Ubuntu no acer es1-533-c27u

Helio10
Helio10 Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2018
Bom dia pessoal! Estou com o mesmo problema no qual os amigos caíram (foi um "engano" ou "golpe"?) do acer es1-533. Tenho utilizado um acer aspire 4738z há anos, com dual boot para windows e ubuntu, com a maior tranquilidade. Resolvi adquirir um novo notebook acer para aplicações específicas de som - já que o atual não me trouxe problemas, com exceção da bateria, claro - me decidi pelo acer es1-533. Jamais me passou pela cabeça que o bios viria bloqueada para instalações legacy, ou pior, não consigo instalar o grub2, pois a instalação do ubuntu congela a máquina, justamente no grub2. Desta forma é necessário reiniciar tudo e tentar alguma destas soluções sugeridas que encontramos pela internet. Já estou há exatos 7 DIAS tentando solucionar sem sucesso.
Já atualizei o BIOS para a ultima versão, conforme o site da acer, porém continua tudo igual.
Quero "parabenizar" o pessoal da Acer pelo sucesso em empurrar um equipamento que não satisfaz o seu cliente. Desculpem, mas estou MUITO indignado por estar pagando à prazo R$ 1800,00 por nada! O windows, somente, não me resolve porque, na minha opinião, além de ser decadente, vem com um tremendo "atrolho" de aplicativos que eu jamais vou usar e tenho que desinstalar um a um.
Pois é. Vou ter que continuar a minha saga na tentativa de instalar o linux na minha máquina "nova".
Mas, este é um site que tenho que perguntar. Então lá vai:
A Acer vai fornecer uma solução para este problema?
O bios vai ser desbloqueado para que possamos instalar outros S.Operacionais?
Caso positivo, quando vai acontecer?
Muito obrigado pela atenção.
Hélio S.

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓
    Olá! Ainda bem que o link que eu lhe forneci lhe ajudou! Aceite a minha resposta para colocar o tópico como resolvido ;)!
    Entretanto, eu considero sim que é possível fazer um dual boot entre linux e o windows, pois outros usuários conseguiram fazer esse procedimento mesmo no modo uefi! Eu espero que você tenha feito pelo menos um backup da imagem utilizando o acer care center, para no caso de você precisar reinstalar o sistema operacional de fábrica! 
    Que você tenha um excelente final de ano! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Dê uma olhada nesse link, pois ele contém a solução para o seu modelo: https://askubuntu.com/questions/862946/unable-to-install-ubuntu-on-acer-aspire-es1-533
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Helio10!

    Primeiramente, a Acer NÃO fabrica Bios UEFi.
    As Bios são adquiridas de empresas terceirizadas especializadas.
    A Bios NÃO é bloqueada para instalação de SO's.
    Já existem dezenas de tutoriais e material disponível para instalar qualquer distro Linux em modo UEFi.
    É perfeitamente possível o processo.
    Alguns fatores que ocorrem é devido apenas a determinadas configurações especificas.
    De uma olhada aqui:
    https://community.acer.com/en/discussion/comment/495185#Comment_495185

    E aqui:
    https://lcomlinux.wordpress.com/2018/04/03/criar-tabela-de-particao-gpt-em-pendrive-pelo-gparted/

    E aqui também:
    https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2363153

    E mais aqui:
    https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalacao-dual-boot-UEFI-Linux-MintUbuntu-com-Windows-8110





    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Helio10
    Helio10 Member Posts: 4 New User
    Prezado MaClane:
    Primeiramente, muito obrigado pela pronta resposta.
    Entendo que a Acer não fabrica bios UEFI. Você diz que ela não vem bloqueada para instalação de outros SO's no que eu concordo, porém nem todos, ou com extrema dificuldade de instalação. Principalmente para alguém como eu, que não tem o conhecimento profundo como os Srs. profissionais do "dia-a-dia".
    No meu caso a instalação do Ubuntu congela no Grub2. Tentei Ubuntu 17, 16, 14, 13, Mint19, todos 64 bit. Mesmo problema.
    Acontece que esta bios não permite que você altere para LEGACY (não está habilitado, mesmo com senha de superuser aberta) o que já é um bloqueio correto?
    Mesmo que a Acer não fabrique a bios, no momento em que ela adquiri e instala em seus equipamentos, ela está de acordo com as características. Então eu entendo que a Acer também é responsável.
    Caso você conheça como desbloquear a UEFI e passar para Legacy neste modelo, por favor me informe e, novamente, desculpe o meu pouco conhecimento.
    Vou analisar as sugestões que você colocou aqui e executar os testes.
    Mais uma vez, muito obrigado e assim que eu tiver os resultados vou postar aqui, no intuito de ajudar.
    Sds.
    Hélio S.

  • Helio10
    Helio10 Member Posts: 4 New User
    Em tempo: gostaria de agradecer ao egydiocoelho também, pela resposta.
    Sds.
    Hélio.
  • franciele
    franciele Member Posts: 3 New User
    Helio10 disse:
    Bom dia pessoal! Estou com o mesmo problema no qual os amigos caíram (foi um "engano" ou "golpe"?) do acer es1-533. Tenho utilizado um acer aspire 4738z há anos, com dual boot para windows e ubuntu, com a maior tranquilidade. Resolvi adquirir um novo notebook acer para aplicações específicas de som - já que o atual não me trouxe problemas, com exceção da bateria, claro - me decidi pelo acer es1-533. Jamais me passou pela cabeça que o bios viria bloqueada para instalações legacy, ou pior, não consigo instalar o grub2, pois a instalação do ubuntu congela a máquina, justamente no grub2. Desta forma é necessário reiniciar tudo e tentar alguma destas soluções sugeridas que encontramos pela internet. Já estou há exatos 7 DIAS tentando solucionar sem sucesso.
    Já atualizei o BIOS para a ultima versão, conforme o site da acer, porém continua tudo igual.
    Quero "parabenizar" o pessoal da Acer pelo sucesso em empurrar um equipamento que não satisfaz o seu cliente. Desculpem, mas estou MUITO indignado por estar pagando à prazo R$ 1800,00 por nada! O windows, somente, não me resolve porque, na minha opinião, além de ser decadente, vem com um tremendo "atrolho" de aplicativos que eu jamais vou usar e tenho que desinstalar um a um.
    Pois é. Vou ter que continuar a minha saga na tentativa de instalar o linux na minha máquina "nova".
    Mas, este é um site que tenho que perguntar. Então lá vai:
    A Acer vai fornecer uma solução para este problema?
    O bios vai ser desbloqueado para que possamos instalar outros S.Operacionais?
    Caso positivo, quando vai acontecer?
    Muito obrigado pela atenção.
    Hélio S.


  • franciele
    franciele Member Posts: 3 New User
    estou na mesma situação. indignada. 
  • franciele
    franciele Member Posts: 3 New User
    não é luxo tirar o Windows e sim necessidade para trabalhar com os programas que trabalho. 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde franciele!
    Qual o modelo do seu equipamento é qual distro está tentando instalar? 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Helio10
    Helio10 Member Posts: 4 New User
    Conforme prometido, após executar os testes sugeridos acima, pelo Sr. MaClane e pelo Sr. Egydio Coelho volto aqui para tentar ajudar e esclarecer algumas coisas:
    1º) Consegui instalar o Xubuntu 18.04 no meu Acer es-1-533. Porém o único processo que funcionou foi aquele sugerido pelo Sr. Egydio. Mesmo assim, ali nos comandos existem algumas "pegadinhas", por exemplo: alguns comandos não necessitam da opção "sudo" antes. Então caso ocorra algum erro, eu sugiro tentar o comando sem o "sudo" na frente. É necessário cuidar as atualizações do Xubuntu, pois ele tentará atualizar o GRUB2, trazendo de volta o mesmo problema de congelamento ou travamento de toda a máquina, sendo necessário dar power off. Então não dá para atualizar o GRUB2 para a nova versão;
    2º) Também não foi possível manter o windows 10 que veio instalado mas, para mim, não vai fazer falta nenhuma e, sendo bem sincero, não tenho interesse em qualquer windows, conforme já me referi anteriormente;
    3º) Gostaria de anexar um artigo da Comunidade Linux que, na minha opinião, é tremendamente esclarecedor vindo ao encontro do que eu já havia escrito em meu primeiro comentário e também de acordo com o que postou aqui a Sra. Franciele. Segue o link abaixo:
    Boa noite e um ótimo Novo Ano à todos!
    Hélio S.
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓
    Olá! Ainda bem que o link que eu lhe forneci lhe ajudou! Aceite a minha resposta para colocar o tópico como resolvido ;)!
    Entretanto, eu considero sim que é possível fazer um dual boot entre linux e o windows, pois outros usuários conseguiram fazer esse procedimento mesmo no modo uefi! Eu espero que você tenha feito pelo menos um backup da imagem utilizando o acer care center, para no caso de você precisar reinstalar o sistema operacional de fábrica! 
    Que você tenha um excelente final de ano! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado dezembro 2018
    Helio10 disse:
    Conforme prometido, após executar os testes sugeridos acima, pelo Sr. MaClane e pelo Sr. Egydio Coelho volto aqui para tentar ajudar e esclarecer algumas coisas:
    1º) Consegui instalar o Xubuntu 18.04 no meu Acer es-1-533. Porém o único processo que funcionou foi aquele sugerido pelo Sr. Egydio. Mesmo assim, ali nos comandos existem algumas "pegadinhas", por exemplo: alguns comandos não necessitam da opção "sudo" antes. Então caso ocorra algum erro, eu sugiro tentar o comando sem o "sudo" na frente. É necessário cuidar as atualizações do Xubuntu, pois ele tentará atualizar o GRUB2, trazendo de volta o mesmo problema de congelamento ou travamento de toda a máquina, sendo necessário dar power off. Então não dá para atualizar o GRUB2 para a nova versão;
    2º) Também não foi possível manter o windows 10 que veio instalado mas, para mim, não vai fazer falta nenhuma e, sendo bem sincero, não tenho interesse em qualquer windows, conforme já me referi anteriormente;
    3º) Gostaria de anexar um artigo da Comunidade Linux que, na minha opinião, é tremendamente esclarecedor vindo ao encontro do que eu já havia escrito em meu primeiro comentário e também de acordo com o que postou aqui a Sra. Franciele. Segue o link abaixo:
    Boa noite e um ótimo Novo Ano à todos!
    Hélio S.
    Realmente, apenas mais opiniões particulares, tendenciosas e infundadas de quem "odeia Windows e ama Linux" porém não tem conhecimento algum de desenvolvimento de arquiteturas de SO's.
    Tanto que se quer consegue compreender os fatores do comando sudo (que em absolutamente nada de "pegadinha" existe), que é padrão para qualquer usuário básico de Linux.
    Tanto Windows quato distribuições Arch Linux tem seus conceitos e seguimentos próprios. 
    Em milhares de cenários, o Linux é superior ao Windows, como o inverno é totalmente verdade.
    Xubunto nada mais é que uma distro Ubuntu com gerenciador gráfico "Xfce".
    Poderia simplesmente instalar o Ubuntu puro e substituir o Unity.
    O "problema" do Grub 2.0 pode ser facilmente corrigido configurado o Grub.cfg.

    O artigo citado é no mínimo um monte de bobagens. 
    Lendo os comentários, poucas pessoas (que tem uma base de conhecimento), criticam e compreendem a verdade. 
    Uma citação ridícula e dizer sobre o Secure Boot estar vinculado à Uefi, a Microsoft e a Intel.
    Uma breve e simples busca pelo Google pode elucidar que o Secure Boot em absolutamente NADA tem a ver com tantas suposições infundadas. 

    Trabalho com distribuições Arch Linux a mais de 14 anos e sempre vejo usuários sem conhecimento básico disseminarem opiniões, vivências e teses baseadas em absurdos. 
    A diferença do usuário Windows para o usuário Linux é que o usuário Windows somente precisa saber apertar um botão, movimentar um mouse e teclar poucas palavras. 
    Usuário Linux PRECISA saber e entender de um mínimo de ambiente Shell.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Jhonatas
    Jhonatas Member Posts: 1 New User
    NÃO CONSIGO INSTALAR O UBUNTU, MAS NÃO QUERO DUAL BOOT QUERO SÓ LINUX, COMO FAÇO SOU MEIO LEIGO,,

    OBRIGADO DESDE JÁ

  • Dê uma olhada nesse link, pois ele contém a solução para o seu modelo: https://askubuntu.com/questions/862946/unable-to-install-ubuntu-on-acer-aspire-es1-533
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)