Acer é um péssimo notebook: o computador dá choque, chiado no som, lentidão... É normal?

petrusem
petrusem Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Comprei meu Acer há cerca de um mês e as decepções só crescem a cada dia. É um Acer Aspire 5 a515-51G-72DB, acredito que seja um dos mais caros da empresa, mas é um notebook péssimo. Primeiro tem um chiado chato no som (e já vi que é comum nos computadores da Acer). Outra coisa irritante é que o NOTEBOOK SIMPLESMENTE DÁ CHOQUE EM ALGUMAS PARTES METÁLICAS. Quando está carregando, se você tocar nos detalhes de metal, pode ficar sempre levando pequenos choques. Até mesmo quando está apenas no HDMI da TV isso acontece. Por último, o notebook que comprei é um i7, com 8gb de memória e ele é bastante lento. Tenho um i5 com 8gb da Samsung e ele é muito mais rápido. 

São normais tantos problemas com os notebooks da Acer? A qualidade é péssima e certamente não pretendo mais comprar nada dessa empresa. E o pior é que comprei para trabalho e não posso simplesmente mandar para o conserto, até porque essa questão de choques certamente não tem conserto, é péssima engenharia que resolveu colocar partes metálicas em um computador que poderia ser só de plástico.

Respostas

• Ol! Sobre o problema de audio, ja foi comprovado que há um problema de compatibilidade entre o driver de audio realtek e o windows 10! Va no gerenciador de dispositivos e depois desinstale e exclua o driver de audio. reinicie o notebook.
    Sobre o choque, certifique-se de que o notebook está conectado em uma tomada aterrada.
    Sobre a lentidão,  verifique se o disco esta em 100% no gerenciador de tarefas.
    Sobre a comparacao com outro notebook, que metodologia voce  utilizou para fazer essa comparacao? visto que ambos os notebooks possuem drivers, apis e programas diferentes instalados.
    Se vc for na comunidade dell por exemplo, a maioria dos usuarios vao la tambem para pedirem alguma solucao para um problema especifico! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • petrusem
    A metodologia do uso diário com os mesmos objetivos e mesmos aplicativos. Utilizo para trabalho, então sempre abro os mesmos aplicativos. No Acer, que é mais potente, ele sofre muito mais para abrir, demora, trava a todo instante (fazendo a mesma coisa que o outro e usando os mesmos programas).

Quanto a tomada ser aterrada, tenho notebooks desde 2001 e nunca tive esse problema. Até porque notebook você vai usar em qualquer lugar e não ficar verificando se cada tomada da casa de um amigo, do shopping, do aeroporto está aterrada. É um defeito de fabricação mesmo. Tenho um conhecido que, depois, descobri que tem esse mesmo notebook que comprei e o problema é igual.

Por fim, novamente, péssimo notebook. Independentemente da ajuda de vocês por aqui - que considero louvável - não recomendo esse aparelho. Já tive um Acer há um tempo e era um excelente notebook, mas essa linha atual é péssima. Como uso totalmente para trabalho, não tem jeito mais, além do mais, não é defeito técnico e sim um defeito estrutural mesmo. Isso de choque é irritante. Preciso ficar carregando o notebook e depois tiro da tomada para poder usar, senão fica impossível de utilizar. 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia petrusem !

Primeiramente, aqui é um fórum aberto colaborativo de usuários e entusiastas Acer.
    Se seu intuito é buscar ajuda para resolver qualquer problema, estamos todos dispostos.
    Se acredita que seu aparelho apresenta algum problema, sugiro que acione a garantia.

Do contrário, vamos começar por elucidar alguns fatos de seu comentários e propor soluções:

"Primeiro tem um chiado chato no som (e já vi que é comum nos computadores da Acer)."
    R: o tal chiado, (se realmente já "viu") em sua maioria dos casos tem a ver com incompatibilidades de atualizações e patchs mal otimizados do Windows 10 do que com o hardware em si.
    Principalmente os da Realtek os quais os bancos de controle de drivers do Windows 10 não implementarão por completo os sistemas de acesso.
    Esse mesmo problema já foi relatado em aparelhos de outras empresas como Dell e Asus.
    Então, não é "comum nos computadores da Acer".

S: Tente resolver com um dos procedimentos que citarei abaixo:

Antes de qualquer coisa, desative a Inicialização Rápida do Sistema.

1- Vá até as Propriedades do Alto Falante > Avançado > mude a taxa de amostragem. 
    Ou pelo painel da Realtek ou pelas configurações do Windows
    Alterne entre 24 bits, 48000hz e 24 bits, 44100hz.  

2- Caso seu equipamento possua o driver DolbyDigitalPlus, acesse através do ícone de som que fica ao lado do relógio.
    Clique com o botão direito nesse ícone, sons, reprodução, clique em alto falantes, propriedades, Dolby e depois desligue-o.

3- Atualize os drivers com o DriverBooster = https://www.iobit.com/en/driver-booster.php

4- Vá no gerenciador de dispositivos e clique com o botão direito em cima do driver de áudio. Depois clique em desinstalar e selecione excluir driver, assim:

Depois reinicie o notebook.

"Outra coisa irritante é que o NOTEBOOK SIMPLESMENTE DÁ CHOQUE EM ALGUMAS PARTES METÁLICAS. Quando está carregando, se você tocar nos detalhes de metal, pode ficar sempre levando pequenos choques. Até mesmo quando está apenas no HDMI da TV isso acontece."
    R: as partes metálicas quando apresentam choques, somente existem 2 motivos.
    O principal é de que o aparelho deve ser conectado a tomadas com devido projeto de aterramento que utilize o 3º pino.
    Essa é uma norma de produção e de projetos técnicos já adotadas a vários anos no Brasil, pela Aneel e as ABNTs.
    Então, se seu equipamento estiver conectado a uma rede desse forma, ele não deve apresentar choques, pois a eletricidade estática gerada será eliminada no terra.
    A segunda seria se houvesse algum fio solto e desempacado internamente que estivesse em contato com a carcaça metálica.
    Se estivesse ocorrendo esse fato, seu equipamento apresentaria outras falhas além de "choques".
    S: Solução: conecte seu aparelho a uma rede devidamente aterrada e verifique sobre os choques.

"Por último, o notebook que comprei é um i7, com 8gb de memória e ele é bastante lento. Tenho um i5 com 8gb da Samsung e ele é muito mais rápido. "
    R: Comparações entre aparelhos de marcas, modelos e configurações diferentes não são padrões de medição.
    Cada aparelho, se devidamente configurado, apresenta desempenho e atende as necessidades especificas de cada usuário.
    Verifique alguns pontos como o "erro de uso de disco a 100%" que o Windows 10 costuma apresentar.
    Esse erro é verificado no gerenciador de tarefas e geralmente deixa o sistema sobrecarregado e lento.
    S: Solução: otimize seu aparelho para que ele alcance o desempenho máximo.

"São normais tantos problemas com os notebooks da Acer? A qualidade é péssima e certamente não pretendo mais comprar nada dessa empresa. E o pior é que comprei para trabalho e não posso simplesmente mandar para o conserto, até porque essa questão de choques certamente não tem conserto, é péssima engenharia que resolveu colocar partes metálicas em um computador que poderia ser só de plástico."
    R: em questão de "comprei para trabalho e não posso simplesmente mandar para o conserto", é direito seu como consumidor enviar para a garantia caso haja necessidade.
    ..."essa questão de choques certamente não tem conserto", se for realmente "problema", existe conserto sim.
    ..."é péssima engenharia que resolveu colocar partes metálicas em um computador que poderia ser só de plástico.", ao contrário, as partes em alumínio ajudam bastante na dissipação de calor dos aparelhos. Essa é uma "engenharia" altamente viável e de grande ajuda. 

No mais, se precisar de alguma ajuda especifica, basta postar!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    editado fevereiro 2019
    petrusem disse:
    A metodologia do uso diário com os mesmos objetivos e mesmos aplicativos. Utilizo para trabalho, então sempre abro os mesmos aplicativos. No Acer, que é mais potente, ele sofre muito mais para abrir, demora, trava a todo instante (fazendo a mesma coisa que o outro e usando os mesmos programas).

Quanto a tomada ser aterrada, tenho notebooks desde 2001 e nunca tive esse problema. Até porque notebook você vai usar em qualquer lugar e não ficar verificando se cada tomada da casa de um amigo, do shopping, do aeroporto está aterrada. É um defeito de fabricação mesmo. Tenho um conhecido que, depois, descobri que tem esse mesmo notebook que comprei e o problema é igual.

Por fim, novamente, péssimo notebook. Independentemente da ajuda de vocês por aqui - que considero louvável - não recomendo esse aparelho. Já tive um Acer há um tempo e era um excelente notebook, mas essa linha atual é péssima. Como uso totalmente para trabalho, não tem jeito mais, além do mais, não é defeito técnico e sim um defeito estrutural mesmo. Isso de choque é irritante. Preciso ficar carregando o notebook e depois tiro da tomada para poder usar, senão fica impossível de utilizar. 
    Sua metodologia não pode ser considerada válida para uma comparação, visto que cada aparelho apresenta tecnologias diferentes, conjunto de drivers, softwares, configurações, versões e características especificas.
    Pela sua apresentação, o aparelho tem a possibilidade de estar com o "erro de uso de disco a 100%".
    Já verificou?

Hoje, existem projetos regulamentados pelas ABNTs e controlados pela Aneel na parte de elétrica.
    Por esse motivo, já há alguns anos no Brasil, foi adotado o padrão de conectores de 3 pinos e todos os projetos novos devem ser de forma a possuírem aterramento e os antigos devem ser adequados.
    Se leu seu manual do aparelho, deve saber que essa é a recomendação e de que você "deve sim" verificar toda e qualquer tomada na qual for conectar o aparelho e exigir , seno o caso, que as mesmas possuam aterramento com base nas normas.
    Então não, não é um "defeito de fabricação", até que os quesitos de testes tenham sido verificados nesse sentido.
    Somente após esse teste é possível supor em erro de produção e que somente pode ser confirmado pela equipe técnica de garantia.

Alegar que o aparelho é "péssimo" por não seguir normas e tentar entender as especificações é no mínimo um comentário tendencioso.
    Então, realize os testes e soluções propostos e post aqui.
    E saiba que é direito seu como consumidor acionar a garantia a qualquer momento estando dentro das normas e do período vigente.

Se precisar de mais informações, orientação ou ajuda, basta postar.
    Acredito que falo por todos os colaboradores aqui que faremos o possível para sanar suas duvidas e solucionar seu possíveis problemas.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• petrusem
    Sim, está aterrado nas tomadas que testei na minha residência. São todas de 3 pinos com aterramento e mesmo assim dá choque. É um defeito de fabricação a partir do momento que nenhum outro componente que possuo em casa dá choque SENDO LIGADOS NA MESMA TOMADA aterrada. Quanto ao áudio, já consegui "resolver". O problema maior é a quantidade de problemas em um único aparelho. Não tenho como acionar a garantia porque, como já disse, preciso para trabalhar e não posso ficar nenhum dia sem um notebook, já que foi esse motivo que eu comprei e o outro que possuo já está em uso por um funcionário meu.
  • petrusem
    MaClane disse:
    Bom dia petrusem !

Primeiramente, aqui é um fórum aberto colaborativo de usuários e entusiastas Acer.
    Se seu intuito é buscar ajuda para resolver qualquer problema, estamos todos dispostos.
    Se acredita que seu aparelho apresenta algum problema, sugiro que acione a garantia.

Do contrário, vamos começar por elucidar alguns fatos de seu comentários e propor soluções:

"Primeiro tem um chiado chato no som (e já vi que é comum nos computadores da Acer)."
    R: o tal chiado, (se realmente já "viu") em sua maioria dos casos tem a ver com incompatibilidades de atualizações e patchs mal otimizados do Windows 10 do que com o hardware em si.
    Principalmente os da Realtek os quais os bancos de controle de drivers do Windows 10 não implementarão por completo os sistemas de acesso.
    Esse mesmo problema já foi relatado em aparelhos de outras empresas como Dell e Asus.
    Então, não é "comum nos computadores da Acer".

S: Tente resolver com um dos procedimentos que citarei abaixo:

Antes de qualquer coisa, desative a Inicialização Rápida do Sistema.

1- Vá até as Propriedades do Alto Falante > Avançado > mude a taxa de amostragem. 
    Ou pelo painel da Realtek ou pelas configurações do Windows
    Alterne entre 24 bits, 48000hz e 24 bits, 44100hz.  

2- Caso seu equipamento possua o driver DolbyDigitalPlus, acesse através do ícone de som que fica ao lado do relógio.
    Clique com o botão direito nesse ícone, sons, reprodução, clique em alto falantes, propriedades, Dolby e depois desligue-o.

3- Atualize os drivers com o DriverBooster = https://www.iobit.com/en/driver-booster.php

4- Vá no gerenciador de dispositivos e clique com o botão direito em cima do driver de áudio. Depois clique em desinstalar e selecione excluir driver, assim:

Depois reinicie o notebook.

"Outra coisa irritante é que o NOTEBOOK SIMPLESMENTE DÁ CHOQUE EM ALGUMAS PARTES METÁLICAS. Quando está carregando, se você tocar nos detalhes de metal, pode ficar sempre levando pequenos choques. Até mesmo quando está apenas no HDMI da TV isso acontece."
    R: as partes metálicas quando apresentam choques, somente existem 2 motivos.
    O principal é de que o aparelho deve ser conectado a tomadas com devido projeto de aterramento que utilize o 3º pino.
    Essa é uma norma de produção e de projetos técnicos já adotadas a vários anos no Brasil, pela Aneel e as ABNTs.
    Então, se seu equipamento estiver conectado a uma rede desse forma, ele não deve apresentar choques, pois a eletricidade estática gerada será eliminada no terra.
    A segunda seria se houvesse algum fio solto e desempacado internamente que estivesse em contato com a carcaça metálica.
    Se estivesse ocorrendo esse fato, seu equipamento apresentaria outras falhas além de "choques".
    S: Solução: conecte seu aparelho a uma rede devidamente aterrada e verifique sobre os choques.

"Por último, o notebook que comprei é um i7, com 8gb de memória e ele é bastante lento. Tenho um i5 com 8gb da Samsung e ele é muito mais rápido. "
    R: Comparações entre aparelhos de marcas, modelos e configurações diferentes não são padrões de medição.
    Cada aparelho, se devidamente configurado, apresenta desempenho e atende as necessidades especificas de cada usuário.
    Verifique alguns pontos como o "erro de uso de disco a 100%" que o Windows 10 costuma apresentar.
    Esse erro é verificado no gerenciador de tarefas e geralmente deixa o sistema sobrecarregado e lento.
    S: Solução: otimize seu aparelho para que ele alcance o desempenho máximo.

"São normais tantos problemas com os notebooks da Acer? A qualidade é péssima e certamente não pretendo mais comprar nada dessa empresa. E o pior é que comprei para trabalho e não posso simplesmente mandar para o conserto, até porque essa questão de choques certamente não tem conserto, é péssima engenharia que resolveu colocar partes metálicas em um computador que poderia ser só de plástico."
    R: em questão de "comprei para trabalho e não posso simplesmente mandar para o conserto", é direito seu como consumidor enviar para a garantia caso haja necessidade.
    ..."essa questão de choques certamente não tem conserto", se for realmente "problema", existe conserto sim.
    ..."é péssima engenharia que resolveu colocar partes metálicas em um computador que poderia ser só de plástico.", ao contrário, as partes em alumínio ajudam bastante na dissipação de calor dos aparelhos. Essa é uma "engenharia" altamente viável e de grande ajuda. 

No mais, se precisar de alguma ajuda especifica, basta postar!
    É direito meu ficar sem o notebook por dias ou meses? O que a Acer vai fazer para cobrir meu prejuízo? Eu não tenho como comprar outro notebook enquanto aguardo e se esse está sendo usado, não posso simplesmente conseguir outro para mandar para a garantia. 
  • MaClane
    petrusem disse:
    Sim, está aterrado nas tomadas que testei na minha residência. São todas de 3 pinos com aterramento e mesmo assim dá choque. É um defeito de fabricação a partir do momento que nenhum outro componente que possuo em casa dá choque SENDO LIGADOS NA MESMA TOMADA aterrada. Quanto ao áudio, já consegui "resolver". O problema maior é a quantidade de problemas em um único aparelho. Não tenho como acionar a garantia porque, como já disse, preciso para trabalhar e não posso ficar nenhum dia sem um notebook, já que foi esse motivo que eu comprei e o outro que possuo já está em uso por um funcionário meu.
    Se realmente tem convicção de que seu sistema de aterramento é adequado e já testou em outras redes elétricas atestadas, podemos partir do principio de que existe algum problema.
    Não é possivel afirmar que é defeito de fabricação pois "seus outros aparelhos ligados na mesma tomada" não apresentam os mesmo detalhes do aparelho em questão.
    De qualquer forma, realize o procedimento para descarregar a estática do aparelho que pode estar causando os choques:

RESET DA CONTROLADORA DA BATERIA
    Acesse o gerenciador de dispositivos e procure o driver "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft" e "Adaptador de CA da Microsoft" e desisntale.
    Depois reinicie o notebook para que o Windows reinstale e remova qualquer erro.

Processo para resetar a bateria
    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 05 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 05 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.

Aparelho com Bateria Externa

Se o seu notebook possuir bateria externa, proceda da seguinte forma:
    1-  desligue o aparelho da rede elétrica e depois desconecte a bateria;
    2-  pressione o botão power (liga /desliga) por trinta segundos, para que a energia estática seja dissipada.
    3-  recoloque a bateria e ligue o aparelho.

Processo para calibrar a bateria

Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
    Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
    Volte a recarrega-lo como anteriormente.
    Repita o processo 3 vezes para que todas as células sejam completamente calibradas.

Sincerely, J. MaClane ™

• MaClane
    "É direito meu ficar sem o notebook por dias ou meses? O que a Acer vai fazer para cobrir meu prejuízo? Eu não tenho como comprar outro notebook enquanto aguardo e se esse está sendo usado, não posso simplesmente conseguir outro para mandar para a garantia."

Não é direito.
    A lei estipula prazo máximo de 30 dias para devolução a contar da data de envio para a garantia.
    Cada usuário e consumidor tem responsabilidade quando adquire algum bem.
    Assim como nenhuma empresa tem dever de fornecer qualquer aparelho até que o produto dentro da garantia seja revisado.
    Nesse caso, como consumidores, é responsabilidade de cada um de nós saber dessas informações.
    Entendo sua posição, mas pelos relatos, acredito que seja mais questão de adequação e configuração do que defeito em si.

Sincerely, J. MaClane ™

• Primeiro siga as dicas do colega MaClane para eliminar a energia estática do notebook! Sobre o choque, se ainda persistiu na tomada aterrada, teria como verificar com outro adaptador se o problema persiste? Você também pode verificar se esse parafusos estão fixados corretamente?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)