Quero usar um sistema em modo live por usb no nitro 5 / a tela trava

PE_EDSONS
PE_EDSONS Member Posts: 8

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Olá pessoal, minha primeira interação aqui na comunidade. blzzz com vcs!!

Alguém podem me auxiliar, gravei o sistema linux  no unetbootin, coloquei uma senha na bios, desativei o security boot. Mas quando aperto F12 Ele entra no sistema, mas logo trava a maquina.  

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia PE_EDSONS !

Primeiramente, qual foi a necessidade de realizar a instalação pelo unetbootin ?
    O que realmente pretende?
    Criar um sistema dual-boot?
    Qual distro Linux?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• PE_EDSONS

Tinkerer

Obrigado MaClane! Tentei usar o Tails, depois o Kodashi. A ideia primeira foi rodar algum sistema em live só pra testar. Eu sou usuário Linux.
    A minha maquina veio com Endless.
    Não pretendo usar dual-boot por enquanto. Gostaria de entender melhor essa maquina. Os meus outros computadores são antigos. Eu tmb não sei formatar o SSD. Isso é novidade pra mim.
    Depois pretendo instalar o Ubuntu, ou o Zorin. Talvez o Mint .. quem sabe?
    Esta ocorrendo que o sistema não está subindo. Ele inicia em modo live, mas quando vai abrir fica tela preta. Creio ser algo a ver com a placa de video.
    É minhas primeiras horas com o computador, nem tive tempo de saber nada sobre instalar um sistema e usar em modo live.

• MaClane
    Os sistemas Linux atuais, todos já possuem opção para o modo live sem a necessidade de nenhuma aplicação como unetbootin ou modificação da ISO.

Um SSD nada mais é do que um disco em estado sólido. 
    É um HDD como qualquer outro na sua base de definição. 
    O procedimento de formação é o mesmo. 

A questão das telas pretas está relacionado com o gerenciador gráfico não carregar os drivers prioritários. 

Sugiro que simplesmente instale diretamente uma distro de sua preferência. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• PE_EDSONS

Tinkerer

MaClane
    MaClane disse:
    Os sistemas Linux atuais, todos já possuem opção para o modo live sem a necessidade de nenhuma aplicação como unetbootin ou modificação da ISO.

A questão das telas pretas está relacionado com o gerenciador gráfico não carregar os drivers prioritários. 

Tentei subir em modo livre e não consegui pelo PenDrive. Só consegui pelo CD. Eu subi o sistema CAINE no modo compatibilidade.

• PE_EDSONS

Tinkerer

MaClane disse:

Tem algum problema usar o Unetbootin?
  • MaClane
    Não é questão de problema.
    O UNetBootin vem com três opções diferentes para imagens ISO: NetInstall, HdMedia e Live

O Net-install instala o sistema no seu disco rígido e verifica se atualizações para determinados pacotes. As alterações no sistema são permanentes.
    HdMedia significa instalar diretamente do HDD, inicializando o ISO.
    Live é a opção de carregamento virtual.

Já nas ISOs atuais, existe as opções de modos persistente e live:
    Modo persistente: Os arquivos e modificações realizadas permanecerão ( persistirão ) instaladas no HDD / SSD
    Modo Live: Os arquivos e modificações realizadas não permanecerão, pois são carregados somente na RAM.

Então não vejo o porque de não realizar a instalação padrão direta no HDD.

Sincerely, J. MaClane ™