Upgrade - Acer Aspire 5 A515-52G-58LZ - Upgrade SSD

2»

Respostas

• Agora eu sugiro que você ative o trim e verifique esses vídeos:
    https://youtu.be/gE5bWnzNuB8
    https://youtu.be/P31v2qo-dPc
    https://youtu.be/Ws6lWjFfXy4
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa tarde eDLuccas !

Assim que realizar as configurações avançadas post aqui sua opinião e resultados!

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• eDLuccas
    eDLuccas Member Posts: 19 Troubleshooter
    @egydiocoelho
    @MaClane

Olá amigos, volto para postar minha opinião após as configurações avançadas.

Modo AHCI Ativado na bios conforme orientação dos videos youtube baboo. Apesar que meu SSD e um M.2, NVME.

TRIM já esta ativado.

Estranhei que com o programa da Samsung Magician mostra TRIM ativo, mas no CrystalDisk não. Vejam abaixo.
    Tela Programa original Samsung. Firmware e TRIM ok.

Tela CrystalDisk, sem o TRIM.

Outro detalhe é que na BIOS mostra que meu SSD não é suportado, mas o Win10 esta reconhecendo e funcionando normal.

Com relação ao alinhamento de partição, o HD 1TB original esta ok, mas no SSD não da o resultado apresentado no vídeo baboo.

Tela HD 1TB original. Cálculo ok.

Tela SSD M.2 500GB. Não da o número apresentado no video Baboo. Posso estar fazendo algo errado.

Abaixo os compares de antes e depois das configurações avançadas.
    Compare CrystalDisk.

Compare Samsung Magician.

Apenas fiquei com algumas dúvidas:
    Na BIOS mostra que meu SSD não é suportado. Isso pode ser um problema, mesmo tudo funcionado?
    Usando o CrystalDisk não aparece o TRIM ativado, mas no Samsung Magician esta tudo OK. Pode ser incompatibilidade com este CrystalDisk? Algo para se preocupar?
    Com relação ao alinhamento de partição, o SSD M.2 parece não estar alinhado (pode ser que fiz o cálculo errado). Isso pode atrapalhar em algo?

Se puderem esclarecer agradeço.

Em resumo, toda este trabalho de configuração avançada mostrou que teve melhoras no desempenho (já estava ótimo), apesar de pouco tempo de uso.
    Com relação ao SSD M.2 NVME a diferença e brutal nos testes e no uso diário, inclusive comparei com um SSD 2.5 Sata 3 e o desempenho comparado ao M.2 NVME e bem superior, tanto na inicialização do windows, carregamento de arquivos, transferência de dados, ao desligar o equipamento, entre outros. Estou muito satisfeito com os resultados.

Bom acho que é só. Espero que consiga ajudar outros usuários com meu relato.
    A disposição. Abraços a todos.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,315 Trailblazer
    Responder ✓
    Sobre o "problema" do ssd nvme no bios, na verdade não se trata de um problema. Aquela informação apenas mostra que os ssds não suportam a criação de uma senha no bios, como nos hdds por exemplo.
    Sobre o alinhamento da partição, pode sim interferir na clonagem, se eu bem me lembro. É por esse motivo que você deve diminuir o tamanho do hdd para um tamanho aproximado ao do ssd, quando você tenta clonar de um hdd maior para um ssd menor. Veja isso sobre como alinhar: https://br.easeus.com/partition-manager-tips/optimize-ssd-with-4k-alignment-software.html
    Sobre o trim, veja isso: https://pt.begin-it.com/8454-enable-trim-in-windows-10
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Responder ✓
    Boa tarde eDLuccas !

Acredito que o colega Egydio tenha lhe sanado as duvidas referentes.
    No mais, foi um excelente compartilhamento no fórum!

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• eDLuccas
    Obrigado novamente aos colegas.  B)
  • Commodore_1995#
    Responder ✓
    De nada meu amigo. Eu sugiro que você tente alinhar a partição do ssd.

egydiocoelho Trailblazer

• eDLuccas
    Fiz o procedimento indicado. Grato pelas dicas. B)

• eDLuccas
    Responder ✓
    Acho que agora é só usufruir e aproveitar o ótimo desempenho do equipamento. Ficou top. 
     B)B)B)B)B)
  • Commodore_1995#
    Responder ✓
    Eu creio que muitos usuários não estavam conseguindo clonar com êxito, por que a partição estava desalinhada. Vlw por postar a sua solução.

egydiocoelho Trailblazer

• eDLuccas
    Eu creio que muitos usuários não estavam conseguindo clonar com êxito, por que a partição estava desalinhada. Vlw por postar a sua solução.
    Pode ser. Na primeira instalação eu clonei o Win10, funcionou mas deu algum conflito na bios, pois hora fazia boot pelo ssd hora pelo hdd (ficaram exatamente com a mesma nomenclatura). Não sei se isso causou o conflito. Por isso resolvi fazer uma instalação limpa (zerada). Acho que ficou bem melhor sem clonar.
  • MaClane
    Responder ✓
    eDLuccas disse:
    Obrigado novamente aos colegas.  B)

eDLuccas disse:
    Acho que agora é só usufruir e aproveitar o ótimo desempenho do equipamento. Ficou top. 
     B)B)B)B)B)
    Concordo!
    Hora de aproveitar ao máximo o aparelho!

Sincerely, J. MaClane ™