JOIN OUR RANKS
Sign up for an Acer ID and get exclusive access to deals and the Predator Den community, where you can ask and answer questions about gaming and gear.
Tinkerer
Ao contrário, você DEVE sim fazer quantas perguntas forem necessárias para sanar suas duvidas.Marcus220997 disse:Desculpe por fazer tantas perguntas @MaClane, mas em relação ao ssd para ver se o comando trim esta habilitado e se o firmware update dele esta atualizado, posso fazer isso após a instalação do SO? e outra coisa, vou deixar o HDD apenas utilizável como armazenamento utilizando um caddy na entrada optica, porém como realizo a formatação do mesmo sem perder a partição de recuperação?
Quais são as regras da comunidade? Confira nosso Acordo de Usuário da Comunidade da Acer. Registre-se para obter todos os benefícios de ser um membro! Seja social e se apresente no nosso Fórum Bem Vindo e discussões abertas, conheça nosso Programa ACE e o que está acontecendo na Acer.
Perguntas Frequentes e Respostas
Não existe essa possibilidade de "reinstalar" seu SO de fábrica em um SSD uma vez que o sistema fornecido pela Acer fica em uma partição oculta do HDD padrão.
Se realizar uma instalação "limpa" no SSD via USB o sistema não será o mesmo de fábrica, mesmo que a chave do Windows seja validada.
Caso opte por instalar um SSD mesmo, saiba que no HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
Até mesmo para manter uma cópia do seu sistema OEM de fábrica.
Então o ideal é clonar o Windows 10 e suas partições.
Para isso, o espaço do SSD deve ser do mesmo tamanho do HDD.
Pode utilizar algum software de clonagem como o Minitool Partition ou Macrium Reflect.
Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™
Tinkerer
Seu Windows possui licença OEM.
Essa licença é restrita e vinculada unicamente a essa máquina e ao próprio SO de fábrica que possui caracteristicas próprias diferenciadas de um SO "limpo".
Em alguns sistemas a chave não pode ser validada em outras versões e se for o sistema será funcional mas não será o de fábrica.
Por isso o ideal é que faça a clonagem.
Se optar por uma instalação "limpa", a USB deve ser criada com algum software como Rufus com suporte ao padrão Legacy se for MBR ou GPT se for UEFi.
Na Bios deve desabilitar o SecureBoot.
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™
Tinkerer
De qualquer forma, vou lhe passar um guia básico:
2- acesse o powershell como administrador e digite os seguintes comandos para configurar o pendrive para o boot:
Obs: dê um "enter" após cada comando
diskpart
list disk
sel disk x (x é o número do pendrive)
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=fat32 quick
assign
3- extraia a ISO e cole os arquivos no pendrive
Selecione modo UEFi e coloque o pendrive em primeira opção e o HDD em segunda na seção boot.
Ou pode também utilizar o bootmenu (pressionando F12 e selecionar a pendrive).
Após a primeira reinicialização, você deverá colocar o SSD como primário no boot.
5- dentro da instalação do Windows 10 precisará converter o SSD para GPT para funcionar no modo UEFi.
Para fazer isso pressione shift+F10 e digite:
diskpart
list disk
sel disk x (x é o número do SSD)
clean
convert gpt
Após isso saia e continue a instalação.
diskpart
list disk
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=ntfs
assign
Durante a instalação exclua e crie uma nova partição, caso o Windows não permita a instalação de forma padrão.
Sincerely, J. MaClane ™
Tinkerer
No que eu puder, irei lhe orientar.
Quanto a sua duvida sobre o TRIM e a firmware você DEVE fazer isso após o SO instalado.
Somente se ocorrer erro durante a instalação voce deve atualizar firmware.
Nesse caso, em alguns sistemas quando formata o C: , mesmo que deixe as partições ocultas intactas pode ocorrer de haver perda ou erro nas partições ocultas.
Então ficam 2 opções:
Manter o HDD como está e somente utiliza-lo como armazenamento ou realizar a clonagem para o SSD.
Sincerely, J. MaClane ™
Tinkerer
Agora em relação ao HDD, se eu optar por fazer a clonagem poderei formatar meu HDD normalmente correto?
Se clonar sim, poderá apagar seu HDD.
Sincerely, J. MaClane ™
Sobre o secureboot, eu recomendo que você habilite após a instalação.
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!
2) é possível que ocorra algum erro, caso os dispositivos possuam tamanhos diferentes. Por isso que é recomendável diminuir o tamanho da partição do HD, caso o HD tenha maior capacidade de armazenamento que o SSD. Sobre a garantia do software, eu creio que você não perderá. Mas eu recomendo que você mantenha esta partição também no HD, por pelo menos 90 dias, apenas por precaução. Depois disso, eu formataria o hd já que a partição oculta já estaria clonada no SSD.
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!
Tinkerer
Vocês poderiam explicar como é realizado o processo de beckup do HDD para algum outro dispositivo de armazenamento? Caso ocorra algum erro no processo de clonagem...
Entretanto, eu sugiro que você também salve os seus arquivos mais importantes em uma mídia externa, ou biparta o hd e salve os outros arquivos na outra partição! O próprio windows também fornece uma opção de backup:
egydiocoelho
Tinkerer
egydiocoelho
Que bom que toda ajuda foi útil!
Precisando de algo, basta postar!
Sincerely, J. MaClane ™