A515 41g 1480 - 13U1 • Solicitação de desbloqueio de TDP / Clock na BIOS

Lucas19
Lucas19 Member Posts: 73 Devotee WiFi Icon
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá equipe Acer , após inúmeras tentativas de mudar o Clock do processador por meio de programas de terceiros, venho aqui pedir um suporte oficial / não-oficial para adicionar ajuste de TDP / Clock para o processador A12-9720p por meio de uma nova atualização - versão de BIOS do notebook A515 41g 1480 \\ A515 41g 13U1

Em vários jogos simples como CS, LoL e Smite tenho quedas de FPS bruscas ( o jogo está á 60 - 70fps, quanto mais avança o progresso o FPS cai pra 24 - 30fps .. tornando bem frustante o desempenho ) por conta da limitação de 15watts na CPU, ou também pelo TurboCore™ que não funciona em jogos ou a frequência da CPU que nunca fica ao seu máximo de clock, a placa de vídeo RX540 que tem nesse dispositivo tem desempenho de sobra

Isso é comprovado com o Ryzen 5 2500U junto com a placa RX540 consegue uma perfomance de 80 - 60fps no GTA V, enquanto na A12-9720p + RX540 consegue 24 - 27fps ( ambos na parte de Los Santos, no prólogo do game é diferente ) ..isso só foi um exemplo do gargalo na CPU por estar com essas limitações 

A CPU está com essa limitação de TDP que infelizmente faz que vários jogos que usam mais CPU do que a GPU terem muitos problemas mesmo sendo leves, e em nenhum jogo a tecnologia TurboCore™ funciona, somente em uso normal / leve do notebook, além do mais não dá pra desligar e ligar o TurboCore ™ pela BIOS não ter suporte pra modificar ( na aba Avançada da InsydeH20 só tem como alterar a virtualização ), o que eu acho muito errado para um notebook que está sendo comercializado com uma placa de vídeo RX540 e tendo em vista que já vi vários notebooks que contém um i5 / i3 ou até mesmo Celeron com uma vasta variedades de modificações para a CPU na BIOS 

Um notebook com a i5-7200u + 940MX ter mais desempenho que a A12-9720p + RX540 pelo fato do processador da Intel ter suporte de TDP configurável até 25watts ( também sei que tem Cachê L3 e uma frequência de RAM mais alta, mas não creio que isso justifica o desempenho maior ), e além disso é um Dual Core com menos clock que o A12-9720p, peço a vocês que consigam fazer essa modificação de BIOS para o processador A12-9720p desse notebook, há muitas pessoas que compraram o notebook esperando muito mais vendo o clock do processador mais alto que o i5-7200u, mesmo que não haja como por suporte oficial peço á alguém de bom coração que faça pro notebook essa BIOS modificada.. aliás já entrei até em contato com a AMD mas eles disseram pra falar com vocês aqui
Desde já muito obrigado pela ajuda de vocês!

Atenciosamente,
Lucas Cabral da Silva

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado setembro 2019 Responder ✓
    Boa tarde Lucas19 , Havocgamer !

Acredito que não tenha entendido bem sobre o TDP do processador.
    Nenhuma atualização de Bios ou qualquer intervenção pode "corrigir" isso.
    O limite de TDP é definido pelas instruções embargadas nos processadores e na própria construção física dos mesmos.
    A AMD desenvolveu esse processado utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura
    Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.

A questão do i5-7200u é devido ao TDP configurável alto, que não possui implementação nesse processador da AMD.

Em resumo... é uma questão física de construção que não pode ser alterada.

Quanto as Bios, a Acer não fábrica nem desenvolve e não existe "bloqueio" em nenhuma Bios fornecida.
    As Bios-UEFi são desenvolvidas de acordo com cada projeto por empresas terceirizadas.

Percebam que mesmo que tal alteração fosse realizada, isso implicaria em modificações físicas nos equipamentos nas partes de energia, controladoras, limites térmicos, etc...

Enfim... uma intervenção praticamente inviável para um modelo de processador que não foi construido e nem desenvolvido para ter suporte a jogos.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• Havocgamer
    Havocgamer Member Posts: 2 New User
    Concordo plenamente, Quase todos que tem esse notebook fazem reclamações do processador limitar a potência de uma GPU tão potente assim, a RX540 em suas especificações tem quase o dobro da MX150 da NVIDIA, mas o conjunto da Intel consegue se sair melhor pois um Intel tem suporte a desbloqueio de TDP e desbloqueio no TURBO....

Estamos totalmente cientes que é uma coisa que é contra a garantia da AMD e da Acer.... Do mesmo jeito que uma pessoa baixa um Ryzen master para desbloquear os ryzen....

O AMD A12 tem muitas tecnologias, muitas instruções e 4 núcleos, e 4 Threads, enquanto o Intel I5 Tem 2 núcleos e 4 Threads, enquanto o boost do i5 é de 3.1GHz e frequência base de , 2.5GHzo A12 que em teoria é o concorrente direto, tem um clock de 3.6GHZ em turbo, e 2.7 em frequência base.

Porém olhando isso na prática dependendo de qual aplicação está usando, o I5 consegue ter o dobro da potência do A12... Por isso queremos o desbloqueio de frequência...
  • Eu não creio que nenhum fabricante irá desbloquear o bios, por causa do alto risco de bloquearem completamente o computador. Imaginem se todas aquelas estiverem disponíveis e os usuários que não entendem do assunto, decidirem mudar aquelas configurações e bloquearem o computador. Será ruim tanto para os usuários quanto para os fabricantes. Além disso, os jogos csgo e lol são muito mal otimizados
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Lucas19
    Eu não creio que nenhum fabricante irá desbloquear o bios, por causa do alto risco de bloquearem completamente o computador. Imaginem se todas aquelas estiverem disponíveis e os usuários que não entendem do assunto, decidirem mudar aquelas configurações e bloquearem o computador. Será ruim tanto para os usuários quanto para os fabricantes. Além disso, os jogos csgo e lol são muito mal otimizados
    Bom, mesmo assim deixei o post aqui pra todo mundo que tem o notebook ver o meu texto e quem sabe assim um usuário consiga desbloquear a BIOS! 
    Tenho conhecimento que também tem isso, o motivo que nunca uma fabricante modificou a BIOS de um notebook por uma modificação oficial é pela responsabilidade que a fabricante leva o que é muito ruim... Mas mesmo assim muito obrigado pela resposta! Nos meus outros dois posts tive quase 1000 visualizações, espero aqui ter o mesmo e o suporte de todo mundo  :)<3
  • Havocgamer
    Havocgamer Member Posts: 2 New User
    Nós todos que temos o Aspire 5 a515 41g, estamos totalmente cientes quanto a perda de garantia e até nos piores dos casos a queima do produto por nossa responsabilidade total. O aspire 5 a515 51g e 52g com Intel, que são concorrentes da Amd tem suporte a desbloqueio de Overclock, ou undervolting....
  • MaClane
    editado setembro 2019 Responder ✓

O limite de TDP é definido pelas instruções embargadas nos processadores e na própria construção física dos mesmos.
    A AMD desenvolveu esse processado utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura
    Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.

A questão do i5-7200u é devido ao TDP configurável alto, que não possui implementação nesse processador da AMD.

Quanto as Bios, a Acer não fábrica nem desenvolve e não existe "bloqueio" em nenhuma Bios fornecida.
    As Bios-UEFi são desenvolvidas de acordo com cada projeto por empresas terceirizadas.

Percebam que mesmo que tal alteração fosse realizada, isso implicaria em modificações físicas nos equipamentos nas partes de energia, controladoras, limites térmicos, etc...

Enfim... uma intervenção praticamente inviável para um modelo de processador que não foi construido e nem desenvolvido para ter suporte a jogos.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Lucas19
    MaClane disse:

A AMD desenvolveu esse processado utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.

É uma pena que esse processador tenha sido fabricado dessa forma, de qualquer jeito vou deixar o post aqui pra vários usuários verem e ajudarem com algumas soluções pra otimizar o uso do sistema no processador... Como algumas dicas também.. o bom dessa comunidade Acer é que todo mundo se ajuda  :)

Muito obrigado por esclarecer tudo sobre o processador, muito mesmo... Nunca que eu acharia todas essas informações falando sobre o processador dessa forma super completa! Obrigado de coração  <3

• Lucas19
    MaClane disse:

A AMD desenvolveu esse processado utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.

O engraçado e incompreensível é que lojas de terceiro que vendem o notebook, comercializam o notebook como se fosse de segmento Gamer quando na verdade não é
    Vai um exemplo do encarte da "Lojas Cem"
    Engraçado é como um notebook é vendido como segmento Gamer só pelo fato de ter uma placa de vídeo, usando um processador feito para escritório como você disse 
    Isso deixa muitos consumidores lesados, bom.. como eu ganhei esse equipamento só estou a desabafar mesmo😂

Tenho certeza que muitos usuários estão tomando medidas legais ( contra essas lojas claro, não creio que a culpa seja da própria Acer quando a Acer comercializou não dizendo que era exclusivo pra games ) 
  • MaClane
    editado setembro 2019
    Boa noite Lucas19 !

A Acer nunca comercializou na Store nem mesmo o oferece no segmento gamer.
    Eu aconselho realmente que qualquer usuario que tenha adquirido entre em contato com tal loja e exija que retirem tal anuncio.
    XXXXXXXXXXXXX

Verifiquei que tal situação é bem mais grave:

Já alertei a Acer Brasil sobre tal situação.

[Publicação editada para remover conteúdo inapropriado ou pessoal -Acer-Manny]

Sincerely, J. MaClane ™

• marcelconde
    marcelconde Member Posts: 9 New User
    MaClane disse:

cara vocês estão vendendo um produto mentiroso, uma verdadeira propagando enganosa, tem escrito no adesivo colado no computador que ele tem um boost de 3.6Ghz, eu nunca vi ele chegar nessa frequência. quando estou usando ele na área de trabalho ele chega no máximo a 3.3Ghz e quando eu vou  jogar ele cai para 1.8 - 2 Ghz, cara isso não dá pra nada, isso não se compara nem com um pentium, é impossível utilizar um computador que promete ter 3.6Ghz mas que só funciona de verdade com 1.8Ghz
  • Qual é a versão do seu bios?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane disse:

cara vocês estão vendendo um produto mentiroso, uma verdadeira propagando enganosa, tem escrito no adesivo colado no computador que ele tem um boost de 3.6Ghz, eu nunca vi ele chegar nessa frequência. quando estou usando ele na área de trabalho ele chega no máximo a 3.3Ghz e quando eu vou  jogar ele cai para 1.8 - 2 Ghz, cara isso não dá pra nada, isso não se compara nem com um pentium, é impossível utilizar um computador que promete ter 3.6Ghz mas que só funciona de verdade com 1.8Ghz
    Boa tarde marcelconde !

Acredito que realmente não entenda sobre boost.
    A Intel utiliza a tecnologia TurboBoost enquanto a AMD o TurboCore.
    A tecnologia afirma o seguinte: qualquer clock acima do clock base já é considerado em boost.
    Isso significa que os processadores PODEM atingir ATÉ esse m=limite, não que te tem a OBRIGAÇÃO de chegar nele.
    Então nem a Acer nem a Intel nem a AMD PROMETEM que esse limite pode ser atingido.

Se seu aparelho atinge 3.3Ghz como informou, o boost está ativado.

Sincerely, J. MaClane ™