Acer Nitro 5 AN515-51 - Processador com 100% de uso em jogos
BrunoJacch
Member Posts: 12
Tinkerer
Há dias venho vendo que meu notebook anda "gargalando" em alguns jogos, como GTA 5, PUBG, Apex Legends, entre outros... Notei, entre os 3 jogos, a semelhança de que sempre no momento dos gargalos o CPU estava em 100% do uso, fiz várias mudanças como atualizar a placa de vídeo, mudar a prioridade para alto desempenho, configurei a PhysX para a placa de vídeo para ver se diminuía a carga sobre o processador, mas nada ajudava. Assisti vários tutoriais e procurei em fóruns sobre o assunto e infelizmente nada... Além das quedas de FPS (que em média ficam entre 60 fps) existem ocasiões onde a textura não carrega, sendo que tenho um outro computador (desktop) com um processador i5 de terceira geração que não tem esses problemas com uso, gargalo e falta de texturas. Minha pergunta é: Como resolver isso?
Se houver solução, espero que ajude mais pessoas.
Obrigado pela atenção desde já!
Se houver solução, espero que ajude mais pessoas.
Obrigado pela atenção desde já!
0
Melhor resposta
-
Ótima noticia!
Aceite a resposta e marque como resolvido para ajudar outros no fórum!
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Qual é a versão do sistema operacional? Você já verificou se colocando o processador em 99% aqui, resolve o problema? Isso irá desativar o turbo booster!
Você já verificou se há algum outro serviço utilizando o processador?
Lembrando que existem vários outros motivos para o fps baixo, como drivers e sistema operacional mal otimizados!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Bom dia BrunoJacch!
Além de tudo que o colega Egydio lhe informou, eu realmente gostaria de entender o seguinte:
Essa queda de FPS é tão gritante que gera lags, freezes ou flickers?
Porque se não, como demonstrou GTA V rodando a 69.2 FPS está totalmente dentro dos padrões de jogabilidade.
O fato é que muitos gamers acreditam que quanto maior a quantidade de FPS melhor o jogo roda e não é bem assim.
Posso lhe afirmar isso já que jogo a mais de 20 anos e já passei por todas as plataformas.
Fato é que, rodando um jogo em High ou Ultra, qualquer valor acima de 30FPS ficaria perfeitamente jogável.
Na verdade, essa faixa de 30FPS é a base quando qualquer empresa desenvolve um game seja em qual engine for.
Acima disso, é praticamente imperceptível ao olho humano.
Já em jogos online, o FPS tem uma maior importância, mas nada de valore absurdos como alguns afirmam atingir 300FPS.
Jogo CS:GO a 67FPS e bato em qualquer jogador que tenha 1000FPS.
Isso porque outros fatores influenciam bem mais no online:
Meu ping é baixíssimo, minha banda é exclusiva e dedicada, meus pacotes são configurados para terem um trace route com menos saltos possíveis, utilizo diversos comandos de console que otimizam o game.
O FPS não é um valor fixo.
Ele é dinâmico e se alterna de acordo com a quantidade de informações e requerimentos processados no CPU e GPU.
Então, para calcular, o ideal é utilizar algum software de bench que lhe informe os valores máximo, mínimos e a média.
Se a média é acima de 30FPS, seu game está totalmente dentro dos padrões "jogáveis" desenvolvidos pela distribuidora.
No seu caso, o que realmente é preocupante são os delay de renders como mencionou.
Verifique as opções que o colega Egydio informou e me tire uma divida;
Acredito que o aparelho esteja setado nas opções de energia para "Alto Desempenho" e que jogue conectado na tomada de energia correto?
Então, essa tomada é de uso exclusivo?
Quero dizer, nela existe somente seu notebook conectado diretamente sem nenhum adaptador, estabilizador, etc?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Bom, vou responder por partes...
Meu sistema operacional é Windows 10, com versão 1809.
Configurei o estado de desempenho mínimo em 99% como pediu e reiniciei o computador para não haver outro programa utilizando significativamente a CPU, fiz os testes novamente e os problemas com texturas não renderizarem ou até nem se quer aparecerem continua da mesma maneira, assim como o processador em 100% e alguns freezes. Os testes estão sendo feitas conforme a recomendação gráfica da NVIDIA.
Em relação as perguntas sobre energia, normalmente costumava usar um adaptador junto a um estabilizador, já que tanto o estabilizador quanto a minha tomada são de padrão antigo e não possuem entrada para 3 pinos, fiz testes também com apenas o adaptador direto na tomada mas os resultados foram os mesmos.
Realmente, meu problema não é FPS, pois não me importo com gráficos então geralmente configuro os jogos mais competitivos com tudo no mínimo para manter o FPS alto. então meu problema é somente os delays com texturas, freezes e algumas vezes o processador limitando a placa de vídeo.0 -
Qual é o modelo exato do seu notebook? Exemplo an515-51-75kz! Você já setou para que a placa de vídeo nvidia seja utilizada nos jogos? Outra coisa, eu recomendo que você utilize o notebook conectado diretamente em uma tomada aterrada, sem a utilização de estabilizador, pois esses estabilizadores mais prejudicam do que ajudam! Você já verificou se há algum antivírus instalado? Já experimentou atualizar os drivers de vídeo? www.nvidia.com.br e www.intel.com.brOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
BrunoJacch disse:Bom, vou responder por partes...
Meu sistema operacional é Windows 10, com versão 1809.
Configurei o estado de desempenho mínimo em 99% como pediu e reiniciei o computador para não haver outro programa utilizando significativamente a CPU, fiz os testes novamente e os problemas com texturas não renderizarem ou até nem se quer aparecerem continua da mesma maneira, assim como o processador em 100% e alguns freezes. Os testes estão sendo feitas conforme a recomendação gráfica da NVIDIA.
Em relação as perguntas sobre energia, normalmente costumava usar um adaptador junto a um estabilizador, já que tanto o estabilizador quanto a minha tomada são de padrão antigo e não possuem entrada para 3 pinos, fiz testes também com apenas o adaptador direto na tomada mas os resultados foram os mesmos.
Realmente, meu problema não é FPS, pois não me importo com gráficos então geralmente configuro os jogos mais competitivos com tudo no mínimo para manter o FPS alto. então meu problema é somente os delays com texturas, freezes e algumas vezes o processador limitando a placa de vídeo.
Primeiro, atualize os drivers de vídeo da placa dedicada Nvidia e da placa integrada Intel HD Graphics, de acordo com o modelo da GPU e do processador.
Depois, sete nas configurações do painel da Nvidia e da Intel HD Graphics, ambas para a oposição Desempenho.
Agora, sete o aparelho nas opções de energia do Windows para Alto Desempenho.
Conecte o aparelho diretamente em uma tomada (sem nenhum estabilizador ou filtro de linha).
Faça o teste e depois post aqui!Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Olá! Desculpem a demora...
Demorei para fazer os testes pois não tenho tomada com aterramento em casa, porém mesmo usando diretamente na tomada não senti diferença, a única vez que senti uma diferença foi ao fazer os testes com o ar condicionado em torno de 20 graus, creio que o aquecimento seja o problema que está limitando o processador, existe como remover esse limite? (é seguro?) undervolt ajudaria? ou talvez trocar a pasta térmica? (se esse for o caso, perderia a garantia?)
Abraços!0 -
Você já verificou com o predator sense desbloqueado para este modelo ou com o hwmonitor? https://drive.google.com/open?id=1iLRSJ5cqrwvRW9eZmEInHYURTliN0gpH
Vídeo para desbloquear algumas funções:
https://www.youtube.com/watch?v=O5FFCug83Ko
O colega red-sand possui um canal sobre otimização de notebooks, mas é um procedimento que deve ser feito com cautela:
https://www.youtube.com/channel/UCNJwGUHxSJ8FKqAhnOqQuAw
Eu não tenho certeza, mas eu acho que a troca da pasta térmica não viola a garantia! Entretanto, não há necessidade de trocá-la em um notebook tão novo!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
BrunoJacch disse:Olá! Desculpem a demora...
Demorei para fazer os testes pois não tenho tomada com aterramento em casa, porém mesmo usando diretamente na tomada não senti diferença, a única vez que senti uma diferença foi ao fazer os testes com o ar condicionado em torno de 20 graus, creio que o aquecimento seja o problema que está limitando o processador, existe como remover esse limite? (é seguro?) undervolt ajudaria? ou talvez trocar a pasta térmica? (se esse for o caso, perderia a garantia?)
Abraços!
Realize um teste de stress ou mesmo jogando e utilize algum software (como os citados pelo colega Egydio) para averiguar as temperaturas.
Tire um print que exiba tanto as temperaturas do processador e vídeo, quanto as rotações dos coolers e post aqui pra poder avaliar.
Quanto as suas duvidas, altas temperaturas não "limitam" clocks.
As instruções embutidas no processador em conjunto com o chipset ativam o sistema de segurança que diminui o clock quando atinge a temperatura máxima de TDP.
Essa instrução não pode ser removida.
O que pode é tomar precauções para que seu sistema sempre esteja o mais refrigerado possível.
Undervolt é uma prática que ajuda em alguns casos.
É um processo de perda e ganho.
Ao diminuir as voltagens você evita que o processador atinja o limite máximo de TDP.
Em contra parte, ocorre uma queda do desempenho, já que o processador só pode atingir o limite máximo com maior corrente.
Na pratica é viável em determinados casos, mas não funciona como regra.
A troca da pasta somente é viável caso não consigamos contornar de outra forma essas temperaturas (as quais ainda precisamos avaliar).
O processo é arriscado já que terá de desmontar todo o aparelho, remover a antiga, aplicar a nova e remontar.
Se no meio do processo danificar alguma parte ou peça, se não for devidamente montado, pode acarretar na perda da garantia e até mesmo em problemas mais graves para o sistema.
Vamos começar então por avaliar as temperaturas que irá postar aqui pra sabermos qual melhor procedimento tomar.
Olá!
Bom, em questão a temperaturas, fiz o mesmo teste no GTA 5 3 vezes, e em nenhuma das ocasiões a temperatura passou de 80ºC, porém sempre com o predator sense fazendo com que as ventoinhas ficassem com o máximo RPM, o que realmente deu uma certa diferença em questão de temperatura, porém o processador continuou com 100% de uso em todos os núcleos e não conseguindo carregar as texturas.
Notei que ele ficava em torno de 2400 a 3000 MHZ chegando em 3045 no máximo em poucos momentos, o i5 7300HQ não conseguiria chegar a uma frequência mais alta? creio que perto de 3500 seria seu potencial mas posso estar errado.
É normal esse processador estar com o desempenho baixo? Ou esse é o desempenho comum dele e estou errado em acreditar que esse não é o potencial dele?
0 -
Boa noite BrunoJacch !
Para alcançar os valores máximos de frequência é necessário um determinado cenário.
O aparelho deve estar setado para Alto Desempenho nas opções de energia e no Painel da Nvidia.
O aparelho deve estar conectado diretamente a tomada de energia.
A aplicação deve requisitar a demanda máxima.
O TDP máximo não pode ser ultrapassado.
Nem todos os aplicativos (mesmo) jogos podem chegar a requisitar 100% de processamento.
Até mesmo porque a frequência base desse processador é 2.5Gh e somente em turbo "pode" chegar "até" 3.5Ghz.
Mas isso não significa que ele "tenha" de alcançar tal frequência.
Quanto as texturas, acredito que o problema seja no jogo e não e não no equipamento.
Já existem diversas reclamações.
Dê uma olhada e veja se alguam solução é válida no seu caso:
https://www.youtube.com/watch?v=QOnLNf6umXo
https://www.youtube.com/watch?v=x2RYOVxIjrA
https://www.youtube.com/watch?v=L2vWwa3aDp4
https://steamcommunity.com/discussions/forum/27/359543951706214299/
https://forum.gamevicio.com/topico/2018/07/gta-v-demora-para-carregar-as-texturas/
Tenho o mesmo modelo que o seu e o meu roda liso, vou passar a maneira que rodo o gta v eu crio um plano de energia e coloco em alto desempenho, estado de desempenho minimo 5% e estado de desempenho máximo 100% e boto pra rodar nessas configurações travando em 60fps quando estou dirigindo na cidade tem horas que cai para 55 fps mas não tenho problema de gargalo ou textura, um outro ponto que vc vai notar é a temperatura não estou usando undervolt ou predator sense. Tente rodar dessa forma e fale como ficou.
Se uso undervlolt perco um pouco de desempenho tem alguns gargalos mas nada que prejudique a jogatina, pois acontece as vezes quando estou dirigindo, a temperatura tbm não passa dos 70.
1 -
Ótima contribuição Marcelotsujitnk !
Vamos aguardar o BrunoJacch realizar os testes e postar aqui o resultado.
Realizei testes como você pediu, até com as mesmas configurações de vídeo para manter o mais fiel possível, porém meu jogo se manteve entre 40 e 50 fps, com umas pequenas travadinhas e em alguns momentos falta de texturas, mesmo com a prioridade definida em alta, definindo a prioridade em alta até ajudou um pouco, fazendo testes no próprio sistema de benchmark do jogo.
Notei também que após definir o jogo em alto, o discord (que uso para jogar com os amigos) fica inutilizável, o seu também acontece isso? (essa pergunta foi por curiosidade, pois basta abrir o aplicativo no smartphone e o problema com a comunicação é resolvido)
Poderia me dizer qual seu sistema operacional? e se possível a versão do mesmo?
0 -
Estou usando w10 pro verão 1803, olhando seu print do jogo vi que a frequência do seu processador esta em 2696 Mhz por isso que acontece as travadas e o fps mais baixo, no meu jogo a frequência sempre fica em 3000 para cima nunca para baixo, eu já tentei jogar nessa frequência mais baixa é impossível. Por algum motivo seu turbo boost não está funcionando (ou outro problema), um tempo atrás vi um vídeo ou matéria que aplicava um registro para fazer o turbo boost funcionar, ( vou tentar achar ou alguém da comunidade vai ajudar) tenho quase certeza que seu jogo rodar em 3000 Mhz vai resolver seu problema.0
-
Por acaso há algum programa ou antivírus que esteja exigindo mais do processador?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Verifique se isso ajuda o problema, alterando essa chave: [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\be337238-0d82-4146-a960-4f3749d470c7]"Attributes"=dword:00000002
Depois vá nas opções de energia e escolha um dos modos turbo! Eu recomendo que você exporte o regedit antes de fazer esta modificação, por precaução!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bom dia Marcelotsujitnk !
Realizou todas as soluções propostas nos vídeos que lhe enviei e nos links ?
Seu GTA V é original?
Joga via Steam?
Tem todas as atualizações?
Quais últimos pacotes de atualização o Windows 10 baixou?
Olá, respondendo as perguntas.
Sim, meu GTA V é original, jogo pela steam, está totalmente atualizado e a versão do meu Windows 10 é a 1809.
Não há nenhum programa forçando o processador, geralmente quando abro um jogo, por exemplo, se o CPU já está usando 30% o jogo consome os outros 70%, e não importa quanto esteja sendo utilizado fora o jogo, ele sempre consome todo o resto, sendo 10%, 20% ou 30% o jogo sempre leva a 100%.
Quando realizo teste de stress do processador com o CPU-Z ele trava em 3,08 GHz com 100% de uso, isso é normal? ele não deveria chegar até 3,50 GHz?
Também notei que quando ele está com menos % de uso ele consegue chegar a mais GHz.
Esses testes foram feitos após a configuração no Regedit.
Obrigado pela atenção!
0 -
Bom dia BrunoJacch !
Primeiramente, os problemas de textura foram resolvidos?
Quanto a velocidade do CPU, deixe lhe esclarecer alguns pontos.
Seu processador é um i5-7300HQ.
Ele tem clock base de 2.5Ghz e frequência máxima em Turbo Boost de "até" 3.5Ghz.
Esse "até" é a questão.
Por padrão, o que é garantido é o clock base, ou seja, os 2.5Ghz.
Qualquer frequência acima disso já é considerado o Turbo Boost ativado.
Então nada "obriga" que ele atinja essa frequência.
Existem diversos fatores que podem impedir maiores clocks como limite de TDP, energia fornecida, demanda dos aplicativos, dentre outros.
Até mesmo a maioria dos testes bench somente testam o clock base, quase nunca o Turbo.
Na imagem seu processador atingiu 3.22Ghz
Nesse caso quase atingiu o limite do turbo.
Faça um teste por favor.
Deixe seu equipamento carregar a bateria até 100% e depois jogue algum jogo e veja se ocorre problema.
Use o hwinfo ou outro programa o gerenciador de tarefa do Windows pega a média dos clocks então nunca vai atingir os 3.5, no site da Intel fala que esse processador chega a 3.5, mas de uma olhada no ponto de interrogação ele atinge 3.5 para um clock, como esse processador tem 4, na prática 1 núcleo = 3.5, 2 núcleos = 3.4, 3 núcleos = 3.3 e 4 núcleos = 3.2 que é o que mostra a media do seu gerenciador. Outra coisa que vi é seu tempo de atividade está com 14 dias reinicie seu note ao invés de desligar e ligar que o tempo de atividade vai zerar isso ajuda a apagar algumas informações.0
Esta discussão está fechada.