Windows 10 black screen + cursor depois do login

djeni_miranda
djeni_miranda Member Posts: 3 New User
editado março 2023 em Arquivo de 2016

Prezados,

 

tenho um acer modelo M5-481T originalmente vindo com Windows 8.0 que foi atualizado para 8.1 e depois 10.

Recentemente, em julho de 2016, uma atualização do windows update levou o meu notebook a apresentar a já tão falada tela preta da morte (black screen of death) APÓS realizar login.

 

Inicialmente eu conseguia usar ctrl+alt+del e iniciar o gerenciador de tarefas do windows e assim iniciar na mão o explorer. Porém, como se já não estivesse ruim, surgiu uma nova atualização do windows. Nesta nova atualização, a tela preta da morte ficou mais chata. Apertando ctrl+alt+del lista as opções mas ao escolher gerenciador de tarefas o sistema não responde. Apesar de não conseguir entrar como usuário normal, consigo entrar no modo de segurança normalmente (na verdade ele reclama que não conseguiu inicialiar alguma coisa ou outra, mas fica "usável" digamos assim). Tentei inicialmente fazer uma recuperação de sistema, mas a 'primeira versão' de tela preta persistiu.

 

Para tentar acabar com essa dor de cabeça, tentei fazer a reinstalação do windows 10. Deu certo. Tudo funcionando e sem tela preta. Contudo, alegria que é boa dura pouco. O windows obviamente fez as suas devidas atualizações. Ao reiniciar tenho certeza que vocês sabem o que aconteceu: tela preta com cursor após login. Novamente o modo de segurança é acessível, mas como usuário normal o gerenciador de tarefas não abre.

 

Já verifiquei o registro para ver se o explorer está como shell, já atualizei os drivers, já tentei desinstalar o driver de vídeo e outras muitas coisas, mas nada surtiu efeito até o momento. Fato curioso é que apesar do gerenciador de tarefas não abrir, descobri recentemente que algumas janelas abrem nessa tela preta utilizando atalhos de teclado, como por exemplo o "narrador" do windows (win+enter) [obs: ctrl+alt+esc não surte efeito assim como win+r para abrir a janela de executar]. Também aparecem alguns erros exóticos do tipo: "the instruction at 0x00000 referenced memory at 0x00000. The memory could not be read". Também notei que ao apertar shift repetidas vezes o sistema faz o beep sonoro para avisar da tecla de aderência, mas não mostra a janela, apenas percebe-se que o ponteiro muda rapidamente indicando que alguma coisa estava sendo carregada.

 

Alguém tem alguma ideia para correção deste problema? Importante notar que o erro ocorre após fazer o login. Li relatos de problemas diferentes onde o erro acontece antes mesmo de fazer o login.

 

Vou tentar instalar o driver de vídeo original disponível na página (ainda não havia tentado isso porque todo forúm em que procurei falam apenas em desinstalar o driver atual de video, mas percebi que ao reiniciar o sistema ele, de alguma forma carregava e instalava o driver de video novamente - vi isso pelos logs no gerenciador de dispositivos).

 

Respostas

  • djeni_miranda
    djeni_miranda Member Posts: 3 New User

    [update] Instalando o driver de vídeo disponibilizado na pagina oficial não resultou em diferença.
    O erro da tela preta + cursor após login persiste.

  • Lucas2014
    Lucas2014 ACE Posts: 567 Pioneer

    Seguinte qual antivirus está instalado no notebook , se for o Avast desinstala ele no modo de segurança e lembrando que tudo que é de atualização tem perigo de dar estes tipos de problemas o ideal mesmo era reinstalar o sistema para sim funcionar corretamente do mesmo

  • djeni_miranda
    djeni_miranda Member Posts: 3 New User

    Olá Lucas,

     

    Antes de fazer a reinstalação do Windows 10 eu tinha o Avira e o Adaware instalados.

    Depois de fazer a reinstalação do Windows 10 não tinha antivirus instalado e mesmo assim, depois da atualização automática do windows update o sistema gerava a tela preta com cursor após o login.

     

    Neste momento uma solução provisória que parece ter surtido efeito foi: restaurar o sistema antes da atualização automática do windows; alterar os registros para tentar não permitir as atualizações automáticas (link com algumas opções para mexer nos registros do windows: https://technet.microsoft.com/en-us/library/dd939844(v=ws.10).aspx); e usar um pacote "Show or Hide updates" da microsoft para não baixar e instalar algumas atualizações que influenciam nos drivers (link: https://support.microsoft.com/en-us/kb/3073930).

    Usei o computador por cerca de 5 horas com uma boa conexão com a internet e até o momento não apareceram atualizações do windows. Não é a melhor solução pois possivelmente vou ficar sem algumas atualizações de segurança do windows, mas pelo menos posso usar o computador =)

     

    (só por curiosidade, um erro exótico que acontecia apenas algumas vezes junto com a tela preta com cursos é o seguinte: Título da janela: "Configurando Meus Programas: ETDCtrl.exe - Erro de Aplicativo", texto da janela: "A instrução no 0x0000000000000000 referenciou a memória no 0x0000000000000000. A memória não pôde ser written. Clique em 'OK' para finalizar o programa".  Aparentemente um erro bem bizarro na alocação da memória, como se o tal programa ETDCtrl tivesse sido alocado na possição 0/zero da memória onde provavelmente já foi alocado alguma coisa do sistema operacional ou de drivers que não pode ser sobrescrita.)


    Obrigada até então.
    Se tiverem alguma sugestão para correção eu agradeço, mas não sei se vou atualizar o computador tão cedo para voltar a ter este problema da tela preta  hehehehe.