UPGRADE DO ACER ASPIRE 3 A315-23 RYZEN 3 3250u
Bom dia! Possuo um Acer Aspire 3 A315-23 Ryzen 3 3250u, foi meu primeiro Notebook e o possuo à alguns anos já, ele sempre foi excelente. Porém, recentemente tenho percebido uma grande queda de desempenho.
Gostaria de saber qual é o upgrade máximo que eu posso fazer nele, quero colocar um SSD e aumentar sua memória RAM, mas infelizmente não entendo de nada disso. Gostaria que alguém me recomendasse SSD e memórias RAM compatíveis com ele.
Melhores respostas
-
Olá,
Segue abaixo as especificações de módulos RAM suportados pelos Aspire A315-23:
Em relação as especificações de armazenamento:
Sugestão de compra:
1 -
Olá, bom dia.
Normalmente já vem instalado um SSD M2 Nvme Gen3x2 e há um slot livre para HD/SSD Sata3 de 2.5".
Em relação a memória ram pelo manual consta um máximo de até 16GB, mas aqui no Fórum já teve usuário instalando um módulo de 16GB, totalizando 20GB.
SODIMM DDR4 2400 / 2666 ou 3200MHz (verifique a frequência com o CPU-Z, aba Memory e SPD).
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Em sugestão de compra, há 3 links com opções que poderão facilitar a sua procura.
😉👍🏻
1 -
Considerando que estamos falando de uma plataforma com quase 4 anos do seu lançamento. Acredito que você deve levar em consideração a relação custo x benefício do upgrade que você pretende realizar (não adianta gastar muito).
É sabido que o controlador de memória dos AMD Ryzen 3 3250U pode suportar até 32 GB de RAM. No entanto, isso também depende do número de slots disponíveis na placa-mãe.
Em relação as unidades de armazenamento, acredito que você possa instalar SSDs com capacidade de 2 ou 4 TB sem maiores problemas.
Enfim, tudo vai depender da sua real necessidade!
😉👍🏻
1 -
O seu modelo é igual ao do tópico, ou seja, suporta SSD M2 Nvme.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Sim.
Obs: o SSD é de geração 4x4, nesse caso recomendo procurar um de Gen3x4 por ser bem mais em conta, visto que não terá total aproveitamento da velocidade dele.
Verifique com o CPU-Z, aba Memory (dram frequency) se estará um valor próximo de 1600, se sim então a memória vai funcionar com a frequência total, caso estiver com valores próximos de 1333 ou 1200, então o ideal seria um módulo de 2666 ou 2400MHz.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1
Respostas
-
Olá,
Segue abaixo as especificações de módulos RAM suportados pelos Aspire A315-23:
Em relação as especificações de armazenamento:
Sugestão de compra:
1 -
Olá, bom dia.
Normalmente já vem instalado um SSD M2 Nvme Gen3x2 e há um slot livre para HD/SSD Sata3 de 2.5".
Em relação a memória ram pelo manual consta um máximo de até 16GB, mas aqui no Fórum já teve usuário instalando um módulo de 16GB, totalizando 20GB.
SODIMM DDR4 2400 / 2666 ou 3200MHz (verifique a frequência com o CPU-Z, aba Memory e SPD).
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Olá!
Obrigado pelas respostas! :)
O meu modelo não veio com SSD, ele veio com 1 TB, e se não me engano, ele veio com 8GB mas 6GB são utilizados pelo sistema. Por isso eu gostaria de fazer um upgrade nele, mas infelizmente não entendo de nada sobre isso (E entendi pouquíssimo sobre as informações que vocês me passaram).
Se possível, eu ficaria muito grato se vocês me fizessem recomendações!0 -
Em sugestão de compra, há 3 links com opções que poderão facilitar a sua procura.
😉👍🏻
1 -
Obrigado! Acabei de ver os links, e já estou vendo se providencio a minha memória RAM! :)
Uma última pergunta… estes são o máximo de upgrade que posso realizar em meu Notebook? Gostaria de melhora-lo ao máximo possível, utilizar o melhor SSD, a melhor memória RAM e etc…0 -
Considerando que estamos falando de uma plataforma com quase 4 anos do seu lançamento. Acredito que você deve levar em consideração a relação custo x benefício do upgrade que você pretende realizar (não adianta gastar muito).
É sabido que o controlador de memória dos AMD Ryzen 3 3250U pode suportar até 32 GB de RAM. No entanto, isso também depende do número de slots disponíveis na placa-mãe.
Em relação as unidades de armazenamento, acredito que você possa instalar SSDs com capacidade de 2 ou 4 TB sem maiores problemas.
Enfim, tudo vai depender da sua real necessidade!
😉👍🏻
1 -
Boa tarde! Tudo bem?
Como faço para saber se o meu modelo (ACER ASPIRE 3 A315-23 RYZEN 3 3250u de 1TB de HD e 8GB de RAM) suporta M.2 2280 PCIe NVMe?0 -
O seu modelo é igual ao do tópico, ou seja, suporta SSD M2 Nvme.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Obrigado por responder a minha dúvida! Tenho uma última pergunta… estes componentes abaixo funcionarão normalmente em meu Notebook?
SSD: SSD Kingston Fury Renegade, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 7300MBs e Gravação 6000MBs, SFYRS/1000GRAM: Memória RAM color verde 8GB 1 DDR4 3200Mhz Crucial CT8G4SFRA32A
1 -
Sim.
Obs: o SSD é de geração 4x4, nesse caso recomendo procurar um de Gen3x4 por ser bem mais em conta, visto que não terá total aproveitamento da velocidade dele.
Verifique com o CPU-Z, aba Memory (dram frequency) se estará um valor próximo de 1600, se sim então a memória vai funcionar com a frequência total, caso estiver com valores próximos de 1333 ou 1200, então o ideal seria um módulo de 2666 ou 2400MHz.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1