Como instalei o CAELinux 2018 num Aspire A515-51G

heliocbortolon
heliocbortolon Member Posts: 1 New User
editado May 2023 em Arquivo de 2019
Caros colegas,

Primeiramente agradeço as dicas passadas pelo Egydio Coelho numa outra thread, sobre como instalar um Ubuntu, que é a base do CAELinux.

Basicamente foi o seguinte:
1. Premi F2 durante o boot e setei a senha para algo simples.
2. Desabilitei o secure boot.
3. Fui à opção UEFI e selecionei um arquivo no pen-drive, grubx64.efi no meu caso.
4. Reiniciei e selecionei o pen-drive.
5. Instalei tudo e reiniciei, de novo, dessa vez para alterar a ordem com que os arquivos de boot são visitados.

Se for Windows primeiro, nunca vai chegar ao Linux, então inverti. O BIOS chama todos de Windows, mas tinha um diferente do havia antes, que só podia ser o GRUB, coloquei este como primeiro e agora tenho o dual boot funcionando.

Isso após algumas tentativas com outros procedimentos, mas as dicas daqui ajudaram bastante.

Muito obrigado a todos, e boa sorte.

Hélio

Respostas

• De nada meu amigo. É muito bom ver outros usuários compartilhando soluções 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)