o computador não tem suporte.

Até agora não vi os 2Gb prometidos. ERA SÓ ISSO QUE EU QUERIA RESOLVER. 

Obrigado pelo total menosprezo, a não atenção e falta de vontade em ajudar "um tópico repetitivo".

Obrigado.

• MaClane
    editado maio 2019
    Desviei?
    TODAS as informações que lhe forneci foram única, exclusivamente e direcionadas as suas duvidas.
    Em qual momento realizou os procedimentos e reportou aqui?
    Lhe forneci informações técnicas, corretas e adequadas. 
    Orientei em todos os procedimentos os quais se quer reportou a realização dos mesmos.
    Sem nexo são argumentos de que OS JOGOS ENTRAM NOS REQUISITOS. 
    Sim... isso demonstra falta de conhecimento o qual tentei elucidar e os quais simplesmente menosprezou.
    E falta de conhecimento é exatamente o motivo de estarmos todos aqui.
    Para aprender mais.
    O problema em "tópicos repetitivos" é a falta de conhecimento e a má vontade (de alguns) em realizar procedimentos necessários para solução de dúvidas. 
    Da mesma forma que em outra áreas muitos agregam conhecimentos acima dos meus, outros usuários preferem apenas reclamar e manter uma linha falha de raciocínio do que aceitar ajuda. 
    Como informei desde o início do post, esse não é um aparelho de segmento gamer, não possui hardware adequado, não possui tecnologias nem suporte. 
    Espero realmente que absorva alguma informação das quais compartilhei aqui e caso não as menospreze e queira realizar os procedimentos e aprender mais sobre o assunto, basta perguntar. 

Sincerely, J. MaClane ™

• LuizHBS
    LuizHBS Member Posts: 0 Newbie
    Gostaria de informar que tive o mesmo problema com meu Notebook, onde a Placa de video dedicada não entra em funcionamento nem ao menos com softwares que não são Jogos. Adobe por exemplo. Sempre sofro pra editar videos no Premiere por causa disso. 

E concordo com o @Northeastern, Comprei um notebook com uma placa de vídeo dedicada e seria muito bom conseguir usa-lá. Desculpa @MaClane mas se vc compra um combo numa lanchonete e as batatas não vem, sendo que no cardápio dizia que incluíam batatas, você simplesmente aceita? Se você paga por um serviço e só recebe uma parte dele vc se dá por satisfeito? 

Já tentei das mais diversas formas fazer o computador reconhecer a placa de vídeo dedicada em programas mas ela nem sequer é reconhecida pelo computador. E pelo que vi durante minhas pesquisas, apenas os notebooks com placas Radeon tem esse problema.

E sim se está no computador é meu direito como consumidor utilizar o potencial dele sim.  

• MaClane
    Boa tarde LuizHBS !

Se a GPU não é ativada em qualquer software, isso com certeza seria um erro de configuração ou sistema.
    Agora o fato é que essa GPU é somente uma GPU de entrada básica.
    A questão está totalmente direcionada a falta de suporte que a AMD / Radeon tem deixado nas suas linhas.
    Em praticamente todos os equipamentos (seja Acer, Dell, Asus, etc) com conjunto AMD / Radeon tem ocorrido esses problemas.
    Então deve tentar todos os métodos para utilizar o melhor possível do seu sistema.

Sincerely, J. MaClane ™

Esta discussão está fechada.