Meu E5-574-592S não reinicia o Windows devidamente
Tinkerer
Olá.
Tenho o Acer Aspire E5-574-592S e comprei um SSD para pôr nele.
Após instalar o Windows e alguns programas e drivers normalmente, reiniciei o computador.
Ao aparecer a tela inicial com o nome da fabricante, aparece a mensagem No Bootable Device, como se não houvesse o SSD instalado na máquina ou o Windows fosse instalado em outro modo (Legacy ou UEFI), o que não ocorreu.
Para iniciar o computador, preciso desligar no botão de energia e ligar novamente.
Tive o mesmo erro instalando outros sistemas.
Alguém poderia me ajudar?
Melhores respostas
-
Boa noite pvsaragao !
As atualizações do Windows, principalmente do 10 são bastantes complicadas.
Já existem milhares de relatos na base de dados de patches de atualização defeituosos causarem problemas.
O que pode fazer pra certificar é:
Utilize o Update e veja se o sistema se comporta normalmente.
Caso sim, crie um novo ponto de restauração e utilize o DriverBooster para podermos identificar o problema.
Caso seja o Update, marque a opção pra atualizar manualmente dai em diante.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Existe a possibilidade do driverbooster ou do driverpack baixar algum driver, bem como as atualizações do windows update também apresentarem problemas! É por isso que é importante ativar a proteção do sistema para restaurar o notebook!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1
Respostas
-
Boa noite pvsaragao!
Qual versão do Windows instalou?
O SSD é reconhecido na Bios normalmente?
A Bios está em modo Uefi?
O SSD foi convertido para GPT?
Na Bios, aba de Boot, o WindowsBootManager está setado para inicializar?
O Windows do SSD está setado para inicializar primeiro?
Para isso, acesse a Configuração do Sistema, digitando msconfig na janela de execução (tecla do Windows + R) na aba Inicialização do Sistema, marque o Windows do SSD.
Esse procedimento deve ser realizado em ambos Windows, do SSD e do HDD.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Bom dia @MaClane!Qual versão do Windows instalou?R: Windows 10 Home Single Language, ISO baixada do site da Microsoft. Utilizei esta imagem para ativar o Windows automaticamente.O SSD é reconhecido na Bios normalmente?R: Sim. É exibido todas as informações sobre o disco (nome, modelo).A Bios está em modo Uefi?R: Sim. A BIOS estava com a configuração padrão: UEFI, Secure Boot ativado... Utilizei o a opção Load setup defaults para isso.O SSD foi convertido para GPT?R: Sim. Na tela de instalação do Windows, segui as instruções desse tutorial: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/manufacture/desktop/windows-setup-installing-using-the-mbr-or-gpt-partition-style.Na Bios, aba de Boot, o WindowsBootManager está setado para inicializar?R: Sim. Ele é o primeiro na ordem de boot, seguido pelo SSD em si.O Windows do SSD está setado para inicializar primeiro?R: Sim. Atualmente utilizo apenas o SSD, ainda não comprei o suporte para o HD. As chaves de fenda que utilizei para abrir o notebook não são minhas, peguei emprestado com um amigo durante as férias. Como estou numa cidade diferente agora, não pude inserir novamente o HD no lugar do SSD e ver se o problema persistiria. De fato, isso só ocorreu quando substituí o HD pelo SSD.
Para isso, acesse a Configuração do Sistema, digitando msconfig na janela de execução (tecla do Windows + R) na aba Inicialização do Sistema, marque o Windows do SSD.
Esse procedimento deve ser realizado em ambos Windows, do SSD e do HDD.
0 -
Qual marca e modelo exato do seu SSD?
Qual versão da sua Bios?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Você já tentou instalar no modo legado? Há algum firmware disponível para este ssd?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Você já tentou instalar no modo legado? Há algum firmware disponível para este ssd?Ainda não testei em Legacy, porque queria fazer dual boot do Windows com Linux. O GPT permite mais partições para isso.Procurei no site da Seagate e não encontrei firmware.0
-
pvsaragao disse:egydiocoelho disse:Você já tentou instalar no modo legado? Há algum firmware disponível para este ssd?Ainda não testei em Legacy, porque queria fazer dual boot do Windows com Linux. O GPT permite mais partições para isso.Procurei no site da Seagate e não encontrei firmware.
Esse sistema permite até 4 partições primárias.
Para contornar esta limitação é possível dividir o disco até 3 partições primárias e 1 partição estendida.
Uma partição estendida pode dividir-se em múltiplas partições lógicas.
Então, no seu caso, com somente 2 sistemas operacionais, não vejo problema.
Um exemplo disso:
Meu Acer Aspire E5-571-56RO está em modo Legacy e sistema MBR.
Possuo 3 SO's: Windows 7 x64 Ultimate, Kubuntu 18.04 e Kali, além de 2 partições de dados.
MaClane disse:pvsaragao disse:egydiocoelho disse:Você já tentou instalar no modo legado? Há algum firmware disponível para este ssd?Ainda não testei em Legacy, porque queria fazer dual boot do Windows com Linux. O GPT permite mais partições para isso.Procurei no site da Seagate e não encontrei firmware.
Para contornar esta limitação é possível dividir o disco até 3 partições primárias e 1 partição estendida.
Um exemplo disso:
Possuo 3 SO's: Windows 7 x64 Ultimate, Kubuntu 18.04 e Kali, além de 2 partições de dados.
0 -
Além disso, há o trabalho envolvido para fazer a mudança, que talvez não resolva o problema.Mas agradeço sua ajuda!0
-
pvsaragao disse:MaClane disse:pvsaragao disse:egydiocoelho disse:Você já tentou instalar no modo legado? Há algum firmware disponível para este ssd?Ainda não testei em Legacy, porque queria fazer dual boot do Windows com Linux. O GPT permite mais partições para isso.Procurei no site da Seagate e não encontrei firmware.
Um exemplo disso:
"Ainda não testei em Legacy, porque queria fazer dual boot do Windows com Linux. O GPT permite mais partições para isso."
MaClane disse:Então não entendi sua colocação:
"Ainda não testei em Legacy, porque queria fazer dual boot do Windows com Linux. O GPT permite mais partições para isso."GPT é melhor. Simples.Não vejo motivos para voltar a uma tecnologia passada quando a nova me atende melhor.Isso foi um bug pontual, nunca havia ocorrido. Procuro a solução dele e não um "downgrade".E, por favor, não veja isso como grosseria. Só estou irritado por não ter uma solução mais prática para o problema.0 -
pvsaragao disse:MaClane disse:Então não entendi sua colocação:
"Ainda não testei em Legacy, porque queria fazer dual boot do Windows com Linux. O GPT permite mais partições para isso."GPT é melhor. Simples.Não vejo motivos para voltar a uma tecnologia passada quando a nova me atende melhor.Isso foi um bug pontual, nunca havia ocorrido. Procuro a solução dele e não um "downgrade".E, por favor, não veja isso como grosseria. Só estou irritado por não ter uma solução mais prática para o problema.
Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens e se adequa a cada perfil e necessidade.
Acredito que possa estar havendo alguma incompatibilidade entre a tecnologia do SSD é as controladoras do notebook.
Mas realmente é necessário realizar todos os testes possíveis para podermos ir excluindo cada opção que não seja funcional.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Ok! Você disse que o secureboot está ativado! Você pode desativar esta função?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Ok! Você disse que o secureboot está ativado! Você pode desativar esta função?Sim. Já fiz isso e o problema persiste.Percebi também que quando eu reinicio e entro na BIOS, as opções do Windows Boot Manager e do SSD somem da ordem de boot.Se o notebook está desligado e eu entro na BIOS assim que ele liga, as opções estão lá.Me dou por vencido. Vou ficar com isso assim mesmo. Obrigado a vocês por tentarem me ajudar!0
-
Ok! Você já verificou se desativando a inicialização rápida nas opções resolve o problema? No bios, há uma opção chamada fastboot? Você já tentou atualizar o bios para a versão 1.18? https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.18_A_A.zip?acerid=636415572866286118&Step1=NOTEBOOK&Step2=ASPIRE&Step3=ASPIRE E5-574&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Lembrando que a atualização do bios pode ou não resolver o problema. Além disso, é um procedimento arriscado e não me responsabilizo por nenhum dano!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Ok! Você já verificou se desativando a inicialização rápida nas opções resolve o problema? No bios, há uma opção chamada fastboot? Você já tentou atualizar o bios para a versão 1.18? https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.18_A_A.zip?acerid=636415572866286118&Step1=NOTEBOOK&Step2=ASPIRE&Step3=ASPIRE E5-574&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Lembrando que a atualização do bios pode ou não resolver o problema. Além disso, é um procedimento arriscado e não me responsabilizo por nenhum dano!Prefiro não atualizar a BIOS, não vale a pena o risco.Não existe a opção fastboot na minha BIOS, apenas secure boot. Desativei ela e a inicialização rápida do Windows e o problema ainda persiste.Ainda não tive tempo de tentar mudar o SSD para o formato MBR e a BIOS para Legacy. Quando eu tentar essa solução, venho informá-los. Até lá continuarei com o bug.Por enquanto, obrigado a todos!0 -
Ok! Quando testar a solução, poste o resultado!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bom dia pvsaragao !
Ficamos aguardando seu retorno!
Assim que tiver um tempo e puder realizar o procedimento nos informe aqui por favor!
Boa noite, @egydiocoelho e @MaClane !
Finalmente tive um tempo e o pc livre para fazer as mudanças. Converti o disco para MBR e coloquei a BIOS em Legacy: o problema persiste!
Mas, agora atento ao problema, reparei a seguinte coisa:
1) com a instalação do Windows ainda limpa, sem atualizações ou drivers, consegui reiniciar sem maiores problemas;
2) após instalar os drivers com o Driver Booster, também consegui reiniciar normalmente o computador;
3) ao instalar atualizações do Windows Update e reiniciar, o problema ocorreu novamente.
É possível que alguma das atualizações do Windows esteja causando este problema?
0 -
Acabo de restaurar o Windows para o ponto de restauração do Windows Update, e de fato o problema foi resolvido! A foto não está boa, mas segue abaixo o ponto de restauração:
(PS: percebi que este ponto de restauração é do momento em que formatei, e não da atualização posterior. Há alguma possibilidade do Driver Booster ter quebrado o sistema?)
0