Pasta Térmica Liquida
MarceloVMV
Member Posts: 34 Troubleshooter
Pessoal, tenho um Acer Nitro 5 a pouco mais de 1 ano e estava pensando em trocar a pasta termica, pois quando venho jogando, principalemente PUBG, ele esquenta muito, o que é "normal" devido ao jogo.
Contudo, gostaria de tentar mitigar o problema, fazendo a mudança por uma pasta termica liquida.
Vi varios modelos e marcas, então queria a ajuda para escolher a melhor pasta para meu notebook.
Quero saber tbm e posso usar tanto para CPU como para a GPU.
Essa aqui "CoolLaboratory Liquid Pro 100% Metal Liquido" vi boas referencias, mais que a base do cooler não pode ser de aluminio e sim de cobre, queria saber se alguem sabe informar se é de cobre ou não.
outro modelo que vi foi essa "Pasta Termica Artic MX4", pelo que entendi, não tem problemas se a base é de cobre ou aluminio.
tem essa aqui tbm "Noctua NT-H1" mais nao pesquisei a fundo a respeito.
Enfim, vale a pena comprar alguma dessas? como disse, quero usar para CPU e GPU.
Aceito dicas e sugestoes.
Obrigado.
Contudo, gostaria de tentar mitigar o problema, fazendo a mudança por uma pasta termica liquida.
Vi varios modelos e marcas, então queria a ajuda para escolher a melhor pasta para meu notebook.
Quero saber tbm e posso usar tanto para CPU como para a GPU.
Essa aqui "CoolLaboratory Liquid Pro 100% Metal Liquido" vi boas referencias, mais que a base do cooler não pode ser de aluminio e sim de cobre, queria saber se alguem sabe informar se é de cobre ou não.
outro modelo que vi foi essa "Pasta Termica Artic MX4", pelo que entendi, não tem problemas se a base é de cobre ou aluminio.
tem essa aqui tbm "Noctua NT-H1" mais nao pesquisei a fundo a respeito.
Enfim, vale a pena comprar alguma dessas? como disse, quero usar para CPU e GPU.
Aceito dicas e sugestoes.
Obrigado.
0
Melhor resposta
-
O undervolting, mesmo que sendo válida, é uma solução de via de duas mãos.
Diminuindo as voltagens, consequentemente irá diminuir as temperaturas finais, mas em contrapartida, irá sacrificar algum desempenho, uma vez que menos voltagem gera clocks finas menores, principalmente em aplicações que exigem multithreading.
O ideal é conseguir baixar as temperaturas se valendo de vários procedimentos sem abrir mão de desempenho.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Boa noite MarceloVMV !
Primeiramente, qual modelo EXATO do seu notebook?
Segundo, não existe "pasta térmica liquida".
A pasta térmica, como o nome já define, deve ser pastosa.
Quanto a base dissipadora interna, ela é feita de cobre.
No entanto, acredito que deva informar quais temperaturas atinge para poder avaliar outras soluções visto que a troca da pasta é um procedimento bastante invasivo já que é necessário desmontar praticamente todo aparelho
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Ola, meu modelo é o Nitro 5 An515-51-75kz
Entendo que não existe pasta termica liquida, mais é o termo mais utilizado para "compostos termicos".
Enfim, tanto CPU como GPU batem 100 graus quando jogo PUBG.
Quando não tem programas abertos, ambas batem 50 graus.
Nesse caso, como a base é de cobre, posso utilizar esse "CoolLaboratory Liquid Pro 100% Metal Liquido" sem problemas.0 -
Acredito que deveria tentar outras opções de resfriamento como utilizar uma ótima base com cooler ativo e utilizar o aparelho em local arejado e sobre uma superfície como vidro ou alumínio.
Utilizar um hub USB com fonte externa para conectar todos os periféricos também faz grande diferença.
Até mesmo porque trocar a pasta, mesmo que de excelente qualidade e muito be passada, irá no máximo diminuir a temperatura final em alguns poucos graus.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Eu coloco duas tampinhas de refrigerante de 2l de cada lado proximo a tela para deixar mais alto, assim circula o ar e não fechar a saida de ar. Uso uma mesa de cerimica, que sempre quando coloco a mao nela, está um pouco gelada.
Ter uma base não me agrada muito, e so uso de perifericos um mouse sem fio e um headset.
Uso um SSD m2 nvme da samsung 970 evo, que emite menos calor tbm que o hd.
Enfim, estou realmente querendo testar uma dessas "pastas" e ver se realmente é util.
Olha uns testes, vou de MX4, já que é mais facil de aplicar, e custa 40 reais no mercadolivre.
Vou realizar uns testes com a pasta padrao de fabrica e depois com a nova pasta e volto daqui a alguns dias para comentar os resultados.0 -
MarceloVMV disse:Eu coloco duas tampinhas de refrigerante de 2l de cada lado proximo a tela para deixar mais alto, assim circula o ar e não fechar a saida de ar. Uso uma mesa de cerimica, que sempre quando coloco a mao nela, está um pouco gelada.
Ter uma base não me agrada muito, e so uso de perifericos um mouse sem fio e um headset.
Uso um SSD m2 nvme da samsung 970 evo, que emite menos calor tbm que o hd.
Enfim, estou realmente querendo testar uma dessas "pastas" e ver se realmente é util.
Olha uns testes, vou de MX4, já que é mais facil de aplicar, e custa 40 reais no mercadolivre.
Vou realizar uns testes com a pasta padrao de fabrica e depois com a nova pasta e volto daqui a alguns dias para comentar os resultados.
A altura ideal seria em cerca de 3 cm na parte da frente e cerca de 5 a 7 na parte de trás.
As bases de alto desempenho além de realizar esse "levantamento" conseguem resfriar (dependendo da base e modo de utilização) em até mais de 25ºC.
Qualquer periférico gera gasto de energia nas USBs e consequentemente aumento de temperatura interna.
Pelo que descreveu utiliza o próprio teclado do aparelho, correto?
Se sim, esse é um dos fatores que mais contribuem para aumento de temperatura, uma vez que o contato das mãos (que são as extremidades do corpo, as maiores repousareis por troca de calor) gera mais calor e menor troca interna.
A troca da pasta é um procedimento que somente deve ser realizado a cada "cura" da pasta (que geralmente em média varia de 3 a 5 anos de uso, em alguns casos até 8 anos) ou em graves problemas de temperatura.
O procedimento é minucioso e pode simplesmente causar danos físicos irreparáveis.
A questão das pastas, já foi amplamente divulgado e testados em vários posts no Clube do Hardware de que "como" utilizar e aplicar a pasta faz muito mais diferença do que a "qual" pasta.
E realmente aconselho que repense alguns pontos de uso do aparelho e verifique no Clube do Hardware sobre as pastas.
Vou procurar uma base com cooler e ver a possibilidade de usar e ver a experencia que tenho.
vou pesquisar mais a respeito no forum do clube do hardware.
obrigado pelas dicas.0 -
Se precisar de ajuda para alguma, basta postar!
Você pode usar o Intel® Extreme Tuning Utility https://downloadcenter.intel.com/pt-br/download/24075/Intel-Extreme-Tuning-Utility-Intel-XTU- ele é disponibilizado pela própria intel, com esse programa vc pode fazer undervolt do seu processador diminuindo a temperatura. Tem o canal do Dan ferreira ele explica como configurar o XTU nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H2JTl0tJ5cU&t=426s , mesmo sem trocar a pasta térmica vc consegue diminuir bem a temperatura..... falo isso pq tenho um nitro 5 tbm e uso o XTU...0
-
O undervolting, mesmo que sendo válida, é uma solução de via de duas mãos.
Diminuindo as voltagens, consequentemente irá diminuir as temperaturas finais, mas em contrapartida, irá sacrificar algum desempenho, uma vez que menos voltagem gera clocks finas menores, principalmente em aplicações que exigem multithreading.
O ideal é conseguir baixar as temperaturas se valendo de vários procedimentos sem abrir mão de desempenho.
Galera, tenho um Acer Helios 300 e gostaria de trocar os thermal pads dele. Quais espessuras ou modelos são recomendados?0
-
Boa tarde marcot !
Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados ou inativos.
Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.
Já lhe adianto a informação de que esse procedimento irá violar a garantia do equipamento.
O meu notebook já teve a garantia expirada já. Tem mais de um ano que eu estou usando o notebook. Nesse caso, há alguma espessura recomendada?0
-
Bom dia marcot !
Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados ou inativos.
Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0