ACER NITRO 5 - GPU DA GTX FICANDO INATIVA (407MHZ) POR ALGUNS SEGUNDOS/ TURBO BOOST NÃO RECONHECIDO

bridBR
bridBR Member Posts: 6

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019
1) O Turbo Boost não inicia(eu sei porque mesmo com STRESS da CPU ela não sai de 2.5GHZ, além disso, se faço a "solução gambiarra" e testo em STRESS ela chega a 3.5GHZ).
2) Queda de FPS nos jogos (pelo MSI After descobri que a queda ocorria por inativação do CLOCK da memoria da GPU(nao da base) por alguns milésimos. A velocidade da memória saía de 3.504MHZ para 407 MHZ(ou 409, não lembro direito) por alguns milisegundos, daí o FPS caia e voltava. 
* Em ambos os casos a temperatura manteve-se baixa (70 graus na CPU e 49 graus na GPU) - uso cooler e ar condicionado no quarto.

Para o 1o problema testei todas configurações de energia possíveis, videos no youtube, etc. A unica solução foi quando descobri que o erro é um problema de bug da própria Acer: o turbo boost apenas inicia quando o computador é ligado fora da tomada e depois inserido na tomada. Testei e verifiquei todas configurações de energia (alto desempenho, etc). Essa foi a "solução gambiarra". Mas é muito chato ter que lembrar todas as vezes de ligar o notebook fora da tomada e só depois inseri-lo.
Nos fóruns gringos encontrei essa solução. Gostaria de saber se a Acer já conhece esse problema - e se está fazendo algo para solucionar.

Para o 2o problema, também fiz tudo que estava meu alcance. Os travamentos não ocorreram por temperatura(sempre baixas) e nem por gargalo em outros componentes (sendo utilizados a 80% apenas). Em fórum gringo também encontrei a solução: instalar o antigo driver 388.71, fiz isso e não tive mais problemas nos jogos: nunca mais a frequencia da memoria baixou para inativa por alguns segundos. Tudo roda perfeitamente.

O unico problema após instalar o driver é que o Windows tem utilizado minha GPU para rodar processos do próprio windows (power button, logonui, skype, etc). Já alterei as configurações no painel de controle da nvidia para adaptável - inclusive coloquei apenas gráficos integrados (inativando a GPU 1050). Porém mesmo com a GPU inativa, se eu troco de usuário no windows, o processo "logonui" começa a ser executado pela GPU. Esse processo logonui está vinculado a troca de usuário no windows.

Assim, gostaria de saber:
1) Existe alguma solução quanto ao turbo boost - para ser reconhecido mesmo quando o note é ligado já na tomada.
2) A acer já possui conhecimento desse problema?
3) O problema com os drivers mais novos da placa de video podem estar relacionadas a Bios do notebook ?
4) A acer tem tido conhecimento com problemas da frequencia da GPU ficar inativa com os drivers mais novos da Nvidia?

Respostas

  • Olá! Você poderia informar o modelo exato do seu notebook? Exemplo an515-51-75kz! Qual é a versão do bios?
    a) Os notebooks somente atingem o desempenho máximo, quando estão conectados à rede elétrica! Sobre o fato do clock estar caindo, você já verificou se o problema permanece desativando a inicialização rápida! O turbo boost somente é ativado quando há demanda! Além disso, é necessário configurar o notebook para alto desempenho nas opções de energia! Você já testou a solução encontrada por você, com a inicialização rápida desativada? Além disso, configure a bateria também para alto desempenho pelo fato que irei mencionar abaixo:
    b) Se isso for um bug, eu não creio que seja referente há um problema com a Acer, mas há algum bug no próprio windows! Além disso, muitos usuários relatam que a queda fps ocorre justamente quando o notebook passa a também utilizar a energia da bateria, para fornecer mais desempenho. 
    c) Já foi comprovado várias vezes, que nem sempre um driver mais novo está melhor otimizado que um driver mais antigo! No entanto, as vezes, o fabricante lança alguma atualização para o vbios! Entretanto, o fato de um driver mais novo estar mal otimizado, não tem haver com a versão do bios!
    d) Eu não sei se Acer tem ou não conhecimento! Entretanto, isso pode ser um bug no próprio driver e que deve ser corrigido pela nvidia! Se fosse um problema relacionado ao notebook ou no bios, se manifestaria também nos drivers mais antigos!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • bridBR
    bridBR Member Posts: 6

    Tinkerer

    editado março 2019
    Primeiramente, MUITO OBRIGADO! Obrigado mesmo.
    Egydio, ao que parece esse BUG apenas tem ocorrido no Acer. Encontrei no fórum gringo a solução - depois também encontrei aqui:https://community.acer.com/pt/discussion/comment/483513.
    Veja os comentários dos colegas:
    "O Turbo Boost só funciona se você ligar o notebook na bateria, sem energia, e dentro do Windows, após o boot, conectar o carregador à energia (ou o carregador ao notebook, tanto faz), aí o Turbo Boost passa a funcionar, levando a CPU (no meu caso, o i5 5200U, de 2,2GHz aos 2,7GHz caso necessário)."
    "
    Graças a vc consegui ativar o turbo boost!! meu notebook é o mesmo modelo e estava quebrando a cabeça para ativar o turbo e fiz o mesmo que vc liguei na bateria e depois conectei o carregador e a frequencia pulou de 2.2 para 2.6 ghz, que BUG tosco!! ACER deveria dar uma olhada nisso e nos trazer um solução."

    Enfim, é um problema que ocorre desde 2017. Não vi nenhum outro caso que não seja Acer. 
    Eu sei que o turbo boost apenas é utilizado quando necessário, mas está aí o bug: se você liga com ele direto na tomada, ele nunca ativará o turbo boost - ainda que fosse preciso.

    Então fica aí a dica se um dia ver alguem com problema parecido: experimente ligar o notebook fora da tomada e coloque na tomada após o windows estar logado.

    Quanto a placa de vídeo, apenas a 388.71 está funcionando sem travar os jogos - mas daí surgiu outro problema, o windows está usando a GPU para realizar alguns processos. Minha solução paliativa foi desativar a Nvidia no painel da Nvidia, fazendo exceções para que ela funcione apenas em programas específicos que eu selecionar. Se eu coloco no modo automático, vários processos do windows começam a ser rodados diretamente na GPU - mesmo processos toscos. É um problema do driver mesmo, pois se atualizo tudo volta ao normal. Mandei uma mensagem para o suporte da Nvidia, vamos ver.

    Informações solicitadas:
    BIOS CPU - V1.19
    BIOS GPU -  86.07.40.00.1
    Modelo notebook: AN515-51-50U2 
  • Eu possuo também o modelo an515-51-75kz e esses problemas não ocorrem! Você já atualizou o bios para a versão 1.21, para verificar se resolve ou não o problema! Além disso, eu tenho atualizado o driver mais recente e até agora eu não tive problemas! Esse problema do turboboost, eu creio que seja algum bug, pois aqui no meu computador, eu não preciso utilizar este artifício para ativar o turboboost, mas eu tenho a versão 1.21 do bios instalado!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • bridBR
    bridBR Member Posts: 6

    Tinkerer

    O meu modelo é no 50U2, seria o mesmo que o seu ? 
    Se sim, poderia me dizer como atualizar a BIOS ? A minha versão é a 1.19. Um técnico me disse que realmente poderia ser a BIOS. 
  • bridBR
    bridBR Member Posts: 6

    Tinkerer

    Como eu comprei essa semana, eu perco a garantia se atualizar a BIOS ?
  • No meu caso, o meu notebook possui uma gtx1050ti e um processador 7700hq! Eu tentaria antes, atualizar o windows e também atualizar os drivers de vídeo intel no site da intel! É possível que o driver intel esteja provocando algum conflito com o driver da nvidia!
    Sobre o bios, a atualização do bios não perde a garantia! Entretanto, há uma possibilidade de danificar o notebook, caso algo dê errado, pois é um procedimento arriscado! 
    a) Para atualizar o bios, baixe este arquivo: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.21_A_A.zip?acerid=636778429323177360&Step1=NOTEBOOK&Step2=NITRO&Step3=NITRO AN515-51&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6
    b) Deixe a bateria carregar até 100%
    c) Deixe o notebook conectado o tempo todo na tomada;
    d) Desconecte qualquer periférico das portas usb;
    e) desative os antivírus ou desinstale-os, caso tenha algum instalado;
    f) desative o wifi;
    g) eu também sugiro que de atualizar o bios, que você reinicie o notebook por causa da inicialização rápida!
    *Eu não me responsabilizo por nenhum dano, pois é um procedimento arriscado! Se faltar energia, pode corromper o bios!

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)