Dúvidas compatibilidade A515-52G e SSDs NVMe

PauloGans
PauloGans Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Prezados, bom dia. Vi já em outros tópicos aqui do Fórum que os slots M.2 dos A515-52G teriam suporte a SSD com padrão M.2 2280 Sata 3 ou NVMe Gen3x4, mas na ficha de especificações da Acer diz que somente que tem disponível "Slot M.2 2280 SATA 3 para instalação de SSD M.2 2280 SATA 3 até 512 GB".

Encaminhei e-mail ao suporte pós venda para confirmar esta compatibilidade com NVMe, inclusive citando este fórum, e me responderam:
"
Informamos que placa mãe deste equipamento A515-52G dispõe do socket M.2 SSD, 2280, PCIE 3.0 x4, interface SATA III com capacidade testada de até 256GB e não é compatível com NVMe."

Questionei novamente, pois se o socket tem barramento PCIE 3.0 x4, a principio tecnicamente ele seria compatível com NVMe, e me responderam:
"Novamente confirmamos que o socket M.2 SSD da placa mãe de sue equipamento não é compatível com a interface NVMe."

Perguntei também se a placa mãe deste notebook "fabricado no Brasil" (deve ser montado apenas), é a mesma do modelo americano, pois tinha encontrado muita informação e testes com este modelo em sites americanos, e se tinham um manual técnico da placa-mãe, mas ficaram em cima do muro dizendo apenas que os modelos distribuídos nos EUA tem características diferentes aos modelos distribuídos no Brasil, e que não tem disponível o manual técnico da placa-mãe.

Resumindo a história, vi aqui relatos e testes de instalação de SSD M.2 NVMe neste notebook, aparentemente com sucesso, mas o pessoal do pós venda da Acer ou não tem a informação correta, ou não sabe, ou sabe mas não confirma a compatibilidade ível e eventualmente alguém instalar um SSD que dê problema e cair matando na Acer.

Perguntas:
1) Alguém poderia confirmar esta compatibilidade?
2) Sabem dizer que a placa mãe e BIOS é a mesma do modelo americano para poder assegurar os testes de compatibilidade de sites, inclusive já destacados em outros tópicos parecidos deste fórum?
3) Nas especificações do NB diz que a capacidade seria até 512GB, e a Acer informa que tem capacidade testada até 256GB. Alguém já testou este slot com SSD M.2 NVMe de 1TB?
4) Quando é instalado o SSD M.2 NVMe, a BIOS reconhece? Pois apenas encontrei as opções de SATA Mode para "RST with Optane" ou AHCI, mas somente com o HD original instalado, e fiquei na dúvida se realmente a BIOS reconhecerá outro dispositivo que não seja SATA.

Grato, Paulo

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    Responder ✓
    Na minha opinião, é perfeitamente compatível. Neste link, houve alguns usuários que conseguiram o ssd " SN520 SDAPNUW-512G-1014 512GB" que é nvme, com êxito, veja: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A515-52G/101972
    1) Isso indica que este modelo é compatível com nvme;
    2) Existe a possibilidade, de haver alguma alteração na configuração da placa mãe, dependendo da região em que é fabricado. Mas, na minha opinião, este modelo aceita sim nvme.
    3) O site benchmark informa compatibilidade com nvme de 512gb
    4) Se 53 usuários conseguiram instalar um nvme, então o ssd foi reconhecido pelo bios sem problemas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    Responder ✓
    Na minha opinião, é perfeitamente compatível. Neste link, houve alguns usuários que conseguiram o ssd " SN520 SDAPNUW-512G-1014 512GB" que é nvme, com êxito, veja: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A515-52G/101972
    1) Isso indica que este modelo é compatível com nvme;
    2) Existe a possibilidade, de haver alguma alteração na configuração da placa mãe, dependendo da região em que é fabricado. Mas, na minha opinião, este modelo aceita sim nvme.
    3) O site benchmark informa compatibilidade com nvme de 512gb
    4) Se 53 usuários conseguiram instalar um nvme, então o ssd foi reconhecido pelo bios sem problemas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • PauloGans
    PauloGans Member Posts: 2 New User
    Caros, bom dia. Continuando a conversa, relato que comprei e instalei um SSD M.2 NVMe da Crucial, modelo P1 de 500GB (com especificações de 1900 MB/s para leitura e de 950MB/s de escrita sequenciais). Me cocei para pegar um de 1TB (2000MB/s leitura e 1700MB/s escrita), mas fiquei com receio da compatibilidade de capacidade, já que não achei ninguém que testou nesta capacidade de 1TB, e li em algum lugar (não sei é verdade ou não), que as interfaces M.2 PCIe podem ter restrições quanto à capacidade total de dispositivos. E também pelo maior desempenho deste, não sei se é lógico ou não, acho que deve esquentar mais e mais rápido também, e não há ventilação direta sobre o M.2 neste Acer.
    Como falta informação técnica neste assunto, e nem a Acer valida a compatibilidade do slot M.2 com NVMe, preferi não arriscar.

Rodei o benchmark e deu quase 1400MB/s de leitura e aproximadamente 900MB/s de escrita.

A durabilidade do Crucial é de 100 TB de TBW para este de 500GB, e de 200TBW para o de 1TB. Pelo que vi é um dos menores do mercado, mas já equivale a escritas de mais de 50GB diários por 5 anos consecutivos.

Enfim, sei que não é o melhor NVMe do mercado, mas achei que valia a pena pois custa praticamente o preço de um M.2 SATA de mesma capacidade, com pelo menos o dobro de desempenho, e quando à durabilidade, para o meu padrão de uso é o suficiente para durar anos antes de precisar trocá-lo.

A clonagem pelo próprio software disponibilizada pela Crucial foi simples e sem problemas. Clonei, retirei o HD original, e rodou tudo uma maravilha, sem necessidade de ajustes ou configurações adicionais de BIOS ou qualquer outra interface.

Meu notebook novo que parecia uma carroça e demorava minutos para inicializar, e depois de logar o Windows precisava de mais minutos para carregar tudo e "estabilizar", agora demora segundos para estar a postos.

Abraço, Paulo
  • Ótimo meu amigo! Eu também comprei um ssd nvme de 512gb da adata e estou esperando apenas chegarem a pulseira antiestática e a luva que eu comprei para instalar sem riscos. Inclusive é uma recomendação do manual de instalação para ssds. Eu também sugiro que você verifique esses vídeos sobre otimização do ssd:
    https://youtu.be/gE5bWnzNuB8
    https://youtu.be/P31v2qo-dPc
    https://youtu.be/Ws6lWjFfXy4

egydiocoelho Trailblazer