Prezados, bom dia. Vi já em outros tópicos aqui do Fórum que os slots M.2 dos A515-52G teriam suporte a SSD com
padrão M.2 2280 Sata 3 ou NVMe Gen3x4, mas na ficha de especificações da Acer diz que somente que tem disponível "Slot M.2 2280 SATA 3 para instalação de SSD M.2 2280 SATA 3 até 512 GB".
Encaminhei e-mail ao suporte pós venda para confirmar esta compatibilidade com NVMe, inclusive citando este fórum, e me responderam:
"Informamos que placa mãe deste equipamento A515-52G
dispõe do socket M.2 SSD, 2280, PCIE 3.0 x4, interface SATA III com capacidade
testada de até 256GB e não é compatível com NVMe."
Questionei novamente, pois se o socket tem barramento PCIE 3.0 x4, a principio tecnicamente ele seria compatível com NVMe, e me responderam:
"Novamente confirmamos que o socket M.2 SSD da placa mãe de
sue equipamento não é compatível com a interface NVMe."
Perguntei também se a placa mãe deste notebook "fabricado no Brasil" (deve ser montado apenas), é a mesma do modelo americano, pois tinha encontrado muita informação e testes com este modelo em sites americanos, e se tinham um manual técnico da placa-mãe, mas ficaram em cima do muro dizendo apenas que os modelos distribuídos nos EUA tem características diferentes aos modelos distribuídos no Brasil, e que não tem disponível o manual técnico da placa-mãe.
Resumindo a história, vi aqui relatos e testes de instalação de SSD M.2 NVMe neste notebook, aparentemente com sucesso, mas o pessoal do pós venda da Acer ou não tem a informação correta, ou não sabe, ou sabe mas não confirma a compatibilidade ível e eventualmente alguém instalar um SSD que dê problema e cair matando na Acer.
Perguntas:
1) Alguém poderia confirmar esta compatibilidade?
2) Sabem dizer que a placa mãe e BIOS é a mesma do modelo americano para poder assegurar os testes de compatibilidade de sites, inclusive já destacados em outros tópicos parecidos deste fórum?
3) Nas especificações do NB diz que a capacidade seria até 512GB, e a Acer informa que tem capacidade testada até 256GB. Alguém já testou este slot com SSD M.2 NVMe de 1TB?
4) Quando é instalado o SSD M.2 NVMe, a BIOS reconhece? Pois apenas encontrei as opções de SATA Mode para "RST with Optane" ou AHCI, mas somente com o HD original instalado, e fiquei na dúvida se realmente a BIOS reconhecerá outro dispositivo que não seja SATA.
Grato, Paulo
0