Chromebook Acer 311 C733: Wifi 5G não funciona mais desde a versão 122.0.6261.100

wdkuchler
wdkuchler Member Posts: 2 New User
editado março 17 em Chromebooks

Desde a atualização da versão 122.0.6261.100 o meu Chromebook Acer 311 C733-c3v2 a conexão WiFi 5G parou de funcionar.

A conexão 2G funciona perfeitamente em qq. versão.

Agora estou na versão 122.0.6261.118 e apresenta o mesmo problema.

Já redefini as configurações de fábrica e não resolveu.

A solução foi gerar um pendrive via Utilitário de recuperação do Chromebook mas depois ele atualiza automaticamente para a versão 122.0.6261.118 (última) e o problema aparece novamente.

Isso está parecendo erro na "montagem" da atualização 122.0.6261.100 ou superior feito pelo google em relação ao dispositivo Wifi (drive) específico para esse modelo.

Acredito que o fabricante (Acer) nem sabe ainda que está com problemas neste modelo.

Tenho duas opções:

1. esquecer esse problema e tocar a vida com 2G
  2. esperar que alguém acorde lá e corrija a próxima na próxima atualização.

Fico preocupado porque não sei a quem recorrer.

Alguém notou esse comportamento com esse modelo?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 7,785 Pathfinder
    Responder ✓

1. Reverter para a Versão Anterior: Se o problema começou após uma atualização específica, você pode considerar reverter para uma versão anterior do Chrome OS que não apresentava esse problema. O Chrome OS geralmente permite que os usuários revertam atualizações dentro de um período de tempo limitado após a instalação.
    2. Enviar Feedback para o Google: Use o mecanismo de feedback do Chromebook para relatar seu problema diretamente ao Google. Isso ajuda eles a rastrearem e priorizarem correções para problemas generalizados.

Eu não tenho um Chromebook e nunca o utilizei antes, mas fiz algumas pesquisas e encontrei esses passos para reverter para uma versão anterior do Chrome OS:

1. Desligue seu Chromebook: Certifique-se de que o Chromebook está totalmente desligado.
    2. Entrar no Modo de Recuperação: Pressione e segure as teclas Esc e Atualizar (tecla com seta circular) juntas e, em seguida, pressione o botão Power enquanto mantém as duas primeiras teclas pressionadas.
    3. Acessar o Modo de Recuperação: Seu Chromebook inicializará no Modo de Recuperação. Solte as teclas quando aparecer uma tela que diz "Chrome OS está ausente ou danificado".
    4. Acessar Mais Opções: Pressione Ctrl + D para entrar no Modo Desenvolvedor (se ainda não estiver nele). Pressione Ctrl + D novamente na tela de aviso.
    5. Acessar o Shell: Depois de entrar no Modo Desenvolvedor, pressione Ctrl + Alt + T para abrir um shell crosh.
    6. Reverter para a Versão Anterior: No shell crosh, digite rollback e pressione Enter. Siga as instruções para confirmar e reverter para a versão anterior do Chrome OS que estava instalada no seu Chromebook.
    7. Reinicie: Após o processo de rollback ser concluído, o Chromebook será reiniciado. Verifique se o problema de Wi-Fi está resolvido com a versão anterior do Chrome OS.

Por favor, observe que a opção de rollback (rollback no shell crosh) está disponível apenas por um período limitado após cada atualização. Se muito tempo tiver passado ou várias atualizações foram instaladas desde a atualização problemática, este método de rollback pode não estar mais disponível. Nesses casos, entrar em contato com o suporte da Acer ou aguardar por uma atualização futura pode ser necessário.

windows 10/11 optimization guide for gaming 
    Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community

My AN515-43 laptop UserBenchmark-
    https://www.userbenchmark.com/UserRun/51514566

Respostas

• GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 7,785 Pathfinder
    Responder ✓

1. Reverter para a Versão Anterior: Se o problema começou após uma atualização específica, você pode considerar reverter para uma versão anterior do Chrome OS que não apresentava esse problema. O Chrome OS geralmente permite que os usuários revertam atualizações dentro de um período de tempo limitado após a instalação.
    2. Enviar Feedback para o Google: Use o mecanismo de feedback do Chromebook para relatar seu problema diretamente ao Google. Isso ajuda eles a rastrearem e priorizarem correções para problemas generalizados.

Eu não tenho um Chromebook e nunca o utilizei antes, mas fiz algumas pesquisas e encontrei esses passos para reverter para uma versão anterior do Chrome OS:

1. Desligue seu Chromebook: Certifique-se de que o Chromebook está totalmente desligado.
    2. Entrar no Modo de Recuperação: Pressione e segure as teclas Esc e Atualizar (tecla com seta circular) juntas e, em seguida, pressione o botão Power enquanto mantém as duas primeiras teclas pressionadas.
    3. Acessar o Modo de Recuperação: Seu Chromebook inicializará no Modo de Recuperação. Solte as teclas quando aparecer uma tela que diz "Chrome OS está ausente ou danificado".
    4. Acessar Mais Opções: Pressione Ctrl + D para entrar no Modo Desenvolvedor (se ainda não estiver nele). Pressione Ctrl + D novamente na tela de aviso.
    5. Acessar o Shell: Depois de entrar no Modo Desenvolvedor, pressione Ctrl + Alt + T para abrir um shell crosh.
    6. Reverter para a Versão Anterior: No shell crosh, digite rollback e pressione Enter. Siga as instruções para confirmar e reverter para a versão anterior do Chrome OS que estava instalada no seu Chromebook.
    7. Reinicie: Após o processo de rollback ser concluído, o Chromebook será reiniciado. Verifique se o problema de Wi-Fi está resolvido com a versão anterior do Chrome OS.

Por favor, observe que a opção de rollback (rollback no shell crosh) está disponível apenas por um período limitado após cada atualização. Se muito tempo tiver passado ou várias atualizações foram instaladas desde a atualização problemática, este método de rollback pode não estar mais disponível. Nesses casos, entrar em contato com o suporte da Acer ou aguardar por uma atualização futura pode ser necessário.

windows 10/11 optimization guide for gaming 
    Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community

My AN515-43 laptop UserBenchmark-
    https://www.userbenchmark.com/UserRun/51514566
  • wdkuchler
    wdkuchler Member Posts: 2 New User
    editado julho 7

@GAMING6698 Obrigado pela dica "reverter para versão anterior" !

Não conhecia esse procedimento…

Eu percebi que em outros roteadores de parentes onde testei ele funciona mesmo com a versão 122.0.6261.100.

Os meus roteadores eram Asus RT-AC51 (bem antigos). A solução foi comprar roteadores mais modernos e optei pelos HUAWEI Mesh 3 (pacote com 3).

Não sei exatamente o que mudou na versão atual (126.0.6478.132) do Chromebook, só sei que agora tudo funciona PERFEITAMETE !