Onde posso encontrar o windows 11 que veio em meu acer nitro v15 ANV15-51
eu tenho o Acer Nitro V15, ANV15-51. Ele vem originalmente com o Windows 11 de fábrica. Porém, não me adaptei bem com o windows 11, então instalei o windows 10.
eu consegui fazer algumas adaptações e instalar o Windows 10 funcionando totalmente, corretamente, sem nenhum bug com tudo funcionando. Porém, está havendo algumas percas de FPS. E eu acabei não salvando a ISO do Windows 11 original que veio com o meu dispositivo
. Eu quero saber se é possível encontrar em algum lugar a ISO original que vem com o Acer Nitro V15, ANV15-51. Em vez de simplesmente pegar a Windows 11 original lá do site da microsoft
Respostas
-
Olá Tiago, só um aviso: forçar o Windows 10 em um dispositivo que foi explicitamente projetado, testado e bloqueado por firmware para o Windows 11 (incluindo EC BIOS v1.26 com prontidão 24H2) é uma decisão muito arriscada.
Veja por que isso não só não é suportado, como também pode danificar o dispositivo:
🛑 Dependências de BIOS/EC: A versão do seu BIOS (v1.26, abril de 2025) contém atualizações de controlador incorporado (EC), tabelas de hardware e chamadas de firmware adaptadas à ACPI, pilha de segurança e modelo de driver do Windows 11. O Windows 10 não interpretará essas informações corretamente, causando mau funcionamento da ventoinha, problemas no fornecimento de energia ou falha na inicialização de componentes do sistema.
🧱 Risco de "bricking": Vários modelos rodando em plataformas Intel ou AMD Ryzen 7000+ de 13ª/14ª geração com BIOS bloqueados por EC apresentaram soft-bricking ao retornarem para o Windows 10. Isso inclui dispositivos de entrada quebrados, touchpads não funcionais ou pistas PCIe inativas.
⛔ Suporte a drivers extinto: As páginas de suporte da Acer para esses modelos mais recentes incluem apenas drivers do Windows 11. Sem backports, sem modificações de INF. Até mesmo os drivers do chipset dependem de APIs e componentes DCH ausentes no Windows 10.
🕰️ O Windows 10 está no fim da vida útil: A Microsoft declarou oficialmente 14 de outubro de 2025 como o último dia de atualizações para o Windows 10. Impor isso agora em hardware sem suporte adiciona zero valor a longo prazo — e risco máximo.
📣 Resumindo: Instalar o Windows 10 nesta plataforma não é uma personalização inteligente — é sabotagem. Isso consome tempo, quebra configurações de firmware modernas e cria ruído desnecessário aqui nos fóruns da Acer. É melhor configurar o Windows 11 com um shell clássico ou ajustes se o objetivo for familiaridade — não quebrar seu hardware para perseguir a nostalgia.
0