Audio Robotizado e Travando AN515-44

Bruno_
Bruno_ Member Posts: 3 New User

Bom dia pessoal

tenho um problema no meu notebook pelo que pesquisei outros tambem tiveram o mesmo problema e ate agora sem solução estou empenhado em resolver e é uma oportunidade pra gente deixar uma solução definitiva como base pros outros usuariaos e tiveram e vao ter o mesmo problema.

se eu instalar os drivers mais atualizados da AMD o amd audio co-processor entra em conflito com o plugin de som DTS e e buga todo o sistema de som ficando um audio robotizado impossivel de entender alguma coisa mesmo desinstalando o audio co-processor e o DTS o problema retorna depois de alguns minutos

se eu uso uma versao antiga dos drivers de video da AMD o problema do audio nao aparece mas o notebook fica dando tela azul de tempos em tempos com o erro VIDEO_MEMORI_MANAGEMENT e varios problemas na biblioteca de driver como no exemplo abaixo

uso o windows 10 ja tentei instalar o windows 11 mas o resultado foi pior aparece todos os problemas acima e novos problemas ao mesmo tempo

informações de hardware:

AN515-44

AMD Ryzen 7 4800H

GTX 1650TI 4GB

12GB ram

Windows 10 22H2 ver 19045.4170

Drivers:

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,300 Guru

Olá @Bruno_,

Seja bem-vindo!

Você já tentou instalar a última versão disponível (6.02.07.2300) do AMD Chipset Driver!?

https://www.amd.com/pt/support/chipsets/socket-fp5-mobile/amd-ryzen-and-athlon-mobile-chipset

• Bruno_

Sim… quando eu instalo os drivers mais recentes eu tenho problemas com o audio e alguns travamentos quando eu instalo os mais antigos tenho problemas com tela azul e bibliotecas opengl

• Bruno_

Sim.. quando eu instalo a ultima versao dos drivers da AMD tenho problemas com audio robotizado e travamentos

quando uso os driver do ano de 2020 o audio funciona mas da umas telas azul de vez em quando e erros da biblioteca OPENGL

• rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    editado março 28

Problema enjoado esse, eu só testei com os drivers fornecidos pelo Windows Update e o da última versão disponível no site da Acer, ambos estão na versão 6.0.8981.1.

Por via das dúvidas executei o arquivo \Audio_Realtek_6.0.8981.1_W10x64\Win64\ThirdParty\Install_DTSAPO4x_Acer_DTSX_Ultra.bat

Edit 1: nessa etapa vão aparecer 3 updates relacionados a DTS no Windows Update.

Instalei o DTS Sound Unbound pela Microsoft Store só pra certificar que está licensiado.

Mesmo assim o problema persiste, daí eu tenho que ativar e desativar o DTS:

Aí o problema "dá um tempo".

Se eu tivesse conhecido esse fórum antes de comprar esse notebook não teria comprado, não recomendo Acer pra mais ninguém.

Edit 2: o histórico de confiabilidade do Windows só tem 100 eventos críticos 🤣

Windows Audio Device Isolation parou de funcionar.

Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 4,300 Guru

Neste vídeo o usuário relata que conseguiu solucionar o problema com o áudio, desabilitando o dispositivo AMD Audio CoProcessor através do Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc):