Acer Aspire A515-54 Reeinstalação de driver de placa de vídeo Nvidia

Opções
AdrianaCS
AdrianaCS Member Posts: 46 Devotee WiFi Icon
editado July 9 em Laptops

Bom dia.

Meu notebook Acer Aspire A515-54 Modelo N18Q13, Snid ************ deu tela azul. Passei o WinDbg no arquivo minidump e o erro é na placa de vídeo da Nvidia, como segue:

• erro de tela azul causado por nvlddmkm.sys
  • BugCheck 0x7E - SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED.

Há dois drivers de placa de vídeo no meu notebook, um da Intel e o da Nvidia que é o NVIDIA GeForce MX250.

No site da Nvidia este driver não consta, mas ele está disponível para download no site da Acer.

Gostaria de saber qual a última versão compatível e estável de driver para meu notebook.

Também gostaria de saber se antes de reeinstalar a placa eu deveria usar o programa Display Driver Uninstaller (DDU) e se há atualizações de BIOS ou de drivers de chipset recomendadas para o meu caso.

[Título editado para incluir modelo do produto, comentário editado para excluir número de série]

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 17,775 Trailblazer

Olá AdrianaCS, obrigado por compartilhar os detalhes!

Como o erro está relacionado ao driver da placa de vídeo NVIDIA (nvlddmkm.sys), o melhor caminho é remover completamente o driver usando o Display Driver Uninstaller (DDU) em Modo de Segurança. Isso garante que todos os arquivos e registros antigos sejam apagados, evitando conflitos.

Aqui estão os passos recomendados:

1. Baixe o DDU no site oficial: www.wagnardsoft.com
    2. Reinicie o computador em Modo de Segurança:
      • Pressione Shift enquanto clica em "Reiniciar" no menu Iniciar.
      • Vá em Solução de Problemas > Opções Avançadas > Configurações de Inicialização > Reiniciar.
      • Pressione F4 para entrar no Modo de Segurança.
    3. Execute o DDU e selecione “NVIDIA” como fabricante.
    4. Clique em “Limpar e reiniciar” (Clean and restart).
    5. Após reiniciar, não instale nenhum driver manualmente. Deixe o Windows decidir se precisa instalar um driver básico ou manter apenas o da Intel.

Esse processo ajuda a estabilizar o sistema e evita que o erro volte. Se tudo funcionar bem com apenas o driver Intel ativo, você pode decidir se quer reinstalar o da NVIDIA mais tarde, usando o site da Acer (não o da NVIDIA).

Se precisar de ajuda com os passos ou quiser confirmar se o driver foi removido corretamente, estamos aqui para ajudar!

DDU screen.jpg
  • AdrianaCS
    editado July 9

Obrigado. Vou seguir os procedimentos recomendados.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,454 Trailblazer

Olá, boa tarde.

Na realidade consta sim.

Experimente a versão abaixo que é a última disponível:

Download atual

Download antiga

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• AdrianaCS

Não entendi os dois links acima. Servem para executar o que?

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,454 Trailblazer

Instalar o driver de vídeo MX250.

O primeiro link é a versão mais recente possível, e o outro uma versão mais antiga. O ideal é testar as duas e observar se o desempenho ficará melhor em qual delas.

O driver Intel é relativo a placa de vídeo integrada do notebook, e esse normalmente o WindowsUpdate instala a versão mais recente de forma automática.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• AdrianaCS

Muito obrigado Renan, vocês são top!!!!😍