A315-41G-R87Z Clonar e Inicializar Sistema do HD para SSD m.2
MTC
Member Posts: 17 Troubleshooter
Boa noite a todos,estou enfrentando certa dificuldade para inicializar o A315-41G-R87Z a partir do SSD, já que o mesmo não está aparecendo na aba "Boot Priority". Adquiri esse notebook e um SSD WD Green m.2 Sata 240GB, instalei o SSD no slot e baixei o Acronis True Image (para produtos WD) com ele pude inicializar o SSD (GPT), mas não foi possível clonar (quando o software pede para reiniciar nada acontece, ele reinicia normalmente pelo HD, talvez alguma "proteção" da BIOS/Sistema Operacional impede a execução do Acronis na inicialização). Algumas tentativas fracassadas me levaram a tentar outra solução e assim tentei com os produtos da Easeus (Partition Magic Free e ToDo Backup Free 9.2), com os quais tive um primeiro sucesso, mas a vida não é fácil como eu pensei.
Eu particionei meu SSD (Espaço real 223 GB) dessa maneira:
2GB (Partição Reservada)
180 GB NTFS) Windows (SO e Programas)
40 GB NTFS (Reservada para instalar Linux)
1 GB (Cópia da Partição Recuperação)
E tudo correu bem, meu SSD estava listado na aba "Boot Priority" e pude inicializar a partir do SSD, porém este final de semana resolvi reduzir um pouco a partição que reservei para o Linux e aumentar a Windows (10GB), como resultado uma partição que deveria estar "oculta" ficou visível no gerenciado de arquivos do Windows. Então resolvi fazer tudo novamente "do zero", então apaguei todo as partições do SSD e fui fazer novamente as operações, esse foi meu erro :=(
Ao entrar no Easeus ele mostrou um alerta de atualização de versão e uma mensagem de possível falha devido a questões do "MS Windows Security" ou algo assim. mas prossegui, quando apareceu a informação para reiniciar o notebbok, ele já voltou fazendo as atualizações do Windows e depois entrou inicializou pelo HD, pude notar que o SSD está com o espaço ocupado pela cópia dos dados, mas não é possível iniciar por ele e não o encontro mais listado na aba "Boot Priority". Refiz várias vezes o procedimento e não obtive sucesso.
Agora estou em dúvida entre
1-Descobrir o que pode estar impedindo o Acronis True Image de clonar o sistema (não carregar quado pede para reiniciar e fazer a cópia);
2-Tentar a restauração da Acer (voltar para a versão do Windows que não teve essa "incompatibilidade" com o Easeus Free);
3-Comprar o Easeus Backup Home (a versão atual da Free não disponibiliza opção "Clonar" e tenho outro Acer um A515-51-51UX que vou ter que fazer a mesma operação).
Alguma sugestão
Grato
Eu particionei meu SSD (Espaço real 223 GB) dessa maneira:
2GB (Partição Reservada)
180 GB NTFS) Windows (SO e Programas)
40 GB NTFS (Reservada para instalar Linux)
1 GB (Cópia da Partição Recuperação)
E tudo correu bem, meu SSD estava listado na aba "Boot Priority" e pude inicializar a partir do SSD, porém este final de semana resolvi reduzir um pouco a partição que reservei para o Linux e aumentar a Windows (10GB), como resultado uma partição que deveria estar "oculta" ficou visível no gerenciado de arquivos do Windows. Então resolvi fazer tudo novamente "do zero", então apaguei todo as partições do SSD e fui fazer novamente as operações, esse foi meu erro :=(
Ao entrar no Easeus ele mostrou um alerta de atualização de versão e uma mensagem de possível falha devido a questões do "MS Windows Security" ou algo assim. mas prossegui, quando apareceu a informação para reiniciar o notebbok, ele já voltou fazendo as atualizações do Windows e depois entrou inicializou pelo HD, pude notar que o SSD está com o espaço ocupado pela cópia dos dados, mas não é possível iniciar por ele e não o encontro mais listado na aba "Boot Priority". Refiz várias vezes o procedimento e não obtive sucesso.
Agora estou em dúvida entre
1-Descobrir o que pode estar impedindo o Acronis True Image de clonar o sistema (não carregar quado pede para reiniciar e fazer a cópia);
2-Tentar a restauração da Acer (voltar para a versão do Windows que não teve essa "incompatibilidade" com o Easeus Free);
3-Comprar o Easeus Backup Home (a versão atual da Free não disponibiliza opção "Clonar" e tenho outro Acer um A515-51-51UX que vou ter que fazer a mesma operação).
Alguma sugestão
Grato
0
Melhores respostas
-
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Bom dia MTC !
A cabeça de encaixe do parafuso está espanado?
Se sim, existe um método que utilizo a muitos anos.
Consiga um balão (sim, um balão comum desses de festa).
Corte uma pequena parte circular dobrada que se encaixe no parafuso deixando sobrar um pouco para os lados.
Fixe a chave sobre de forma a encaixar no parafuso.
Basta tentar remover normalmente.
A elasticidade sintética do plástico ajudará a remover o parafuso.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Boa noite MTC !
Vamos por partes...
Inicialmente não deve utilizar SWAP em SSDs.
O ideal é utilizar o ZRAM.
Outra questão é redimensionar partições com sistemas de arquivos diferentes (NTFS, Fat32 e Ext4).
Geralmente ocorrem erros e, blocos.
Eu realmente sugiro que acesse seu SSD pelo gerenciador de discos do Windows do seu HDD e formate e converta para GPT e refaça a clonagem.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Boa noite MaClane, inicialmente quero destacar que as partições como informado eram NTFS até mesmo a reservada para futura instalação Linux (só quando fosse instalar a converteria em ext4) quanto partição SWAP com 8 GB RAM não é preciso "espaço para arquivos de paginação", mas se fosse criar criaria no HD partição SWAP e a HOME. De toda forma agradeço as dicas.0
-
Estando o sistema operacional instalado no SSD, se criar uma SWAP em outra unidade (principalmente um HDD que tem velocidades de leitura e escrita muito menores) terá enormes problemas de desempenho.
Todas as partições de sistema devem estar na mesma unidade de disco.
De qualquer forma, realmente acredito que deva realizar o procedimento que lhe indiquei.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
além disso, a memória swap não é necessário em um ssd.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Boa noite Maclane e egydiocoelho e todos os demais,
Primeiramente agradeço a ajuda de ambos.
Voltei com novidades, obtive progressos mas ainda não é a solução perfeita. Nesta manhã tentei clonar o disco usando o Mini Tool Partition Wizard (dica do egydiocoelho em outro tópico). "Preparei" o disco e usei a opção "Migrar SO HD/SSD" e então pude iniciar a partir do SSD, porém inicializando no SSD o "Gerenciador de Arquivos/Explorer" não mostra o volume/conteúdo do HD, mostra apenas o volume no SSD. Repeti a operação para ver se eu não deixará passar alguma configuração/escolha, mas o mesmo resultado sempre; interessante que acessando a a aba "Boot Priority" na "BIOS" posso inicializar pelo HD e nesse modo o "Gerenciador de Arquivos/Explorer" mostra o volume/conteúdo do SSD. Tentei então a "Opção Clonar Disco" pois achei que "migrar" seria para copiar por exemplo de um backup externo, mas o resultado é igual
Assim agora minha situação mudou para:
Boot pelo SSD - O Windows se comporta como se só houvesse o SSD
Boot pelo HD - O Windows se comporta normalmente mostrando ambos os discos HD/SSD e seus conteúdos.
Agora só preciso fazer o Windows do SSD enxergar/mostrar o HD e seu conteúdo, depois que conseguir vou usar máquina por um período "quarentena", para ver se tudo corre bem e depois enfim enfim poder limpar o HD (vou preservar a partição de recuperação no HD ainda que a tenha copiado no SSD afinal "um backup=nenh'um' backup"
PS De acordo com outra dica do egydiocoelho dei uma olhada no Macrium Reflect, mas achei meio confuso e por isso usei o Mini Tool
Obrigado novamente0 -
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Bom dia
egydiocoelho obrigado pela dica.
Bem agora chegou aquela parte que o problema se agrava. Esse aparelho tem um "probleminha", quem montou o HD deve ter tomado "Toddynho" e apertou os parafusos que fixam o HD com força suficiente para segurar uma roda de F1. Quando fui soltar o HD (chave Philips relojoaria) tive que aplicar força mesmo (muito mais que a usual para esses casos) 3 saíram mas infelizmente 1 deles as fendas da cabeça do parafuso não suportaram . Tive que deslocar a tampa de lado um pouco para instalar o SSD m.2 o qual também estava com seu parafuso bem apertado requerendo força para soltar.
Nesse caso eu enxergo duas possibilidades
1- Poderia usar a restauração do sistema sem retirar o HD apenas indicando o SSD como destino da restauração;
2- Já que o sistema está funcionando a partir do SSD, apenas faria a fase final do vídeo, usando o Mini Partition Tool ou o Easeus para inicializar e formatar o HD. Acredito que assim o Windows do SSD vai "enxergar o HD".
PS nesse modelo o HD é fixado em rebaixos na tampa inferior usando uma moldura metálica e então recoberto pela tampa do HD. Não sei se é padrão nós modelos Acer, mas nunca tinha visto esse modo de fixação.
Alguém avisa o povo do aperto para aliviar o torque, até entendo "manter firme" o HD mas calma aí kkk0 -
Só para esclarecer sobre o parafuso do HD que as ranhuras da cabeça "abriram o bico" foi um dos que estão do lado do cabo flat, então não tem espaço para levantar e soltar o cabo .0
-
Bom dia MTC !
Corte uma pequena parte circular dobrada que se encaixe no parafuso deixando sobrar um pouco para os lados.
A elasticidade sintética do plástico ajudará a remover o parafuso.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Bom dia novamente,
MaClane obrigado pela dica, esse "truque" eu não conhecia, todos os métodos que conheço para extrair parafusos com cabeça espanada não recomendaria para produtos eletrônicos ou delicados. Vou tentar primeiro só "dar vida ao HD", mas de todo modo assim que tiver um tempinho para realizar esse procedimento em conjunto com a restauração do sistema usando Pen Drive criado com o Acer Care Center eu volto para informar, mesmo que solucione a questão sem ter necessidade de soltar o HD, afinal quem sabe no futuro os preços atinjam um patamar que me seja economicamente viável instalar um SSD 2,5" 1TB no lugar desse HD.0 -
Há uma outra possibilidade. Se o seu bios possuir a opção sata configuration, basta desativar a porta do hdd e mandar ver!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Boa tarde egydiocoelho, obrigado pela dica, realmente eu havia me esquecido que posso tentar desativar o HD pela BIOS realizar a recuperação do sisteme e depois reativar o HD na BIOS. Assim que eu dispor de algum tempo* vou fazer.
*Dispor de algum tempo = Só gosto de mexer nos meus equipamentos quando estou só em casa, assim ninguém me interrompe e se der m... posso xingar à vontade as besteiras que fiz
0 -
Poste o resultado aqui.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Certamente volto para informar os resultados e dar aquele "joinha" no seu auxílio egydiocoelho, bem como do McClane1
-
Ficamos no aguardo!
Boa noite pessoal, ainda não tive tempo de implementar as dicas do egydiocoelho e do MaClane (voltarei depois para deixar um joinha). Mas eu estava achando estranho o problema do Windows no SSD não "enxergar" o HD; bem fiquei pensando se não seria o caso do Mini Partititon Tool ter alterado a "flag" do HD de "ativo" para "inativo" e resolvi verificar usando o Easeus Partititon Magic Free que já estava instalado para verificar. Bom não é que o Mini Partititon Tool não atribuiu uma "letra" ao HD deixando o mesmo com *. Desse modo ele ficou invisível, assim bastou eu atribuir letra D ao HD e reiniciar. O notebook ao reiniciar fez a verificação de disco do Windows e lá está meu HD . De todo modo assim que tiver tempo para fazer disco de recuperação e reinstalação vou implementar as dicas do egydiocoelho e do MaClane e venho novamente informar.
Agradeço a todos e espero que se alguém tiver o mesmo problema usando o Mini Partititon Tool sirva como dica.0 -
Boa noite a todos, vim aqui cumprir o prometido. Graças ao empenho incansável do egydiocoelho e do MaCLane consegui resolver todos os problemas relatados neste tópico.Foi a melhor solução para ter meu sistema instalado perfeitinho no SSD.egydiocoelho disse:Apenas uma dica final, após fazer o procedimento o Windows do SSD não mostrava o HD, então instalei o Easeus Partition Magic Free e fiz verificação do Disco ( Teste de Superfície HD) e troquei a etiqueta (nome) e então ele "surgiu como num passe de mágica" (hoje é 31/10 dia das bruxas ) após a reinicialização. Acredito que só alterar a etiqueta já resolveria.E quanto ao problema do parafuso do HD com a cabeça espanadaMaClane disse:Bom dia MTC !
A elasticidade sintética do plástico ajudará a remover o parafuso.Então se alguém tiver alguma dificuldade semelhante, podem seguir as dicas deles neste tópico.Novamente agradeço a ambos, egydiocoelho e MaClane, pela atenção e dedicação não só ao meu caso, mas há tantos outros que já os vi responder por aqui.
1 -
de nada meu amigoOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0