ANV15-51-54D | De um dia para o outro a minha placa de rede local sumiu

DanCovre
DanCovre Member Posts: 11

Tinkerer

Já procurei soluções na internet e não acho uma. Eu fui dormir e acordei sem o drive da placa de rede, do nada.
Instalei os drivers de LAN que eu encontrei oficialmente pelo site da Acer e nada
Foram esses aqui:

Drivers.png

Só aparecem esses dois dispositivos disponiveis

2.png

E no gerenciador de Drivers ele não reconhece nenhum drive de Rede Local (LAN)

gerenciador.png

Preciso de ajuda, tenho esse computador a menos de um mês e já está dando problemas que eu nunca vi em um computador dar. Uso ele a trabalho e preciso urgente de uma conexão estavel via cabo.

Melhor resposta

• DanCovre

Tinkerer

Responder ✓

Então, eu fui tentar fazer update da BIOS sem verificar a versão, não deu para instalar porque falou que ele não aceitava FLASH (algo relacionado), reniciei o pc, acessei a BIOS e vi que era a versão mais atualizada (1.26) e quando reniciei, o drive de rede LAN voltou a funcionar do nada

Se o problema voltar eu comento aqui
    Que parada aléatoria, isso tem cara de ser algum problema lógico do Win11
    Obrigado pelo seu tempo eGomes

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,560 Guru
    editado June 2

Olá,

Experimente fazer um "full" shutdown do Windows, via Prompt de comando (modo Admin):

shutdown /s /f /t 0

Ou restaurar as configurações de fábrica do seu Nitro V15:

https://community.acer.com/pt/kb/articles/14751-como-redefinir-o-windows-de-fabrica

Outra alternativa, é utilizar um Live USB do Linux (Mint ou Zorin) para verificar se o adaptador LAN está funcionando corretamente.

Se o problema persistir, é possível que o controlador de rede esteja com problemas (defeito).

Verifique também se o firmware do seu Nitro V15 está atualizado com a última versão disponível (1.26 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51

• DanCovre

Tinkerer

Obrigado, vou tentar e retorno em breve

• DanCovre

Tinkerer

Responder ✓

Então, eu fui tentar fazer update da BIOS sem verificar a versão, não deu para instalar porque falou que ele não aceitava FLASH (algo relacionado), reniciei o pc, acessei a BIOS e vi que era a versão mais atualizada (1.26) e quando reniciei, o drive de rede LAN voltou a funcionar do nada

Se o problema voltar eu comento aqui
    Que parada aléatoria, isso tem cara de ser algum problema lógico do Win11
    Obrigado pelo seu tempo eGomes

• eGomes
    editado June 2

O que mais tem no Windows 11 é defeito e pane… 😅😉👍🏻

• DanCovre

Tinkerer

Ele voltou a apresentar o mesmo problema depois que eu tirei ele da "estação" dele
    Estou com receio que ele veio com um problema fisico na placa de rede, é possivel isso?
    Vocês sugerem acionar a garantia?

• eGomes

Experimente fazer um teste desabilitando a Inicialização rápida do Windows (Turn on fast startup) nas configurações de energia.

Se possível, informe qual versão do driver seu controlador de rede (LAN) está utilizando.

• DanCovre

Tinkerer

Simplismente o drive não aparece, como coloquei no meu primeiro post e eu tentei instalar os drivers oficiais que tem na página da Acer. Ainda assim, não aparece nada

Update___
    Eu instalei uma maquina virtual e no Ubuntu ele IDENTIFICA que tem uma drive de LAN
    Não tenho mais ideia do que eu possa fazer. Devo falar com a microsoft?

Captura de tela 2025-06-05 010135.png
  • eGomes

Experimente fazer um teste com um Live USB do Linux (Mint ou Zorin).

Se o problema de controlador de rede (LAN) ausente persistir, há um forte indício de ser um problema (defeito) de hardware.

• DanCovre

Tinkerer

editado June 5

Mas eu testei com a maquina virtual e ele identificou o hardware tranquilamente
    Existe diferença entre live USB e Maquina Virtual para esse quesito? Acho que o Hardware tá tranquilo, parece ser uma questão lógica do Windows mesmo

• eGomes

Pressione Win + R, digite: winver [Enter], em seguida anexe aqui um screenshot da compilação do Windows que você está utilizando.

• DanCovre

Tinkerer

Vou atualizar, aproveitando o post, como eu dou reedem no meu gamepass? Eu comprei no fim do mês passado

• DanCovre

Tinkerer

Acabei de atualizar

image.png

E nada ainda. E já regastei meu GamePass

• eGomes
    editado June 5

Quando você conecta o cabo de rede na porta LAN, os leds do roteador ou switch (link / transmissão) acendem?

O cabo de rede que você está utilizando obedece o padrão T568-B? Se possível, (faça um teste com outro cabo.

Faça também uma inspeção no interior da porta LAN (fêmea), para verificar se um dos 8 pinos do socket não está "aprisionado" (mais baixo que os demais).

• DanCovre

Tinkerer

editado June 5

O cabo funciona em outros computadores e ele é reforçado para atender demanda alta de conexão
    A placa de LAN não está sendo identificada pelo computador por algum problema do sistema operacional
    A porta femea não esta emperrada, acabei de verificar
    O drive é identificado em outro sistema operacional sem problema nenhum
    Pelo diagnostico, tudo indica que é um problema do sistema operacional de alguma forma. Não tem sentido a placa de rede local (LAN) ser identificada na maquina virtual e não no computador que a maquina está emulando. Caso fosse um problema de BIOS acredito que nem na maquina virtual ele seria identificado.
    Devo começar a entrar em contato com a Microsoft para saber a solução disso? Vejo que isso está fora do suporte que a Acer pode prestar para esse caso, mas se conseguir uma solução, eu iria adorar
    Se o W10 não fosse parar de receber suporte para MS eu teria feito um downgrade

• eGomes

Como última sugestão, você pode tentar realizar o reset do controlador EC:

1. Remova a fonte do carregador;
    2. Abra o seu laptop, desconecte o cabo da bateria e pilha CR2032;
    3. Pressione e mantenha o botão / tecla Power por 30 ~ 60 segundos;
    4. Remonte o seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
    5. Em seguida, ligue o seu laptop novamente.

Se o problema persistir, entre em contato com o Suporte da Acer para solicitar a troca / reparo (RMA) do seu aparelho:

https://www.acer.com/br-pt/support/contact-acer