Olá,
Quando fui ligar meu notebook Acer Switch Alpha 12 (Switch SA5-271) (HD Model name: HFS256G39TND-N210A, Serial number: FI67N06251...) (que até então funcionava normalmente), apareceu a mensagem "No bootable device". As vezes, ao invés de aparecer essa mensagem, simplesmente o computador fica na tela da logomarca Acer tentando iniciar por um minuto, até que reinicia sozinho, voltando pra tela da Acer, repetindo o ciclo. Pesquisando por esse fórum e em outros sites, tentei seguir algumas dicas, mas até agora não obtive êxito. Já tentei o seguinte:
- Entrar na BIOS e restaurar configurações padrão apertando F9. Não funcionou.
- Entrar na BIOS, mudar o Boot Mode de UEFI para Legacy. Não funcionou.
- Mudar de volta o Boot Mode de Legacy para UEFI. Não funcionou.
- Nas duas tentativas acima, eu tentava deixar o Windows Boot Manager em primeiro lugar da lista, mas na maioria das vezes, não aparece o Windows Boot Manager para escolher!! E aí fica o HDD em primeiro lugar.
- Ativar a função F12 boot mode e pressionar F10 para salvar ao sair. Assim que sair do bios, pressionar imediatamente a tecla F12. Mas, as únicas coisas que apareceram na tela foram as frases: "Boot Option Menu" e "ESC to Exit". Não tinha nenhuma opção, nem nenhuma outra frase.
- Assim que ligar o computador, apertar Alt+F10 para tentar entrar na restauração do Windows. Assim que apertava as teclas, aparecia a palavra "Aguarde" abaixo da logo da Acer. Depois de esperar um pouco, a tela ficou prega (com o computador ligado), mas nada de entrar na restauração do sistema. Movi o mouse e apertei o teclado para ver se estava no descanso de tela, mas nada aconteceu.
Lembrando que sempre salvei as alterações antes de fechar a BIOS. Vale ressaltar algumas coisas estranhas:
- Na primeira vez que entrei no BIOS, notei que não aparecia o modelo nem o serial number do HDD. Mas atualmente está sempre aparecendo.
- Também não tinha a opção de Windows Boot Manager para colocar em primeiro lugar em Boot Priority Order. Aí durante algumas tentativas, apareceu (e eu deixava em primeiro lugar da lista, mas mesmo após salvar e sair, não resolvia o problema). Contudo, neste momento voltou a desaparecer (e com isso, na prioridade em primeiro lugar está o HDD).
Como não consegui resolver seguindo as dicas que já encontrei pelo fórum, resolvi criar um novo post para pedir ajuda. Meu aparelho é um 2-em-1, e não tem nenhum parafuso visível! Provavelmente complicado de abrir. O armazenamento é SSD, não HD.