O HD XPG GAMMIX S11 Pro PCIe Gen3x4 M.2 2280 é compatível com o Notebook Acer A515-52G-57NL?

emmanueljgmr
emmanueljgmr Member Posts: 6 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá a todos.
Comprei um notebook Acer A515-52G-57NL para trabalhar com edição de vídeos. 
Estou pensando em comprar esse SSD para melhorar o desempenho do notebook. Será que ele é compatível?
Há algum tutorial ensinando a fazer a instalação e a configuração? Sei como entrar na BIOS e fazer algumas alterações, mas o meu conhecimento é bem básico.

Grato desde já!

Respostas

• emmanueljgmr
    Ah, é o modelo de 512Gb. SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 512GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 2300MB/s - AGAMMIXS11P-512GT-C
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite emmanueljgmr !

Esse modelo tem suporte com slot M.2 2280 Sata 3 ou PCIe NVMe Gen3x4 de pelo menos 512Gb testados pela Acer.

Você não perde garantia de hardware por abrir seu equipamento para realizar um upgrade, contato que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre interno.

No HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Se ela for danificada ou apagada você irá perder a garantia de software (que é diferente da garantia de hardware).
    Caso opte por instalar um SSD realente, você pode clonar o Windows 10 e sua partições, até mesmo para manter acesso ao sistema OEM.
    Para isso, o espaço do SSD deve ser do mesmo tamanho da partição Windows do HDD e deverá alinhar as partições.
    Pode utilizar algum software de clonagem como o Minitool Partition, Macrium Reflect ou EaseUS.

Veja esse método também:

Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Sim, deve aceitar. Veja que nesse link, alguns usuários conseguiram instalar ssd nvme nesse modelo: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A515-52G/101972
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • emmanueljgmr
    MaClane disse:
    Boa noite emmanueljgmr !

Esse modelo tem suporte com slot M.2 2280 Sata 3 ou PCIe NVMe Gen3x4 de pelo menos 512Gb testados pela Acer.

Você não perde garantia de hardware por abrir seu equipamento para realizar um upgrade, contato que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre interno.

No HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Se ela for danificada ou apagada você irá perder a garantia de software (que é diferente da garantia de hardware).
    Caso opte por instalar um SSD realente, você pode clonar o Windows 10 e sua partições, até mesmo para manter acesso ao sistema OEM.
    Para isso, o espaço do SSD deve ser do mesmo tamanho da partição Windows do HDD e deverá alinhar as partições.
    Pode utilizar algum software de clonagem como o Minitool Partition, Macrium Reflect ou EaseUS.

Veja esse método também:

Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.
    MaClane disse:
    Boa noite emmanueljgmr !

Veja esse método também:

Muito obrigado, amigo. Vou comprar e tentar instalar.
  • emmanueljgmr
    Sim, deve aceitar. Veja que nesse link, alguns usuários conseguiram instalar ssd nvme nesse modelo: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A515-52G/101972
    Muito obrigado, amigo. Vou comprar e tentar instalar.
  • Ok! Poste o resultado aqui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Se minha resposta lhe ajudou, marque e aceitar para colaborar com outros usuarios no fórum.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• emmanueljgmr
    Olá.
    Fiz a cópia do HD antigo para o SSD utilizando o Minitool Partition. Por algum motivo não consegui copiar todas as partições, apenas a que o windows estava instalado.

Resultados:
    • Tempo de boot e inicialização inferior a 1min. Antes levava até 5min, irritava demais.
    • O Google Chrome não trava mais e abre rapidamente. Pode parecer besteira, mas às vezes ele travava com três ou quatro abas abertas e isso me irritava muito.
    • O Adobe Photoshop agora abre com menos de 1min. Antes levava até 4min.
    • A descompactação de arquivos .rar, coisa que utilizo bastante devido aos arquivos de design gráfico, está extremamente rápida.
    No mais a diferença para mim está justamente no tempo de resposta dos aplicativos que utilizo. Estão bem mais rápidos ao abrir e ao fechar o que acaba sendo uma diferença enorme para quem trabalha com softwares pesados.

Segue comparação: HD de fábrica vs XPG GAMMIX S11 Pro PCIe Gen3x4 M.2 2280 instalado.

OBS: Até mesmo fazer o upload dessa imagem levaria alguns segundos ou até minutos no HD antigo.

PS. A informação que eu tinha do vendedor era que a velocidade de leitura não passaria de 2000mb/s pelo fato do notebook suportar até a NVMe Gen3x2 e a XPG ser NVMe Gen3x4.
  • emmanueljgmr
    Uma pergunta:
    - Ao fazer a cópia do sistema foram geradas duas partições. O que está contida na de 353mb? É necessária?

• Sobre o ssd, isso prova que esse hardware trabalha na velocidade gen3x4. Sobre as partições, eu sugiro que você faça o esquema do vídeo mostrado pelo maclane. Essa partição esd é sim importante.

egydiocoelho Trailblazer