Aspire 5 A151-41G-1480 lento tem solução?

moacir_ntx
moacir_ntx Member Posts: 2 New User
Há 2 dias chegou meu Aspire 5 A151-41G-1480. specs:
  • AMD Quad-Core Processor A12-9720P 2.7GHz (Turbo 3.6 GHz)
  • AMD Radeon RX 540 2 GB
  • Memória 8 GB DDR4
  • HDD 1TB
Eu comprei ele por que me pareceu um notebook muito bom, sendo que a única referência que eu tinha dele eram as especificações. Mas na prática ele nem parece que possui o hardware que vem escrito. Acredito que esse note book deveria rodar League of Legends e CS:GO liso pelo menos no mínimo, uma vez que, meu antigo Inspiron 14 com configurações inferiores o fazia, mas ele não é capaz.

Agora que eu fui pesquisar, vi muitos posts de pessoas reclamando desse notebooks. Descrevendo exatamente meu problema. Que o notebook promete bastante mas não entrega. 
Entretanto, também encontrei reviews boas do mesmo modelo, o que me fez achar que possua solução. Mas , infelizmente ainda não encontrei nada útil.

Eu já tentei atualizar todos os drives que eu achei e meu note não possui o problema com o Disco em 100%.

Esse não é um produto barato e eu me sinto verdadeiramente lesado com meus direitos. Umas specs dessas em comparação ao real desempenho é quase uma propaganda enganosa.

Gostaria de saber o que fazer e se eu sou coberto de alguma forma pela Acer ou pela Revendedora caso o problema seja intrínseco do modelo.

Se estiver faltando alguma informação me avisem. Obrigado

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde moacir_ntx !

Primeiramente, esse modelo não é de segmento Gamer.
    nem de longe tem suporte total a jogos.
    Ele é comercializado e distribuído como equipamento de Performance, direcionado a outras áreas como aperfeiçoamento pessoal, office, estudos, entretenimento (vídeos, filmes, etc.)
    O aparelho cumpre exatamente o que é destinado (que não são jogos).
    Em momento algum foi caracterizado "lesão" ao consumidor visto que seu equipamento funciona perfeitamente ao segmento do qual é disponibilizado.

Sendo assim, qual seu real problema com o aparelho?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• moacir_ntx
    moacir_ntx Member Posts: 2 New User
    MaClane disse:
    Boa tarde moacir_ntx !

Primeiramente, esse modelo não é de segmento Gamer.
    nem de longe tem suporte total a jogos.
    Ele é comercializado e distribuído como equipamento de Performance, direcionado a outras áreas como aperfeiçoamento pessoal, office, estudos, entretenimento (vídeos, filmes, etc.)
    O aparelho cumpre exatamente o que é destinado (que não são jogos).
    Em momento algum foi caracterizado "lesão" ao consumidor visto que seu equipamento funciona perfeitamente ao segmento do qual é disponibilizado.

Sendo assim, qual seu real problema com o aparelho?
    Boa tarde, MaClane

Acho que não entendi sua resposta. Notebook que não é do segmento gamer sem suporte à jogos? Os jogos que eu citei estão longe de serem considerados pesados. Acredito que não aja necessidade de um notebook com tecnologias inovadoras para esse tipo de consumo. 

Achei essa um lista de requisitos recomendados para o CS:GO nesse link http://reidainformatica.com.br/cs-go/requisitos-para-jogar-rodar-cs-go/. Segue a lista;
    • Processador: Pentium Dual Core E6600 3.06GHz ou Phenom 8750 Triple-Core+
    • Placa de vídeo: GeForce GT 545 DDR3, Radeon HD 5670 512MB ou similar.
    • Memória RAM: 4GB
    • Sistema Operacional: Windows 7 64
    • DirectX: V. 9
    • Espaço livre no HD: 7.6GB
    Acredito que meu aparelho cumpra estes requisitos e não vejo motivo para o jogo não funcionar como deveria. Em nenhuma lista de requisitos eu encontrei "notebook de linhar gamer". Na verdade, o argumento que você utilizou na minha cabeça se parece com algo como "Uma faca foi feita pra cortar comida, logo é impossível eu cortar alguém com ela. Para isso eu precisaria de uma faca táctica/de combate".

Gostaria que você elaborasse sua resposta de forma que alguém mais leigo como eu possa entender o que realmente está impedindo esse funcionamento, se é hardware, software ou qualquer outro motivo. Ser de linha gamer não me parece um motivo sólido.
  • MaClane
    Vamos esclarecer vários fatos antes:

Aparelhos de linha Gamer tem de oferecer suporte as tecnologias, tanto de hardware quanto de software.
    Veja que esse equipamento não possui essas características.
    Não é uma questão de se jogos são ou não "pesados", mas sim se o hardware pode trabalhar e desempenhar em conjunto com software.
    Começando pelo conjunto de hardware que é AMD / Radeon.
    Muitas engines são construidas em base de arquitetura Intel / Nvidia.
    Dessa forma, algumas opções não ficam disponiveis em plataformas AMD/Radeon, como é o caso de determinadas instruções que são apenas emuladas por serem proprietárias.
    Veja que pelos requisitos mínimos oficias do CS:GO, o conjunto de hardware dessa máquina mal atinge.
    Nem o processador nem a placa de vídeo dedicada tem potencia e performance para rodar nenhum jogo atual e poucos na geração passada.
    Além disso, jogos atuais não são como plataformas de consoles.
    Jogos atuais requerem muito mais do que apenas instalar e apenas jogar.
    Diversas configurações e requisitos devem ser atendidos.
    CS:GO, LOL, FORTINITE e PUBG são os jogos da atualidade mais mal otimizados e com milhares de reclamações em praticamente qualquer fórum, ate mesmo nos sites das desenvolvedoras.
    No caso de CS:GO, que é um game online, ainda pesam velocidade de banda contratada, rota de pacotes, estabilidade da rede, redirecionamento de servidores, e muitas configurações mais avançadas como as de launcher para que o jogo rode satisfatoriamente.
    E ainda existe o fator de configuração do equipamento.
    Equipamentos mobile (no caso, um notebook) tem estrutura e arquitetura completamente diferente das de desktop.
    A começar pelo conjunto de processador + placa de vídeo.
    Ambas somente atingem desempenho máximo quando estão conectados a uma tomada de energia, setados nas opções de energia para Alto Desempenho, configurados nos Painéis da AMD (Adrenalin) e com bom sistema de arrefecimento.

Então, existem sim várias opções de configurações que podem ser aplicadas para que seu aparelho tenha um desempenho um pouco melhor e mais otimizado.
    Mas ele nunca conseguira desenvolver por completos esses jogos.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    Realize os procedimentos de configuração e otimização abaixo que já foram testados por vários usuarios.
    Lembrando que essas configurações vão otimizar seu sistema o máximo, mas não melhorar suporte a jogos.

Siga a sequencia:

1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:

Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Nele, vc vai ter esta aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a depender do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que vc está usando.

Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se vc marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se vc marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que vc está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

Você deve iniciar um jogo, um a um, e configuralos para "High Performance".

Configurações do Sistema:

Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Win10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.

Veja aqui:

- Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:

- Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo, inicie ele
    - Saia do jogo, dê quit, saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai ta o jogo que vc iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Pra mim não precisou, mas se vc quiser, vc pode reiniciar o note.
    - Abra seu jogo e teste.

OBS: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

Sincerely, J. MaClane ™

• Nizzoli
    Nizzoli Member Posts: 1 New User
    moacir_ntx disse:
    • AMD Radeon RX 540 2 GB
    • Memória 8 GB DDR4
    • HDD 1TB
    Eu comprei ele por que me pareceu um notebook muito bom, sendo que a única referência que eu tinha dele eram as especificações. Mas na prática ele nem parece que possui o hardware que vem escrito. Acredito que esse note book deveria rodar League of Legends e CS:GO liso pelo menos no mínimo, uma vez que, meu antigo Inspiron 14 com configurações inferiores o fazia, mas ele não é capaz.

Agora que eu fui pesquisar, vi muitos posts de pessoas reclamando desse notebooks. Descrevendo exatamente meu problema. Que o notebook promete bastante mas não entrega. 
    Entretanto, também encontrei reviews boas do mesmo modelo, o que me fez achar que possua solução. Mas , infelizmente ainda não encontrei nada útil.

Eu já tentei atualizar todos os drives que eu achei e meu note não possui o problema com o Disco em 100%.

Esse não é um produto barato e eu me sinto verdadeiramente lesado com meus direitos. Umas specs dessas em comparação ao real desempenho é quase uma propaganda enganosa.

Gostaria de saber o que fazer e se eu sou coberto de alguma forma pela Acer ou pela Revendedora caso o problema seja intrínseco do modelo.

Não trabalho com games ou jogos, o notebook é lento em todos os processos !!!
  • MrfSociety
    MrfSociety Member Posts: 31 Enthusiast WiFi Icon
    Nizzoli disse:
    moacir_ntx disse:
    • AMD Radeon RX 540 2 GB
    • Memória 8 GB DDR4
    • HDD 1TB

Cara, eu tenho o modelo E553G, que é inferior ao seu, e ontem pude perceber uma coisa, todo e qualquer notebook que você comprar (fora os da linha gamer) se faz essencial você instalar um SSD, de pleo menos 240GB para usar o windows e outras aplicações, por algum motivo os HDs de notebooks são extremamente lentos, acho que pela limitação em tamanho. Mas coloquei um SSD ontem, e cara, notebook iniciando com menos de 10 segundos, lindamente!
  • MaClane
    Nizzoli disse:
    moacir_ntx disse:
    • AMD Radeon RX 540 2 GB
    • Memória 8 GB DDR4
    • HDD 1TB

Já verificou e realizou todos os procedimentos propostos no post?

MrfSociety disse:
    Nizzoli disse:
    moacir_ntx disse:
    • AMD Radeon RX 540 2 GB
    • Memória 8 GB DDR4
    • HDD 1TB

Cara, eu tenho o modelo E553G, que é inferior ao seu, e ontem pude perceber uma coisa, todo e qualquer notebook que você comprar (fora os da linha gamer) se faz essencial você instalar um SSD, de pleo menos 240GB para usar o windows e outras aplicações, por algum motivo os HDs de notebooks são extremamente lentos, acho que pela limitação em tamanho. Mas coloquei um SSD ontem, e cara, notebook iniciando com menos de 10 segundos, lindamente!
    Na verdade não há nada de essencial em utilizar um SSD.
    Isso acabou por se tornar mais quase que uma lenda urbana.
    É sim verdade de que as velocidades finais de leitura e escrita são muito maiores que um HDD padrão.
    Porém essa é a única diferença.
    HDDs padrões não são extremamente lentos.
    Eles são desenvolvidos para cumprir com mérito suas funções.
    Possuo um notebook com 5 sistemas operacionais em um HDD padrão e tenho ótimo desempenho e tempo de boot de cerca de 12 segundos (abaixo de vários aparelhos que com SSD NVMe, etc, etc, etc fazem boot com 10, 15, 25 segundos).
    Tudo é questão de conhecimento e configurações adequadas.
    Então, um SSD não vai melhorar o desempenho final da máquina (que é medido pelo conjunto de software + hardware).
    Vai "apenas" melhorar velocidades de leitura e escrita.

Sincerely, J. MaClane ™

• 12341234
    12341234 Member Posts: 1 New User
    Tenho o mesmo modelo adquirido em 2019 e acontece tudo citado acima, comprei pelas especificações que são muito boas, mas está sempre lento, somente com Softwares originais, não importa o que se faça, restaura de fábrica via windows e tudo mais e nada resolve. Deveriam assumir o erro desde projeto e ressarcir os compradores, me sinto lesado, que decepção. Se eu estiver errado me provem ao contrário, levam a máquina para assistência e me devolvam em ordem.