Acer A515-41g-1480 problema com jogos

LucasRevoltado
LucasRevoltado Member Posts: 11

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Estou com esse notebook a alguns dias. Instalei o CSGO e por incrível que pareca a taxa de fps não passa de 30-37 nas configurações minimas do jogo... Acho isso um absurdo já que o notebook tem uma placa dedicada.
Obs: já coloquei o exe do jogo na readon como alta desempenho e não adiantou nada. 
Alguém pode me ajudar?

Comentários

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia LucasRevoltado !

Primeiramente entenda alguns pontos.
    Esse notebook não é de segmento Gamer e sim de segmento Desempenho.
    A montagem do hardware foi disponibilizado visando outras funções como Personal Office, Work, entretenimento (filmes, vídeos, etc), dentre outros.
    Nem o processador nem a placa de vídeo oferecem grande suporte a jogos.
    Isso não impede que você tente rodar algum que o aparelho, mesmo limitado nessa área possa buscar renderizar.

Outro fator é o próprio CS:GO, já conhecido por ser um dos jogos mais mal otimizados da atualidade, com milhares de reclamações, até mesmo no site do desenvolvedor.

Para tentar melhorar esse problema, realize os seguintes procedimentos:

1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:

Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Nele, vc vai ter esta aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a depender do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que vc está usando.

Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se vc marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se vc marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que vc está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

Você deve iniciar um jogo, um a um, e configuralos para "High Performance".

Configurações do Sistema:

Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Win10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.

Veja aqui:

- Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:

- Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo, inicie ele
    - Saia do jogo, dê quit, saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai ta o jogo que vc iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Pra mim não precisou, mas se vc quiser, vc pode reiniciar o note.
    - Abra seu jogo e teste.

OBS: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter 

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LucasRevoltado

Tinkerer

MaClane disse:
    Bom dia LucasRevoltado !

Primeiramente entenda alguns pontos.
    Esse notebook não é de segmento Gamer e sim de segmento Desempenho.
    A montagem do hardware foi disponibilizado visando outras funções como Personal Office, Work, entretenimento (filmes, vídeos, etc), dentre outros.
    Nem o processador nem a placa de vídeo oferecem grande suporte a jogos.
    Isso não impede que você tente rodar algum que o aparelho, mesmo limitado nessa área possa buscar renderizar.

Outro fator é o próprio CS:GO, já conhecido por ser um dos jogos mais mal otimizados da atualidade, com milhares de reclamações, até mesmo no site do desenvolvedor.

Para tentar melhorar esse problema, realize os seguintes procedimentos:

1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:

Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Nele, vc vai ter esta aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a depender do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que vc está usando.

Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se vc marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se vc marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que vc está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

Você deve iniciar um jogo, um a um, e configuralos para "High Performance".

Configurações do Sistema:

Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Win10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.

Veja aqui:

- Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:

- Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo, inicie ele
    - Saia do jogo, dê quit, saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai ta o jogo que vc iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Pra mim não precisou, mas se vc quiser, vc pode reiniciar o note.
    - Abra seu jogo e teste.

OBS: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter 

Vou testar amigo, fiquei muito triste quando o CS não passava dos 30 fps .
  • LucasRevoltado

Tinkerer

Tem algum programa pra desistalar os drive da AMD por completo?
  • MaClane
    Tem algum programa pra desistalar os drive da AMD por completo?
    Sim.
    Utilize o AMD Clear Up: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LucasRevoltado

Tinkerer

Infelizmente não funcionou, o fps continua muito baixo
  • MaClane
    Então o problema é com o jogo e nas configurações proprietárias do mesmo e não no equipamento.
    Já testou as dezenas de soluções oferecidas diretamente para o jogo? 

Sincerely, J. MaClane ™

• MaClane
    Além disso, fatores como rota de servidores, velocidade e estabilidade de link de internet dentre outros pode´m interferir muito no desempenho final, seno um game online.

Sincerely, J. MaClane ™

• LucasRevoltado

Tinkerer

Não, vou tentar fazer isso, colocar uma resolução mais baixa, e já está na no médio as outras configurações
  • MaClane

Sincerely, J. MaClane ™

• LucasRevoltado

Tinkerer

Um desse vídeos funcionou um pouco, digo um pouco pq tive um aumento de 15 a 20 fps no jogo (tudo low) . 
    Mas cara, eu acho muito injusto o note não rodar com um fps mais alto 
  • LucasRevoltado

Tinkerer

editado março 2019
    Vi alguns posts que algumas pessoas migraram para o Win 7 e resolveram os problemas  em relação a desempenho nos  jogos. Isso é verdade?
  • MaClane
    Vi alguns posts que algumas pessoas migraram para o Win 7 e resolveram os problemas  em relação a desempenho nos  jogos. Isso é verdade?
    Com as configurações certas sim.
    A orientação inicial para migrar para o 7 foi minha.
    Mas de qualquer forma entenda que esse modelo não é do seguimento Gamer.
    O novo driver e configurações já existem relatos de usuarios conseguindo rodar alguns jogos mesmo forçando a máquina.
    TheNightporter conseguiu rodar TombRaider 2013 em Ultra.
    Então o problema não é no equipamento, como sempre frisei.
    Joguei profissionalmente por alguns anos quando CS ainda não era GO.
    Então me responda uma coisa:
    Conhece bem de CS?
    Entende opções de arranque?

Sincerely, J. MaClane ™

• LucasRevoltado

Tinkerer

Sim, já configurei as opções de arranque na Steam para o cs:go, creio que foi essa configuração, junto com as demais dicas do vídeo que fizeram eu ganhar um pouco a mais de fpsMaClane disse:
    Com as configurações certas sim.
    A orientação inicial para migrar para o 7 foi minha.
    Mas de qualquer forma entenda que esse modelo não é do seguimento Gamer.
    O novo driver e configurações já existem relatos de usuarios conseguindo rodar alguns jogos mesmo forçando a máquina.
    TheNightporter conseguiu rodar TombRaider 2013 em Ultra.
    Então o problema não é no equipamento, como sempre frisei.
    Joguei profissionalmente por alguns anos quando CS ainda não era GO.
    Então me responda uma coisa:
    Conhece bem de CS?
    Entende opções de arranque?

• LucasRevoltado

Tinkerer

Entendi que o notebook não é o ideal para jogos, infelizmente. 

• MaClane

Sincerely, J. MaClane ™

• LucasRevoltado

Tinkerer

Mas eu tô pensando seriamente em instalar o Win 7, só para ver se ganho mais desempenho no CS:Go quanto em jogos futuros que vou comprar .
    Tenho fé que ele aguente rodar pelo menos um BF4 ou um fifa 19, sera que estou sonhando alto? Kkk
  • MaClane
    Mas eu tô pensando seriamente em instalar o Win 7, só para ver se ganho mais desempenho no CS:Go quanto em jogos futuros que vou comprar .
    Tenho fé que ele aguente rodar pelo menos um BF4 ou um fifa 19, sera que estou sonhando alto? Kkk
    Fisicamente o hardware não oferece suporte a nenhum dos 2 jogos.
    Mesmo com todas as configurações.
    Esse equipamento não é de segmento Gamer.

Sincerely, J. MaClane ™

• LucasRevoltado

Tinkerer

Entendi. 
    Mas você me recomenda instalar o Win 7 para eu ter mais desempenho em jogo? 
  • MaClane
    Entendi. 
    Mas você me recomenda instalar o Win 7 para eu ter mais desempenho em jogo? 
    Pelos padrões de configuração do novo drivers Adrenalin não sei se compensaria. 
    De qualquer forma, entenda que não importa o que faça, esse modelo nunca terá suporte total para jogos. 

Sincerely, J. MaClane ™

• Henrique_Weis
    Henrique_Weis Member Posts: 4 New User
    Boa tarde amigo.
    Faz o seguinte, remova tudo que for de driver da AMD Vídeo, remove os drivers do gerenciador de drivers R7 e RX500.
    Feito isso, faça o download do driver 18.10.1 Adrenalin. Ele não vai abrir o Software, porém, irá rodas os jogos mais fluentemente.
    No menu do CS GO com bastante coisa em qualidade ALTA, chegou a bater 115FPS, em jogo roda na média de 50 a 60FPS.
    Realmente, existe incompatibilidade de drivers atualizados com a porcaria do Windows 10. Instale esse mais antigo que irá ficar bem melhor.
    Espero ter ajudado.