Desempenho Acer Aspire a515 41g

Opções
Gabrielfesc
Gabrielfesc Member Posts: 8

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Ola pessoal

Venho tendo alguns problemas de desempenho em jogos com este modelo. Ja desinstalei todos os drivers da placa e baixei os mais atualizados mas mesmo assim venho tendo algumas quedas de FPS bruscas em jogos MUITO leves (raganarok online) e League of Legends.

Tambem ja configurei os jogos para alto desempenho no painel da placa, mas por algum motivo ele apenas identifica a placa integrada (radeon 500) para eu configurar o alto desempenho, enquanto em alguns outros programas é usada a placa dedicada (radeon r7 graphics) e eu nao sei como trocar!

O que pode estar causando essa instabilidade? Vi algo sobre desativar a integrada pela BIOS mas nao achei as opçoes que eu queria... Qual o motivo do engasgo?

Vale lembrar que ja desinstalei varios programas inuteis e otimizei ao maximo o notebook... Por que essas quedas de FPS em jogos basicos?

Obrigado
«1

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Gabrielfesc!

    Primeiramente, qual o modelo EXATO do seu notebook? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Gabrielfesc
    Gabrielfesc Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções
    Boa noite!

    É o modelo aspire 5 a515-41g-1480. Alguma informaçao faltando?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Veja nesse post o qual já foi discutido amplamente essa questão de configuração e apresentada algumas soluções:

    https://community.acer.com/pt/discussion/556836/aspire-a515-41g-1480-problemas-com-desempenho-radeon-rx-540-r7-graphics/p1

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Gabrielfesc
    Gabrielfesc Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções
    ja estou a par de todo o topico e a soluçao aparente seria a migração para o windows 7, estou correto?

    Ja fiz todos os possiveis metodos de soluçao la apresentados e nao obtive exito algum.

    Tambem reparei que no gerenciador de dispositivos consta radeon 500 series e quando eu o atualizo pelo proprio painel para a versao 540, o software da R7 simplesmente desaparece do menu iniciar e nao abre mais, como se houvesse uma imcompatibilidade. Alem disso, quando eu atualizo o software R7 da maneira convencional (baixado pelo site v. 18.12.3) a outra placa retorna para a versao 500 imediatamente.

    Entrei em contato com os tecnicos da acer pelo telefone e pedi um reembolso, uma vez que as configuraçoes do note nao fazem jus ao desempenho que era esperado, alem dele ja ter ido para um reparo apos a primeira atualizaçao da placa de video gerar um loop infinito no sistema. Agora estou no aguardo pelo email de confirmaçao para que eu envie o equipamento novamente para a analise de reembolso, mas ainda tenho otimismo quanto a ele, motivo pelo qual venho pedir ajuda.

    O que me assusta é o engasgo no jogo Ragnarok (2002). Tenho computadores muito defasados que rodam este jogo de forma mais satisfatoria que o modelo atual (8gb de ram e placa de video dedicada). É IMPOSSIVEL que nao haja algo de errado quanto a compatibilidade dos componentes...
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    ja estou a par de todo o topico e a soluçao aparente seria a migração para o windows 7, estou correto?

    Ja fiz todos os possiveis metodos de soluçao la apresentados e nao obtive exito algum.

    Tambem reparei que no gerenciador de dispositivos consta radeon 500 series e quando eu o atualizo pelo proprio painel para a versao 540, o software da R7 simplesmente desaparece do menu iniciar e nao abre mais, como se houvesse uma imcompatibilidade. Alem disso, quando eu atualizo o software R7 da maneira convencional (baixado pelo site v. 18.12.3) a outra placa retorna para a versao 500 imediatamente.

    Entrei em contato com os tecnicos da acer pelo telefone e pedi um reembolso, uma vez que as configuraçoes do note nao fazem jus ao desempenho que era esperado, alem dele ja ter ido para um reparo apos a primeira atualizaçao da placa de video gerar um loop infinito no sistema. Agora estou no aguardo pelo email de confirmaçao para que eu envie o equipamento novamente para a analise de reembolso, mas ainda tenho otimismo quanto a ele, motivo pelo qual venho pedir ajuda.

    O que me assusta é o engasgo no jogo Ragnarok (2002). Tenho computadores muito defasados que rodam este jogo de forma mais satisfatoria que o modelo atual (8gb de ram e placa de video dedicada). É IMPOSSIVEL que nao haja algo de errado quanto a compatibilidade dos componentes...
    A questão não é sobre os componentes de hardware, mas sim da versão do Windows 10 e seus drivers não conseguirem gerenciar de forma efetiva as duas GPUs existentes.
    Esse equipamento, rodando Windows 7 x64bits SP1 e qualquer distribuição Linux (que de suporte aos drivers de vídeos) tem desempenho excelente.
    Alguns usuários conseguiram resolver setando a RADEON no painel de vídeo, mas nem todos obtiveram sucesso.
    É quase impossível identificar todas as APIs, bibliotecas, versões de drivers e plugins que cada usuário utiliza.
    Daí a questão de haver apenas uma única solução.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Gabrielfesc
    Gabrielfesc Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções
    Obrigado pela resposta. O que voce recomenda que em faça, entao? Ja tentei resetar a Radeon no painel de video mas nao obtive sucesso...

    Nao tenho tecnica para atualizar o meu note por conta propria para o windows 7, uma vez que sou leigo no assunto e nao saberia instala-lo e muito menos atualizar seus drivers. Por onde eu começo?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Testou as opções via painel de controle, via catalyst, os videos de turbo core, disable integrated graphics e todas as outras soluções propostas?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Gabrielfesc
    Gabrielfesc Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções
    Testei todos com exceçao da BIOS, onde nao achei a opçao na aba "advanced" para selecionar a placa.

    Gostaira de ressaltar que a AMD nao usa mais o catalyst ha algumas atualizaçoes... Inclusive o computador vem de fabrica com a versao "adrenaline"
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Testei todos com exceçao da BIOS, onde nao achei a opçao na aba "advanced" para selecionar a placa.

    Gostaira de ressaltar que a AMD nao usa mais o catalyst ha algumas atualizaçoes... Inclusive o computador vem de fabrica com a versao "adrenaline"
    Nem todos os equipamentos tem opção na Bios. 
    Com relação ao catalyst ou adtenaline, apenas nomes diferentes e algumas funções extras para um software com a mesma base de funcionalidade. 

    Sendo assim, acredito que uma instalação do Windows 7 seria uma solução a se cogitar. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Gabrielfesc
    Gabrielfesc Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções
    Se eu comprar um CD do windows 7 eu somente teria que coloca-lo e seguir as instruçoes de instalaçao ou eu teria que fazer algo a mais?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Não. 
    Existem diversos processos e requisitos que devem ser tomados e seguidos antes da instalação. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Opções
    ja estou a par de todo o topico e a soluçao aparente seria a migração para o windows 7, estou correto?

    Ja fiz todos os possiveis metodos de soluçao la apresentados e nao obtive exito algum.

    Tambem reparei que no gerenciador de dispositivos consta radeon 500 series e quando eu o atualizo pelo proprio painel para a versao 540, o software da R7 simplesmente desaparece do menu iniciar e nao abre mais, como se houvesse uma imcompatibilidade. Alem disso, quando eu atualizo o software R7 da maneira convencional (baixado pelo site v. 18.12.3) a outra placa retorna para a versao 500 imediatamente.

    Entrei em contato com os tecnicos da acer pelo telefone e pedi um reembolso, uma vez que as configuraçoes do note nao fazem jus ao desempenho que era esperado, alem dele ja ter ido para um reparo apos a primeira atualizaçao da placa de video gerar um loop infinito no sistema. Agora estou no aguardo pelo email de confirmaçao para que eu envie o equipamento novamente para a analise de reembolso, mas ainda tenho otimismo quanto a ele, motivo pelo qual venho pedir ajuda.

    O que me assusta é o engasgo no jogo Ragnarok (2002). Tenho computadores muito defasados que rodam este jogo de forma mais satisfatoria que o modelo atual (8gb de ram e placa de video dedicada). É IMPOSSIVEL que nao haja algo de errado quanto a compatibilidade dos componentes...

     Então, mas você ta fazendo ao contrário.....

    A placa dedicada eh a RX540 (500 series) e a da apu eh a R7....Por isso o baixo desempenho  
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Opções
    Crie manualmente os perfis de cada jogo no radeon adrenalin e marque para usar o perfil energético de alto desempenho....Vai forçar na placa dedicada e vc não terá mais problemas
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Crie manualmente os perfis de cada jogo no radeon adrenalin e marque para usar o perfil energético de alto desempenho....Vai forçar na placa dedicada e vc não terá mais problemas
    Realmente funciona?
    Poderia postar aqui um print do processo para poder ajudar aos usuários que tem esse problema? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Opções
    cara, na verdade nunca tive problema, mas segue abaixo como fazer:

    -Em jogos, adicionar o executável principal do jogo


    -No perfil do jogo poderá configurar detalhes de como cada placa (apu x dedicada) irá se comportar no jogo


    -Depois ir em Sistema e selecionar o executável do jogo e setar para "Alto Desempenho" na aba Gráficos Alternáveis


    -Vai em procurar e novamente selecione o executável do jogo


    Se quiser, dá para deixar como "Baseado na fonte de energia", daí o jogo usa a GPU embutida quando estiver na bateria, mas fica aquela m****.
    Monitorando pelo MSI Afterbuner mostra certinho a GPU dedicado ativando e depois desligando quando sai do jogo.
  • diegosansana
    diegosansana Member Posts: 50 Devotee WiFi Icon
    Opções
    Outra coisa, não utilizo o último driver da AMD, pois quando fui atualizar deu bug e não ligava mais a tela. Deixo na 18.9.3.
    Também deixe setado no painel de controle, nas opções de energia para maximizar desempenho na tomada nas opções relativas À placa de vídeo.
  • Viniveeiga
    Viniveeiga Member Posts: 18 Troubleshooter
    Opções
    Boa noite , comprei esse notebook faz uns 15 dias, achei (acho) que as configurações dele são boas, porém esta acontecendo cmg também a queda de fps ao extremo, e creio que com bastante gente com adquiriu esse notebook, não teria um solução para o problema? 

    Já tentei todos os métodos, só não coloquei o win "7" , porque é uma ***** sacanagem a Acer deixar a Deus dará, pois não e legal mudar de um windows original , por um falsificado do win 7!


    Obrigado !

    Espero respostas...
        
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Viniveeiga!

    Existem já várias soluções disponíveis já no fórum. 
    A proposta pelo diegosansana já ajudou alguns usuários. 
    A Acer não deixa nada "a Deus dará".
    O equipamento funciona perfeitamente e tem Windows de fábrica testado e homologado.
    Outros usuário já comprovaram de que muitos aplicativos como AutoCAD, Photoshop dentre outros que consomem muitos recursos funcionam perfeitamente. 
    Já e sabido também que vários jogos atuais apresentam diversos problemas de desempenho e má otimização.
    Quanto a instalar uma versão do Windows 7, não vi nenhum usuário afirmando de que são "piratas".
    Se for o caso, pode adquirir uma licença oficial da Microsoft. 
    Não existe nenhum impedimento. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Luc4sfc
    Luc4sfc Member Posts: 21 Troubleshooter
    Opções
    Conforme exposto no outro tópico sobre o assunto. Já fiz de tudo que era possível... menos instalar o win 7, em razão da falta de drivers.
    Eu testei em alguns jogos, mas meu foco era no Cs-go. Acontece que no modo “mata mata”, o game ficava com TUDO NO LOW, com 30fps de media.
    Já no modo competitivo, obtia uma média de 60fps com tudo no low.

    Monitando pelo afterburner, vi que a GPU (Rx 540) estava trabalhando..
    Acontece, que ontem quando fui desligar o notebook, apareceu uma mer## de uma atualização pra fazer. Resultado da ópera: fui testar o cs-go e a Rx 540 nao estava operando, mas tão somente o lixo da APU (R7)...
    Totalmente desanimador... agora já não sei mais nem o que fazer. Ja estava “ruim”, mas ao menos a Rx 540 estava em uso. Agora está PESSIMO. 

    Alguma dica? Tem como reveter essa merd# de atualização do windows? 

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Luc4sfc disse:
    Conforme exposto no outro tópico sobre o assunto. Já fiz de tudo que era possível... menos instalar o win 7, em razão da falta de drivers.
    Eu testei em alguns jogos, mas meu foco era no Cs-go. Acontece que no modo “mata mata”, o game ficava com TUDO NO LOW, com 30fps de media.
    Já no modo competitivo, obtia uma média de 60fps com tudo no low.

    Monitando pelo afterburner, vi que a GPU (Rx 540) estava trabalhando..
    Acontece, que ontem quando fui desligar o notebook, apareceu uma mer## de uma atualização pra fazer. Resultado da ópera: fui testar o cs-go e a Rx 540 nao estava operando, mas tão somente o lixo da APU (R7)...
    Totalmente desanimador... agora já não sei mais nem o que fazer. Ja estava “ruim”, mas ao menos a Rx 540 estava em uso. Agora está PESSIMO. 

    Alguma dica? Tem como reveter essa merd# de atualização do windows? 

    Primeiramente, não existe falta de drivers. 
    Outros usuários já instalaram Windows 7 sem nenhum problema nesse modelo. 
    Quanto a atualização, basta verificar nos programas instalados qual foi a última atualização e remove-la. 
    De qualquer forma, de  uma lida nesse post: 

    https://community.acer.com/pt/discussion/comment/6368
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!