Expansão de memória - TMP449-G2-M-513D - Impossível operar em dual channel ?

oabmg152201
oabmg152201 Member Posts: 10

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Boa noite!

O notebook do título vem com 8 Gb RAM (2x 4GB). Tenho umas dúvidas, por gentileza.

Há um slot para expansão de memória, mas o note vem com um pente de 4GB em tal slot? sendo o outro pente soldado ?

Se positivo, eu teria que remover o pente padrão para adicionar mais ram? Ficaria, por exemplo, 4Gb (soldado) + 8Gb ?

Dessa forma, o note ficaria com 12Gb de ram, porem, ficaria em modo single channel pelo fato de os pentes serem de capacidades diversas ?

Seguindo este raciocínio, seria possível operar em dual channel apenas se utilizados 2 módulos de 4Gb de ram ?

Ainda, no caso de 4Gb + 8Gb, haveria perda significativa de performance em função da operação e single channel ?

Muito obrigado!

Melhores respostas

• phropelato
    phropelato ACE Posts: 1,047 Pioneer
    Responder ✓
    Amigo, isso que você disse não faz muito sentido, já vi em fóruns e acho que isso é um mito, porque eu nunca vi notebook nem desktop com mais de 1 pente de memória no mesmo aparelho trabalhando em Single-Channel diferentes, sempre que tiver 2 memórias independente de misturar marcas e capacidades diferentes por exemplo 4+2=6Gb, 4+4=8Gb, 4+8=12Gb ou 4+16Gb sempre vai trabalhar em Dual-Channel pode ficar tranquilo.
    Se você tiver conhecimento das características da outra memória que está no slot removível pode comprar uma equivalente em frequência, latências, tensão, de qualquer marca que não terás problema. E se não me engano, mais não tenho certeza seu aparelho suporta até 20Gb de RAM então pode deixar nas configurações que já descrevi.

Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • phropelato
    Responder ✓
    Isso mesmo, 4Gb de memória RAM é soldado a placa mãe são apenas aqueles chips pretos soldados na placa mãe não tem como alterar, o outro é um pente um pente de 4Gb normal de notebook que você pode retirar e colocar outro equivalente em características de 2Gb, 8Gb ou 16Gb.
    Se minha resposta lhe ajudou, deixe um "Curtir" e marque minha resposta como "Solução" clicando em "Promover" , caso contrario fico a disposição para tentar sanar e resolver seus problemas, obrigado.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique 

Respostas

• phropelato
    Responder ✓
    Amigo, isso que você disse não faz muito sentido, já vi em fóruns e acho que isso é um mito, porque eu nunca vi notebook nem desktop com mais de 1 pente de memória no mesmo aparelho trabalhando em Single-Channel diferentes, sempre que tiver 2 memórias independente de misturar marcas e capacidades diferentes por exemplo 4+2=6Gb, 4+4=8Gb, 4+8=12Gb ou 4+16Gb sempre vai trabalhar em Dual-Channel pode ficar tranquilo.
    Se você tiver conhecimento das características da outra memória que está no slot removível pode comprar uma equivalente em frequência, latências, tensão, de qualquer marca que não terás problema. E se não me engano, mais não tenho certeza seu aparelho suporta até 20Gb de RAM então pode deixar nas configurações que já descrevi.

Atenciosamente
    Pedro Henrique 
  • oabmg152201
    oabmg152201 Member Posts: 10

Tinkerer

phropelato disse:

Obrigado pela resposta.

Após criar este tópico eu pesquisei e descobri que dual channel funciona com pentes de capacidades diferentes, como vc disse.

De fato é um mito muito difundido, especialmente antigamente, quando problemas de compatibilidade eram muito frequentes. Creio que o mito originou-se disso... Usar dois pentes iguais evitaria problemas de compatibilidade  :)

Vc sabe se o slot de memória que possibilita expansão vem de fábrica com um pente de 4Gb ? O outro é soldado.

No mais, apenas para constar,  não afirmei que seria necessário pentes de capacidades iguais para dual channel. Foi uma pergunta. Note a interrogação ao final da frase: "Dessa forma, o note ficaria com 12Gb de ram, porém, ficaria em modo single channel pelo fato de os pentes serem de capacidades diversas ?" 

Mas sem problemas, pode ser meu estilo de escrita.

Abxx!
  • phropelato
    Responder ✓
    Isso mesmo, 4Gb de memória RAM é soldado a placa mãe são apenas aqueles chips pretos soldados na placa mãe não tem como alterar, o outro é um pente um pente de 4Gb normal de notebook que você pode retirar e colocar outro equivalente em características de 2Gb, 8Gb ou 16Gb.
    Atenciosamente
    Pedro Henrique