Acer Nitro ANV15-51 - Tela BRANCA/PRETA nos jogos

Higor_Venancio
Higor_Venancio Member Posts: 6 New User

Boa tarde Pessoal,

Bom comprei esse notebook em 11/2024 na época eu viajei logo que ele chegou então acabei nem testando direito a única coisa que fiz foi retirar o LINUX GUTTA e colocar o Windows 11, bom 1 mês depois quando comecei a jogar mesmo! notei uns comportamento estranho…

1- Fui jogar League of Legends um jogo considerado LEVE e logo de cara uma tela preta, os leds ficava ligados porém não conseguia fazer nada, sendo necessário reiniciar pelo botão power.
Tentei fazer varias coisas pra ajustar, atualizar drivers placa de vídeo, reparar o league of legends, colocar no nitro sense a opção jogos, usei alguns comandos para reparar o Windows. Resultado diminuiu a frequência mas as vezes ainda acontecia.

2- Depois foi a vez do Valorant, nesse o comportamento é parecido mas o erro que da é uma tela branca, algumas vezes da até pra ver a arma do jogo mas fica assim não dando pra fazer nada, também aconteceu de ser a tela preta porém o mais comum é essa branca.

Novamente tentei fazer mais algumas coisas, atualizei a BIOS pra mais recente versão 1.25 Quando atualizei ficou 2 dias sem acontecer achei que tinha resolvido, mas novamente deu esse erro logo na primeira partida do dia.

Entrando em contato com suport accer, o atendente me recomendou baixar um programa que estressava a placa de vídeo, deixei rodando por mais de 3 horas e não aconteceu isso.
A ideia era que caso acontecesse o erro era problema da placa de vídeo e teria que mandar pra assistência.

E hoje 17/04/2025 como uma ultima alternativa baixei um programa da intel e lá falava que tinha um driver pra atualizar referente Intel® UHD Graphics o meu atual era uma versão de 02/2023, e atualizei pra um de 04/2025.

Foto de como fica:

tela branca.png

Config do notebook:
13th Gen Intel® Core™ i7-13620H
NVIDIA GeForce RTX 4050
16 RAM

Algumas observações:
- Vi muitos comentários com esse mesmo erros e em respostas vi que a galera disse ser algo sobre essa placa de vídeo RTX 4050, porém nos fóruns observei pessoas que relataram o mesmo problema para os com a placa 3050 e 2050, oque me fez descartar essa opção.

- Também disseram pode ser temperatura, mas isso descartei de cara porque as vezes acontece logo ao iniciar uma partida "E analisando a temperatura está OK"

- Alguns também falaram sobre o programa nitro sense "esse ainda não validei removendo o programa" mas talvez seja meu próximo passo a fazer.

- Ambos os jogos são da empresa riot games, não sei se é um conflito algumas coisa que faz causar isso… Eu joguei CSGO, GTA V, SLEEPING DOGS e não me recordo de ter ocorrido isso. Mas na maioria dos relatos que vi são esses 2 jogos porém teve outras pessoas falando em outros jogos como Fortnite, GTA V, Marvel Rivals…

- Por fim a única coisa que vejo em comum entre todos que ocorreu seria a versão do processador i5/i7 13°, não sei se os drivers da Intel® UHD Graphics influencia em algo mas é umas das minhas ultimas tentativas.

Realmente tá muito frustrante isso, e cansativo tentar varias coisas e nada funciona causando esse erro de ter que reiniciar o notebook no meio deu uma partida.

Vou torcer pra que esse ultimo passo funcione e volto a falar aqui caso tenha resolvido, senão acredito não ter mais coisas a fazer… Caso alguém tenha passado por isso e resolvido compartilha oque fez pra resolver 🙏

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,397 Guru

Olá,

Na maioria dos casos em que os Nitro V15 apresentaram sintomas como acima descritos, só foram solucionados após realizar a substituição da placa-mãe (RMA).

Muito provavelmente seja devido a um defeito congênito da placa-mãe ou dos processadores Intel de 13ª e 14ª geração que equipam estes laptops. Que recentemente, apresentaram uma grave falha no processo de fabricação. Apesar do referido fabricante afirmar que seus processadores da linha mobile não foram afetados.

• Higor_Venancio
    Higor_Venancio Member Posts: 6 New User

@eGomes Obrigado pela resposta.

É tentei mais alguns passos após atualizar esse driver ainda sim aconteceu de dar o problema..

O que notei que sempre que da o problema percebo que o driver volto pra versão anterior
    Intel® UHD Graphics 31.0.101.4146 (22/02/2023)

Tenho quase certeza que é esse driver que está com problema, entrando no forum da Intel também tem uma mensagem de um usuário falando desse erro e dizendo que ele é corrigido na versão 31.0.101.5xxx "não recordo a versão exata"

Dai cheguei a seguinte conclusão: Eu atualizo o driver e por isso ele fica 1/2/3 dias sem dar o problema, depois por algum motivo ele retorna pra versão com falha que seria essa Intel® UHD Graphics 31.0.101.4146 (22/02/2023), dai acontece o erro. Então basicamente eu teria que fica olhando todos os dias pra vê se tá na versão com problema o que seria desgastante, ou entender o motivo que tá voltando pra uma versão antiga…

Mas enfim resolvi não perder mais tempo com isso e acionar a garantia mesmo. Até porque não tem como eu ter certeza que realmente foi isso que aconteceu pq eu só olhei a data do driver depois que deu o problema e tive que reiniciar… Mas eu diria que tem uma chance boa de ser isso mesmo!

Enfim fica ai a dica pra quem tiver tendo esse problema!