insegurança sobre atualizar a nova Bios 1.23 do modelo nitro anv15-51

Boa tarde, tenho um notebook Acer Nitro V15 (ANV15-51)

estou preocupado com a versão de minha BIOS, que é a 1.16, e gostaria de saber se é seguro atualizar e se alguem ja testou, procurei diversas vezes em youtube e forums da comunidade e nada dizia sobre.

ESPECIFICAÇÕES: ANV15-51 i5 13420H - 24Gb RAM - 500Gb SSD - RTX 2050

era linux e alterou pra windows 11

Respostas

• Alejandro_AC
    Alejandro_AC ACE Posts: 13,968 Trailblazer

Olá @4rthur_Sp4gnoli Se o computador estiver funcionando corretamente, eu pessoalmente não atualizo, as mudanças nas novas versões não incluem nada relacionado à segurança:

Uma atualização do BIOS sempre traz riscos se não for feita corretamente. Só recomendo atualizar se você tiver experiência nesse tipo de atualização ou conhecer alguém com experiência que possa fazê-lo.

• Un saludo / All the best
    • Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias!
    • Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
    • Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks!
    • Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
    • MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & (alezmvp)
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 4,768 Guru
    editado janeiro 16

Olá @4rthur_Sp4gnoli,

Seja bem-vindo!

Além de seguir as dicas do nosso ilustre amigo @Alejandro_AC, abaixo você poderá encontrar algumas instruções:

https://community.acer.com/pt/kb/articles/510-como-atualizar-sua-bios-em-um-notebook-acer

Recomendações para atualização:

• A bateria deverá estar com carga acima de 50% e a fonte do carregador conectada na tomada;
    • Se possível utilize um nobreak;
    • Desative / remova a criptografia do BitLocker, caso a mesma esteja habilitada;
    • Desabilite temporariamente a proteção em tempo real do seu software antivírus;
    • Desconecte quaisquer dispositivos USB e HDMI que por ventura estejam conectados;
    • Execute a ferramenta de atualização no modo Administrador;
    • Siga rigorosamente todas instruções da ferramenta de atualização do firmware UEFI / BIOS;
    • Após o utilitário concluir o processo de atualização e reiniciar o computador. É normal que a 1ª reinicialização seja um pouco mais demorada (de 1 a 3 minutos) que o habitual. Muita calma e paciência nessa hora! 😉
    Se ainda assim persistirem dúvidas e/ou você não se sentir a vontade de realizar este procedimento, procure uma Assistência técnica ou conhecido que possa realizar o mesmo.

No caso dos Nitro V15 ANV15-51 eu particularmente recomendo atualizar o firmware. Pois a versão 1.21 (apesar de não estar documentado no changelog) inclui melhorias no microcódigo da CPU (MCU) e Intel CSME:

• amazon10
    amazon10 Member Posts: 3 New User

Alguém chegou a atualizar a BIOS? Fui inventar de atualizar e nem percebi que estava fazendo no dia do lançamento. Acabei sendo um dos primeiros. O computador está horrível (já não estava bom). Estou mandando mensagem pra Crucial pra ver se a memória que coloquei é original (único upgrade que fiz), já formatei após atualizar a bios… quero descartar todas as outras possibilidades.

Antes, o computador ficava dando lag no LOL, independente da configuração. Mas, eu desconfio que seja o LOL mesmo. Mas, agora, está travando na navegação. Não consigo usar o Chrome.

Não tinha testado ele com nenhum outro jogo. Ontem Rodei God of War no High e rodou muito bem.

Eu não sei do potencial desse computador, mas, travar na navegação é de dar vontade de chorar quando vc paga quase 5000 num notebook.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,768 Guru
    editado janeiro 16

Olá @amazon10,

Seja bem-vindo(a)!

Certifique-se de que todas as atualizações disponíveis do Windows 11 estejam instaladas em seu computador (compilação 26100.2894).

É sabido que o jogo LoL está enfrentando problemas com o Windows 11 24H2. A recomendação é aguardar o lançamento de novos patches ou realizar o downgrade para a versão 23H2.

@amazon10 escreveu:

"Eu não sei do potencial desse computador, mas, travar na navegação é de dar vontade de chorar quando vc paga quase 5000 num notebook."

Sinta-se acolhido! Sou um infeliz proprietário de um Aspire 5 A515-45G, do qual me arrependo todos os dias de ter comprado...😓😐👎🏻

• amazon10

Fala, @eGomes! Muito obrigado pela resposta! Tirei a memória e parece que pararam os problemas. Mas, estranho, que, antes da atualização de BIOS, o único problema que eu tinha era com LOL. A navegação funcionava normal.

Enviei as fotos da memória pra Crucial e estou no aguardo da resposta. Foram compradas no Mercado Livre (amanhã acaba os 7 dias de garantia, mas parece que tenho até 6 de fevereiro pra devolver).

Cara, é incrível a quantidade de reclamações que eu encontrei depois de comprar esse notebook. O tanto de gente acionando a garantia e dizendo que os problemas só resolveram depois de trocar a placa mãe…
    Daí, como disse: não sei do potencial desse notebook. Não sei se ele ta com defeito ou se era pra ser assim mesmo, se minha placa mãe ta com algum defeito…

Muito estranho, mesmo. Achei que seria só comprar e usar. Nunca tinha tido a experiência de comprar um notebook novo, ainda mais nesse preço.

Ele é todo quadradão. O Acer Nitro Sense todo temperamental. Uma hora funciona, outra não. Tem hora que parece que o computador vai decolar, de tanto barulho, utilizando pra tarefas simples. Hora, não faz barulho nenhum, mas fica dando lag no jogo.

• 4rthur_Sp4gnoli
    4rthur_Sp4gnoli Member Posts: 4 New User

atualizei a umas horas atras, e tudo parece certo, tirando o fato da vdm, de resto, acredito estar ocorrendo bem.

• 4rthur_Sp4gnoli
    editado janeiro 16

comentario apagado

• 4rthur_Sp4gnoli
    editado janeiro 16

obrigado, acabei atualizando e aparentemente tudo esta correto, espero não ter mais problemas com a maquina principalmente por causa da transição de linux pra windows

• amazon10

Voltei com a memória, mas coloquei ela no slot da memória que vem com ele (a de 8GB) e pas O problema é que eu fico mexendo em um monte de coisa, aí fica difícil saber o que tá dando certo e o que tá dando errado.
    Pelo que vi aqui, o Nitro Sense não estava marcando a temperatura e o uso da GPU e do processador. Não sei se isso interferiu alguma coisa na minha experiência. A navegação aparente voltou ao normal, mesmo com a memória de 16GB.