Acer AN515-51-75KZ com quedas de FPS durante jogos

Mikhaelaraujo
Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá! Boa tarde :-)
De uns dias para cá eu tenho notado, durante a execução de algum jogo como World of Warcraft ou Overwatch, uma rápida queda de FPS que dura pouquíssimos segundos e depois volta ao normal. Isso não acontecia antes e não sei o que pode ser. A temperatura dos cores do processador chegam na casa de 90 graus Celcius durante essas quedas de FPS. Alguém mais passa por isso?
«1

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Mikhaelaraujo!

    Utiliza alguma plataforma de acesso com a Steam ou outra?
    Poderia medir corretamente as temperaturas do CPU e GPU durante os jogos e postar aqui?
    Seus drivers estão devidamente atualizados?
    O sistema está setado para "Alto Desempenho" nas opções de energia?
    O problema também ocorre com jogos offline?
    joga somente conectado a tomada de energia?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Além dessas dicas do colega maclane, você já experimentou desinstalar o geforce experience? Já experimentou atualizar os drivers de vídeo intel e nvidia? Você percebeu se a queda do fps, ocorre no momento exato em que o notebook também passa a utilizar a energia da bateria para fornecer mais desempenho?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    MaClane disse:
    Boa tarde Mikhaelaraujo!

    Utiliza alguma plataforma de acesso com a Steam ou outra?
    Poderia medir corretamente as temperaturas do CPU e GPU durante os jogos e postar aqui?
    Seus drivers estão devidamente atualizados?
    O sistema está setado para "Alto Desempenho" nas opções de energia?
    O problema também ocorre com jogos offline?
    joga somente conectado a tomada de energia?


    1) Possuo a Steam instalado na minha máquina mas raramente executo essa plataforma. Ela nem sequer inicializa-se com o Windows

    2) Esses são os resultados da temperatura da máquina durante uma partida de Overwatch com as configurações gráficas setadas de acordo com o que se diz de "otimizado" pela Geforce Experience 
     

    3) Todos os drivers estão atualizados para suas mais recentes versões, inclusive a Bios.

    4) Sim, está setado para "alto desempenho" nas confi
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    Além dessas dicas do colega maclane, você já experimentou desinstalar o geforce experience? Já experimentou atualizar os drivers de vídeo intel e nvidia? Você percebeu se a queda do fps, ocorre no momento exato em que o notebook também passa a utilizar a energia da bateria para fornecer mais desempenho?
    Então, esse problema começou a ocorrer de um dia para o outro. Não experimentei ainda desinstalar o geforce experience e sim, todos os drivers estão atualizados e não percebi essa questão de "fornecer mais bateria". Como eu monitoraria isso?
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    Eu acho que o que pode estar acontecendo é que por algum breve momento o notebook deve parar de puxar energia da tomada e passar a puxar da bateria! Eu acredito que é isso porque reparei um detalhe: quando há a queda de FPS, ele cai para 30 travado (este é o FPS dos jogos quando o notebook está apenas na bateria).
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    As temperaturas seguras com TDP máximo para sua máquina são:

    Processador i7-7700HQ: 100ºC
    GTX1050ti mobile: 97ºC

    Não vi sobre o vídeo, mas o processador está chegando bem perto do limite.
    O driver da HD Graphics também está atualizado?

    Realize então a calibragem e reset da bateria.

    CALIBRAGEM E RESET DA BATERIA

    Primeiramente, desabilite a Inicialização Rápida nas opções de energia e desligue o notebook da rede elétrica.




    RESET DA CONTROLADORA DA BATERIA
    Acesse o gerenciador de dispositivos e procure o driver "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft" e desiste-la.
    Depois reinicie o notebook para que o Windows reinstale e remova qualquer erro.



    Processo para resetar a bateria
    1. Desconecte o adaptador de energia.
    2. Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
    3. Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 05 segundos.
    4. Deixe o computador descansar por 05 minutos sem energia.
    5. Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.




    Aparelho com Bateria Externa

    Se o seu notebook possuir bateria externa, proceda da seguinte forma:
    1-  desligue o aparelho da rede elétrica e depois desconecte a bateria;
    2-  pressione o botão power (liga /desliga) por trinta segundos, para que a energia estática seja dissipada.
    3-  recoloque a bateria e ligue o aparelho.

    Processo para calibrar a bateria

    Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
    Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
    Volte a recarrega-lo como anteriormente.
    Repita o processo 3 vezes para que todas as células sejam completamente calibradas.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    Esses são os dados da bateria durante a execução de uma partida de Overwatch: 


    e a temperatura da placa de vídeo:



    sobre a calibragem da bateria: Não achei essa opção de "Inicialização Rápida" nas opçoes de energia.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado fevereiro 2019
    realmente a temperatura do processador está próximo do limite aceitável. sobre a bateria, os notebooks de alto desempenho atuais, mesmo estando conectado à tomada, também utilizam a energia da bateria quando é necessário fornecer mais desempenho. Já foi relatado problemas parecidos como esse na comunidade inglesa e a recomendação é deixar primeiro a bateria carregar até 100% e depois configurá-la para alto desempenho tanto nas opções de energia quanto nas configurações das placas de vídeo intel e nvidia!
    Isso não é um problema no hardware! Eu tenho um modelo idêntico ao seu e acontece a mesma coisa!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Mikhaelaraujo , realize então o teste proposto pelo colega Egydio e tente jogar somente depois que  bateria estiver alcançado os 100%.
    De qualquer forma, sugiro que realize o processo de calibragem e reset de sua bateria.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    Não estou conseguindo passar da primeira etapa do processo de calibragem da bateria pois não encontro essa opção:


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Seu Windows é o 10?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Siga os passo aqui:
    1. Digite Opções de energia na caixa de pesquisa e pressione Enter;
    2. Selecione Escolher a função dos botões de energia;
    3. Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento;
    4. Role para baixo para Configurações de desligamento, e desmarque a opção Ligar inicialização rápida, para desativar a função;
    5. Clique em Salvar alterações.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    Sobre essa etapa da calibragem:



    Não consegui encontrar no meu notebook, um orifício para tal.
  • O seu botão de reset da energia fica aqui:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    @egydiocoelho
    a bateria está Ok. O problema que estou tendo não tem a ver com ela... você disse que passa por isso também mas você usa algum suporte com cooler para o notebook? quanto tempo você tem com sua máquina?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    @egydiocoelho
    a bateria está Ok. O problema que estou tendo não tem a ver com ela... você disse que passa por isso também mas você usa algum suporte com cooler para o notebook? quanto tempo você tem com sua máquina?
    Bom dia Mikhaelaraujo !

    Quando pedimos que realizasse os processos de reset e calibragem das células da bateria é porque é possível sim que ela cause esses problemas.
    Quando há o acumulo de energia estática ou as células estão descalibradas, a transição na passagem de energia entre o carregador > bateria > sistema pode ser afetado.
    Você realizou todos os processos?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mikhaelaraujo
    Mikhaelaraujo Member Posts: 48 Troubleshooter
    MaClane disse:
    @egydiocoelho
    a bateria está Ok. O problema que estou tendo não tem a ver com ela... você disse que passa por isso também mas você usa algum suporte com cooler para o notebook? quanto tempo você tem com sua máquina?
    Bom dia Mikhaelaraujo !

    Quando pedimos que realizasse os processos de reset e calibragem das células da bateria é porque é possível sim que ela cause esses problemas.
    Quando há o acumulo de energia estática ou as células estão descalibradas, a transição na passagem de energia entre o carregador > bateria > sistema pode ser afetado.
    Você realizou todos os processos?

    Ainda não. realizarei isso hoje mas pra ser franco, achei ele meio confuso. Pode me confirmar se eu entendi corretamente as etapas, por gentileza?

    1) Desabilitar inicialização rapida
    2) retirar o notebook da energia elétrica e deixar ´so na bateria
    3) remover driver da "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft"
    4) reiniciar a máquina
    5) após a maquina ter reiniciado, desligue-a
    6) procure o orificio de reset da bateria
    7) insira um clip nesse orificio e segure o botão por 5 segundos
    8) deixe a maquina desligada e sem estar conectada na tomada por 5 minutos
    9) depois desse tempo, conecte a maquina na tomada e deixe chegar a 100% de carga mas SEM ligar o computador
    10) após 100%, ligue o computador e desconecte-o da tomada
    11) use a maquina até a bateria zerar por completo
    12) com a maquina desligada e descarregada, conecte-a na tomada e deixe a carga chegar a 100% e repita esse processo mais umas 2 ou 3 vezes.

    é isso ?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    MaClane disse:
    @egydiocoelho
    a bateria está Ok. O problema que estou tendo não tem a ver com ela... você disse que passa por isso também mas você usa algum suporte com cooler para o notebook? quanto tempo você tem com sua máquina?
    Bom dia Mikhaelaraujo !

    Quando pedimos que realizasse os processos de reset e calibragem das células da bateria é porque é possível sim que ela cause esses problemas.
    Quando há o acumulo de energia estática ou as células estão descalibradas, a transição na passagem de energia entre o carregador > bateria > sistema pode ser afetado.
    Você realizou todos os processos?

    Ainda não. realizarei isso hoje mas pra ser franco, achei ele meio confuso. Pode me confirmar se eu entendi corretamente as etapas, por gentileza?

    1) Desabilitar inicialização rapida
    2) retirar o notebook da energia elétrica e deixar ´so na bateria
    3) remover driver da "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft"
    4) reiniciar a máquina
    5) após a maquina ter reiniciado, desligue-a
    6) procure o orificio de reset da bateria
    7) insira um clip nesse orificio e segure o botão por 5 segundos
    8) deixe a maquina desligada e sem estar conectada na tomada por 5 minutos
    9) depois desse tempo, conecte a maquina na tomada e deixe chegar a 100% de carga mas SEM ligar o computador
    10) após 100%, ligue o computador e desconecte-o da tomada
    11) use a maquina até a bateria zerar por completo
    12) com a maquina desligada e descarregada, conecte-a na tomada e deixe a carga chegar a 100% e repita esse processo mais umas 2 ou 3 vezes.

    é isso ?
    Exatamente... resumido e direto!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Além dessas dicas do colega maclane, você já experimentou desinstalar o geforce experience? Já experimentou atualizar os drivers de vídeo intel e nvidia? Você percebeu se a queda do fps, ocorre no momento exato em que o notebook também passa a utilizar a energia da bateria para fornecer mais desempenho?
    Então, esse problema começou a ocorrer de um dia para o outro. Não experimentei ainda desinstalar o geforce experience e sim, todos os drivers estão atualizados e não percebi essa questão de "fornecer mais bateria". Como eu monitoraria isso?
    Primeiro faça os testes propostos pelo colega MaClane. Depois você verifique se no momento exato da queda do fps, se a luz da bateria fica vermelha, o que indica que a placa mãe também está utilizando a energia da bateria em conjunto com a energia do adaptador de energia, para fornecer mais desempenho para a placa de vídeo e para o processador!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Assim que realizar os testes e verificar tudo, post aqui pra gente!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!