Trocar Endless OS por Windows 10 no AN515-51-71A7

DaniloMelo
DaniloMelo Member Posts: 8

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Adquiri nessa black Friday um Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5, Intel Core i7-7700HQ, 8GB, SSD 128GB + 1TB, NVIDIA GeForce GTX 1050 4GB, Endless OS, - AN515-51-71A7, na hora da compra nao atentei que o mesmo vinha com esse SO Linux (Endless OS), portanto desejo adquirir uma licença valida do windows e trocar o SO, gostaria de saber os passos a seguir na hora de formatar e trocar os SO.
Observações:
1- o Endless OS ja vem instalado no SSD, portanto desejo instalar o Windows no proprio SSD e deixar o HD apenas para instalar outros programas ou jogos.
2- Não desejo dual boot, pois o proprio windows ja é suficiente.
3- Vi que existe uma partição com os programas de recuperação do fabricante, consigo identificar essa partição especifica com os programas de recuperação na hora de formatar?

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite DaniloMelo !

Vamos por partes:

1- de forma alguma deve instalar qualquer aplicação ou jogo no HDD
    Todos devem majoritariamente estarem no SSD
    Isso porque a velocidade de leitura / escrita do HDD sendo muito menor, irá causar enormes gargalos gerando queda de desempenho

2- nesse caso, basta realizar a instalação padrão do Windows

3- dessa forma, não haverá como reservar tais partições pois o Windows utiliza uma base de sistemas de arquivos diferente do Linux e terá de formatar todo SSD por compelto

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa noite DaniloMelo !

Vamos por partes:

1- de forma alguma deve instalar qualquer aplicação ou jogo no HDD
    Todos devem majoritariamente estarem no SSD
    Isso porque a velocidade de leitura / escrita do HDD sendo muito menor, irá causar enormes gargalos gerando queda de desempenho

2- nesse caso, basta realizar a instalação padrão do Windows

3- dessa forma, não haverá como reservar tais partições pois o Windows utiliza uma base de sistemas de arquivos diferente do Linux e terá de formatar todo SSD por compelto

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• DaniloMelo

Tinkerer

Boa Noite MaClane e muito obrigado amigo... Agora outra duvida que eu esqueci de mencionar no primeiro post, eu vou precisar criar um pen drive bootavel para instalar o windows e vi que preciso de autorização para ter acesso ao setup no login e executar a mudança na hora do boot. Isso é mesmo necessário ou eu posso mudar normalmente e colocar o pen drive como boot inicial para ter inicio a instalação do novo SO?
  • MaClane
    Realmente não entendi.
    Que tipo de "autorização" se refere?

Sincerely, J. MaClane ™

• DaniloMelo

Tinkerer

Desculpe por não ter especificado o tópico corretamente, tem um post do usuário webflash007 com titulo 515-51 51JW instalação windows 10 e duvidas gerais, em que o egydio especifica vários pontos a ser feito na formatação, num deles ele especifica.

4) depois entre na bios pressionado f2 ao ligar o notebook, desative o secureboot criando uma senha no setsupervisorpassword, selecione modo uefi e coloque o pendrive em primeiro e o hd em segundo na seção boot ou pressione f12 e selecione o pendrive! Depois da primeira reinicialização, você deve colocar o ssd em primeiro!

É mesmo necessário fazer isso para ter acesso liberado para eu trocar a ordem do boot e colocar o pen drive como principal?

• MaClane
    Sem criar a senha de superususario algumas opções da Bios-Uefi não ficam acessíveis.

Sincerely, J. MaClane ™

• DaniloMelo

Tinkerer

Obrigado de novo MacLane, se necessário, eu sigo os passos la que o egydio comentou... 
    Já sanei as minhas dúvidas, se quiser pode finalizar esse tópico que eu criei.
  • MaClane
    Excelente!
    Assim que realizar o procedimento, me informe aqui!

Sincerely, J. MaClane ™

• DaniloMelo

Tinkerer

Olha eu aqui de novo, formatei o SSD como queria e instalei o Windows 10 com uma licença original, mas ao término da instalação, eu percebi que o HDD de 1TB não esta sendo reconhecido, não aparece nem na BIOS, quando entro nas opções de boot, so aparece o SSD... Esqueci algum procedimento para que o HDD seja reconhecido?
  • O hdd aparece na guia information do bios? Você já digitou o comando diskpart, list disk no cm de?  Teve umais usuário com o mesmo problema é foi resolvido atualizando os drivers no gerenciador de dispositivos. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • DaniloMelo

Tinkerer

Pode ser o caso dos drivers egydio, mas não BIOS não apareceu não, ele aparece na ferramenta de gerenciamento de dispositivos, esta la o SSD de 128GB e o HDD so que esta sem volume. Vou baixar todos os drivers para concluir a instalação e atualização para o Windows 10 e volto para informar se deu certo ao atualizar os drivers. Não testei o diskpart depois da instalação concluída, durante o processo de formatação e inicio da instalação do windows, eu executei o comando e coloquei tanto o SSD quanto o HDD para o formato gpt.
  • DaniloMelo

Tinkerer

outra duvida egydio, eu usei o comando diskpart so ate uma certa parte:

diskpart
    list disk
    sel disk x, where x is the disk number
    clean (erases all)
    convert gpt (Fui so ate essa parte e depois digitei exit)

Preciso utilizar esses comandos abaixo para dar certo no caso do HDD?
    create partition primary
    format fs = ntfs quick
    assign

• willianroberg
    willianroberg Member Posts: 14

Tinkerer

editado dezembro 2019
    O hdd aparece na guia information do bios? Você já digitou o comando diskpart, list disk no cm de?  Teve umais usuário com o mesmo problema é foi resolvido atualizando os drivers no gerenciador de dispositivos. 

ola amigo, comprei o nitro 5, estou com a mesma situação, o segundo hd nao aparece no windows, ele aparece listado nas informações da bios, mas no windows nao aparece, utilizando disk part list disk aparece só o ssd, qual driver que posso baixar pra tentar atualizar pra esse hd aparecer?

segue o print do gerenciado de dispositivos do windows, tem alguns que não achei drivers.

• @DaniloMelo você deve checar na guia information e não no boot. Provavelmente sejá apenas os drivers que estejam faltando como ocorre no formato colega @willianroberg
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Esses drivers que estão faltando, podem ser baixados com o driverbooster 

egydiocoelho Trailblazer

• DaniloMelo

Tinkerer

editado dezembro 2019
    Só pra finalizar, eu consegui resolver o problema, no meu caso não foi necessário baixar o driver do HDD, apenas por burrice minha esqueci de criar a partição e nomear a mesma, no meu  renomeei para Drive D : e liberei o espaço do HDD que era 931GB. Foi so ir no menu iniciar do Windows, ferramentas de sistema, gerenciamento de discos e la criei a partição do HDD, renomeando e liberando o espaço do disco... Ficou tudo resolvido. Pode ser que seu caso seja o mesmo @willianroberg.
  • Ingrid-Inactive
    Ingrid-Inactive Inactive Posts: 3,612

Inactive

Olá, 

Devido ao tempo de criação e pelo fato de ter uma solução satisfatória, esse tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

Atenciosamente, 

Acer-Ingrid

Esta discussão está fechada.