A315-53-30RZ: Tela de BIOS
Olá,
Eu possuo o Acer Aspire 3 A315-53-30RZ. Utilizava nele o Windows 11, mas resolvi restaurar para o padrão de fábrica, ao fazer isso o windows me deu a opção de utilizar download da nuvem ou um pen drive bootável e eu escolhi a opção da nuvem (pois já havia utilizado antes nesse mesmo laptop). Quando estava reiniciando, já para finalizar o processo, ele apresentou o erro da imagem, que está escrito: “The computer restarted unexpectedly or encountered an unexpected error. Windows installation cannot proced. To install Windows, click "OK" to restart the computer, and then restart the installation”. Ao clicar em “OK” ele reinicia e apresenta o erro novamente, não saindo da tela de reinicialização (então não posso tentar acessar o BIOS pelo windows). Após isso, decidi tentar com um pen drive bootável, mas já tentei acessar a tela de BIOS diversas vezes e de diversas maneiras: F2, FN + F2, Del, ctrl + windows + del, Fn + F10, F8… todas as possibilidades, em todo momento, sempre antes da imagem do acer aparecer: repetidas vezes, ou mais devagar; pressionando e segurando, sem pressionar e segurar; com o carregador conectado, sem o carregador conectado; desligando e apertando o botão power por 30 s, depois outra tentativa apertando por 1 minuto; com uma agulha tentei resetar a bateria como tem no link abaixo ensinando a pressionar por 5 seg, depois aguardar cerca de 5 min e então ligar o laptop; tentei resetar a bateria de BIOS abrindo o laptop e desconectando o conector e conectando novamente… Bom, tentei de todas as maneiras possíveis e nada funcionou… agradeceria muito se alguém pudesse me dar alguma dica do que fazer ou me dizer se já é hora de desistir e levar em uma assistência…
Imagem do erro
Link do vídeo de como resetar a bateria
Desde já agradeço se houver resposta.
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]
Melhor resposta
-
RESOLVIDO.
Obrigada à quem se disponibilizou a responder, consegui resolver o problema de acesso ao BIOS e agora estou reinstalando novamente o windows.O comentário do eGomes com o link abaixo ajudou nisso.
Nesse link o rapaz ensina como acessar o cmd nessa tela de reiniciar com o erro sendo apresentado e, alterando o valor do executável do setup de 1 para 3, resolveria o problema. Infeliz não resolveu, mas apresentou as telas abaixo:
Então reiniciava, apresentava a mensagem de carregando e “Um momento”. Após isso ele retornava para o mesmo erro.
Então como foi possível acessar a tela do cmd, eu pensei: será que é possível acessar a tela de BIOS via comando cmd? Pesquisei e vi que era, mas ao digitar o comando:shutdown /r /fw
ele informava que não conseguia encontrar o comando.
Novamente pensei se não seria possível pelo menos ver a versão do Windows, pesquisei, achei o comando:systeminfo | findstr /B /C:"OS Name" /C:"OS Version"
Então o cmd entrou na pasta Windows/system32
Foi quando pensei que o comando para acessar a tela de BIOS poderia não estar sendo encontrado pq deveria estar no windows, então digitei o comando novamente, após alguns segundos a tela desligou e iniciou novamente na tela de BIOS.
Após iniciar na tela de BIOS percebi que o comando F2 para BIOS estava desativado.
Então segui o passo a passo a seguir:- Na tela de Main: habilitar o F12 boot menu
- Na tela de Security: colocar uma senha em Set Supervisor Passaword
- Na tela de BOOT: desabilitar o Secure Boot
- Na tela de Exit: salvar as mudanças
O laptop inicia novamente e deve ser apertado a tecla F12 para rodar o pen drive.
O link do vídeo abaixo explicar isso:
Bom, de todas as formas o problema foi solucionado, novamente: obrigada pelo ajuda eGomes e aos demais por terem respondido 😊
Resolvido.
2
Respostas
-
Olá,
Experimente aplicar a solução descrita no tutorial (em inglês) abaixo indicado:
1 -
Olá, este laptop é de 2009 com Intel Core i3-7020U, que não atende aos requisitos mínimos para o Windows 11; Você não pode instalar o Windows 11 em um PC com uma CPU de 7ª geração. Provavelmente a EEPROM/BIOS foi corrompida forçando uma instalação do W11, então você tem que levar o laptop a uma loja de reparo de PC confiável e pedir para reprogramar a EEPROM e reinstalar o Windows 10, você pode tentar o Acer Services em seu país se eles consertam laptops antigos. Outro problema é que o Windows 10 não é mais ativado com uma versão OEM do Windows 7, então você terá que comprar uma licença do Windows 10.
1 -
A CPU dele é de 8 geração e eu instalei o windows 11 nele assim que comprei… comprei em 2020. O que eu fiz agora foi restaurar, mas já estava o windows 11 antes.
1 -
Olá, boa tarde.
Veja se consegue selecionar o pendrive pressione F12 antes de iniciar.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Infelizmente não resolveu o problema, mas ajudou a resolver de outra maneira, eu vou deixar um comentário abaixo para dizer como o seu ajudou nessa questão! Muito obrigada!
1 -
RESOLVIDO.
Obrigada à quem se disponibilizou a responder, consegui resolver o problema de acesso ao BIOS e agora estou reinstalando novamente o windows.O comentário do eGomes com o link abaixo ajudou nisso.
Nesse link o rapaz ensina como acessar o cmd nessa tela de reiniciar com o erro sendo apresentado e, alterando o valor do executável do setup de 1 para 3, resolveria o problema. Infeliz não resolveu, mas apresentou as telas abaixo:
Então reiniciava, apresentava a mensagem de carregando e “Um momento”. Após isso ele retornava para o mesmo erro.
Então como foi possível acessar a tela do cmd, eu pensei: será que é possível acessar a tela de BIOS via comando cmd? Pesquisei e vi que era, mas ao digitar o comando:shutdown /r /fw
ele informava que não conseguia encontrar o comando.
Novamente pensei se não seria possível pelo menos ver a versão do Windows, pesquisei, achei o comando:systeminfo | findstr /B /C:"OS Name" /C:"OS Version"
Então o cmd entrou na pasta Windows/system32
Foi quando pensei que o comando para acessar a tela de BIOS poderia não estar sendo encontrado pq deveria estar no windows, então digitei o comando novamente, após alguns segundos a tela desligou e iniciou novamente na tela de BIOS.
Após iniciar na tela de BIOS percebi que o comando F2 para BIOS estava desativado.
Então segui o passo a passo a seguir:- Na tela de Main: habilitar o F12 boot menu
- Na tela de Security: colocar uma senha em Set Supervisor Passaword
- Na tela de BOOT: desabilitar o Secure Boot
- Na tela de Exit: salvar as mudanças
O laptop inicia novamente e deve ser apertado a tecla F12 para rodar o pen drive.
O link do vídeo abaixo explicar isso:
Bom, de todas as formas o problema foi solucionado, novamente: obrigada pelo ajuda eGomes e aos demais por terem respondido 😊
Resolvido.
2