Duvida sobre aprimoramentos noPC GAMER Acer Aspire GX-783-BR13

Eduuardo
Eduuardo Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2018
ola, estou pensando em comprar este pc gamer do titulo, estou com umas duvidas:
eu quero o pc principalmente para jogar jogos pesados como, The Witcher 3, Gta V, Pubg, Fortnite, dentre outros, e estou com medo de instalar os jogos no hd padrão de pc de 1TB. está sera minha primeira esperiencia com um pc, sera o meu primeiro, entao se eu instalar todos estes jogos no hd vai ter consequencias ? tipo travamentos ou perde de desempenho ?
por isto estava pensando em comprar um ssd de uns 120gb para instalar os jogos, mais como diz na descrição, este pc ja vem com 1 ssd para uso livre do windows, ento eu quero saber se da pra adicionar outro ssd no pc, ou trocar este por 1 com mais memoria ? Obrigado.

Comentários

  • O desempenho nos jogos tanto no hd quanto no ssd será o mesmo, pois o ssd melhora apenas a velocidade do carregamento e não do fps! Esses 8gb de cache ssd, eu acho que é referente a memória optane, para que dessa forma o hd carregue mais rapidamente o windows! No entanto, se o hardware do gx-783 for o mesmo do modelo gx-781, deverá suportar ssd m2 2280 sata 3! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Eduuardo!

    Primeiro, como afirmou o colega
    egydiocoelho, SSD's "apenas" aumentam o desempenho de aplicativos diminuindo o tempo de "loading" entre a requisição/leitura/escrita. Não existe nenhum ganho em FPS.

    Assim como o HD desse seu equipamento, os 8GB são de um sistema híbrido.
    Ou seja, um HDD padrão de leitura por braço e discos e uma partição SSD que otimiza o sistema em leitura progressiva e geométrica a cada vez que utilizar a máquina. (
    O armazenamento de 8 GB Cache SSD é utilizado exclusivamente pelo sistema operacional para aumento de desempenho. O usuário não tem acesso a este armazenamento.)
    Em qualquer um dos dois sistemas de discos (HDD ou SSD) é aconselhável que mantenha ao menos 25% do tamanho total livres para manter a
    a consistência da performance.
    Isso devido ao fato de que tanto Windows quanto alguns softwares utilizam por padrão uma parte do HD para alocar informações temporárias além das que estão na RAM.

    Agora quanto aos jogos, aconselho que adquira um SSD (caso ache necessário) bem maior do que 120GB.
    Vou lhe dar um exemplo:
    O Windows juntamente com as atualizações, bibliotecas, plugins, e softwares básicos para rodar seus jogos já irá consumir cerca de 25Gb.
    Agora, "apenas" os games que citou, o quanto ocupam de espaço:
    Fortnite: 20Gb
    PUBG: 30Gb
    GTA V: 65Gb
    The Witcher 3: 40Gb
    Isso somente os arquivos padrões de instalação, sem contar atualizações e DLC´s.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado novembro 2018
    Correto @MacLane! Eu estava na dúvida se esse "ssd" era referente há uma memória optane, que também ajuda no carregamento do windows ou se era realmente um hd híbrido! De qualquer forma, na minha opinião, considero que o ssd sata 3 seria a melhor opção, visto que, nem mesmo os hd's híbridos superam a velocidade de um ssd m2 2280! Há relatos e vídeos na internet que os ssd's m2 conseguem ser mais rápido que um hd híbrido!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Eduuardo
    Eduuardo Member Posts: 4 New User
    MaClane disse:
    Boa noite Eduuardo!

    Primeiro, como afirmou o colega egydiocoelho, SSD's "apenas" aumentam o desempenho de aplicativos diminuindo o tempo de "loading" entre a requisição/leitura/escrita. Não existe nenhum ganho em FPS.

    Assim como o HD desse seu equipamento, os 8GB são de um sistema híbrido.
    Ou seja, um HDD padrão de leitura por braço e discos e uma partição SSD que otimiza o sistema em leitura progressiva e geométrica a cada vez que utilizar a máquina. (O armazenamento de 8 GB Cache SSD é utilizado exclusivamente pelo sistema operacional para aumento de desempenho. O usuário não tem acesso a este armazenamento.)
    Em qualquer um dos dois sistemas de discos (HDD ou SSD) é aconselhável que mantenha ao menos 25% do tamanho total livres para manter a a consistência da performance.
    Isso devido ao fato de que tanto Windows quanto alguns softwares utilizam por padrão uma parte do HD para alocar informações temporárias além das que estão na RAM.

    Agora quanto aos jogos, aconselho que adquira um SSD (caso ache necessário) bem maior do que 120GB.
    Vou lhe dar um exemplo:
    O Windows juntamente com as atualizações, bibliotecas, plugins, e softwares básicos para rodar seus jogos já irá consumir cerca de 25Gb.
    Agora, "apenas" os games que citou, o quanto ocupam de espaço:
    Fortnite: 20Gb
    PUBG: 30Gb
    GTA V: 65Gb
    The Witcher 3: 40Gb
    Isso somente os arquivos padrões de instalação, sem contar atualizações e DLC´s.
    muito obrigado cara, ajudou mt, então só para ter crtz, o melhor seria eu adquirir um sdd para instalar os jogos né ? ( eu sabia o tempo todo q n ouveria ganho de fps, eu estavs preucupado com lotar o hd)
  • Eduuardo
    Eduuardo Member Posts: 4 New User
    Correto @MacLane! Eu estava na dúvida se esse "ssd" era referente há uma memória optane, que também ajuda no carregamento do windows ou se era realmente um hd híbrido! De qualquer forma, na minha opinião, considero que o ssd sata 3 seria a melhor opção, visto que, nem mesmo os hd's híbridos superam a velocidade de um ssd m2 2280! Há relatos e vídeos na internet que os ssd's m2 conseguem ser mais rápido que um hd híbrido!
    obrigado ajudou muito, entao apenas para deixar claro, eu posso sim adicionar outro ssd no pc, e seria melhor eu escolher um ssd sata m3 para a instalção dos jogos ? ( eu esta ciente o tempo todo de que colocar os jogos no ssd n teria ganho de fps, minha preucupação era colocar tudo no hd e lotar a memoria)
  • Se o seu modelo suportar nvme, eu optaria pelo nvme, caso a diferença de preço não fosse tão grande!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado novembro 2018
    Pelo custo beneficio, como é pra jogos, eu recomendo esse modelo:

    httpshttp2mlstaticcomhd-ssd-kingston-480gb-sata-6gbs-25-pol-lacrado-a400-500mbs-D_NQ_NP_662902-MLB27970736180_082018-Fjpg
    SSD A400 Kingston

    Modelo: SA400S37/480G

    Especificações:

    - Formato: 2,5 pol 

    - Interface: SATA Rev. 3.0 (6Gb/s) — compatível com a versão anterior SATA Rev. 2.0 (3Gb/s)

    - Capacidades: 480GB

    - NAND: TLC 

    - Performance de referência - até 500MB/s para leitura e 450MB/s para gravação

    - Temperatura de armazenamento: -40 °C a 85 °C 

    - Temperatura de operação: 0 °C a 70 °C

    - Vibração quando em operação: 2,17G pico (7 – 800 Hz)

    - Vibração quando não está em operação: 20G pico (10 – 2000 Hz)

    - Expectativa de vida útil: 1 milhão de horas MTB

    Tem espaço suficiente para instalar uns 10 jogos atuais de uma única vez, vai lhe fornecer o desempenho ótimo nos loadings.
    Apenas confirme se internamente existe uma baia para o formato 2,5"".
    Caso não, você deverá adquirir um adaptador, como esse de exemplo:
     


    Se for o caso, de preferência para os modelos de alumínio ou cobre que dispersão melhor o calor.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Esse modelo parece ter o mesmo hardware do gx-781! O gx-781 suporta ssd m2 2280:

    Verifique se o seu modelo possui entrada para ssd m2 2280! O ssd de 2,5" indicado pelo colega MacLane também está de bom tamanho! No entanto eu investiria em algo mais atual e mais rápido!

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mariano3DMaker
    Mariano3DMaker Member Posts: 2 New User
    Pessoal, a placa mãe do GX-783-BR13 que eu peguei é bem fraquinha, não tem suporte a M2, pelo que eu vi é uma PCware IPMH110G. eu até estava pensando que era uma Gigabyte, mas ledo engano.

    Comprei o meu agora há 2 semanas.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Mariano3DMaker !

    Esse tópico já esta inativo a algum tempo.
    Caso tenha alguma duvida crie um novo tópico para que sua duvida tenha maior visibilidade e seja respondida adequadamente.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!