1) O Turbo Boost não inicia(eu sei porque mesmo com STRESS da CPU ela não sai de 2.5GHZ, além disso, se faço a "solução gambiarra" e testo em STRESS ela chega a 3.5GHZ).
2) Queda de FPS nos jogos (pelo MSI After descobri que a queda ocorria por inativação do CLOCK da memoria da GPU(nao da base) por alguns milésimos. A velocidade da memória saía de 3.504MHZ para 407 MHZ(ou 409, não lembro direito) por alguns milisegundos, daí o FPS caia e voltava.
* Em ambos os casos a temperatura manteve-se baixa (70 graus na CPU e 49 graus na GPU) - uso cooler e ar condicionado no quarto.
Para o 1o problema testei todas configurações de energia possíveis, videos no youtube, etc. A unica solução foi quando descobri que o erro é um problema de bug da própria Acer: o turbo boost apenas inicia quando o computador é ligado fora da tomada e depois inserido na tomada. Testei e verifiquei todas configurações de energia (alto desempenho, etc). Essa foi a "solução gambiarra". Mas é muito chato ter que lembrar todas as vezes de ligar o notebook fora da tomada e só depois inseri-lo.
Nos fóruns gringos encontrei essa solução. Gostaria de saber se a Acer já conhece esse problema - e se está fazendo algo para solucionar.
Para o 2o problema, também fiz tudo que estava meu alcance. Os travamentos não ocorreram por temperatura(sempre baixas) e nem por gargalo em outros componentes (sendo utilizados a 80% apenas). Em fórum gringo também encontrei a solução: instalar o antigo driver 388.71, fiz isso e não tive mais problemas nos jogos: nunca mais a frequencia da memoria baixou para inativa por alguns segundos. Tudo roda perfeitamente.
O unico problema após instalar o driver é que o Windows tem utilizado minha GPU para rodar processos do próprio windows (power button, logonui, skype, etc). Já alterei as configurações no painel de controle da nvidia para adaptável - inclusive coloquei apenas gráficos integrados (inativando a GPU 1050). Porém mesmo com a GPU inativa, se eu troco de usuário no windows, o processo "logonui" começa a ser executado pela GPU. Esse processo logonui está vinculado a troca de usuário no windows.
Assim, gostaria de saber:
1) Existe alguma solução quanto ao turbo boost - para ser reconhecido mesmo quando o note é ligado já na tomada.
2) A acer já possui conhecimento desse problema?
3) O problema com os drivers mais novos da placa de video podem estar relacionadas a Bios do notebook ?
4) A acer tem tido conhecimento com problemas da frequencia da GPU ficar inativa com os drivers mais novos da Nvidia?