PT316-51S: É comum o processador aquecer até os 95 ou 97 graus no Predator Triton 300 SE?
O note chegou novinho há 3 dias. Fiz testes de 30 minutos com o F1 2023 no modo de configuração baixa dos gráficos etc. Para não aquecer mais, precisei usar ventilador e ar-condicionado. O que faço?
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá, @eGomes!
Obrigado pela resposta! Entrei em contato com a Acer e eles me informaram que temperaturas ainda mais elevadas são normais, mas que eu não precisaria me preocupar, pois o note desligaria sozinho por segurança. Fizeram 4 exigências para que eu pudesse usar determinados softwares durante o período médio de 30 minutos:
1 - Comprar uma bandeja resfriadora;
2 - Comprar um cooler externo;
3 - Manter um ventilador ligado diretamente no note;
4 - Manter o ar-condicionado ligado no ambiente;
Nada disso estava descrito no momento da compra.
Outro detalhe é que a atendente encerrou o atendimento de forma unilateral e me deixou no vácuo na conversa abaixo.
[Comentário editado para excluir trechos de conversa privada]
Exigiram ainda que, se eu quisesse algum tipo de solução, deveria dispender de esforços e custos no sentido de levar o equipamento até uma agência dos correios, mas ainda assim precisando cumprir as exigências listadas acima e, claro, limitando o uso do note àquele tempo mínimo.
Entrei em contato no e-mail da Acer, e me ofereceram uma resposta padrão mantendo as mesmas recomendações, inclusive aquelas de que eu devesse dispender de esforços e custos para levar o equipamento ao destino.
Conclusão: ainda que os técnicos venham a fazer alguma análise no equipamento, com ou sem solução, serei obrigado a bancar uma parafernália de itens extras para que minhas mãos não fiquem queimando na estrutura metálica superaquecida do notebook. Claro, isso se eu topar em ficar além dos minutos de utilização.
Está sendo uma péssima experiência!
Apesar de tudo isso, eles afirmam que não devo me preocupar com o superaquecimento! Ele é tido por "normal"!
Há caso similar na História do mundo?
1 -
Obrigado pela predisposição na informação, @eGomes , mas desisti de seguir queimando minhas mãos na superfície do note. Infelizmente, vou usá-lo só para navegação e edição de textos, assim posso evitar mais inconvenientes na utilização do equipamento (Marca: Acer; Nome do Produto: Predator PT316-51s).
O superaquecimento não é somente com o F1 2023… testei também o Need For Speed, o Dirt Rally 2.0 e mais alguns, o que foi também uma péssima experiência.
Talvez eu venha a me arriscar a executar alguns softwares menos leves durante o inverno, já que assim terei um "aquecedor" de ambiente muito eficiente. Pelo menos poderei usar luvas para não me queimar mais… 😒
Enfim, o agente da Acer que contatei no suporte via e-mail está me deixando no limbo. Fui boicotado!Creio que pior que o superaquecimento de um note com uma semana de uso são os eventos estressores junto aos atendentes da fabricante. Vou observar se a situação irá piorar mais do que já está.
1 -
Apenas para reforçar que estas temperaturas de operação que você está obtendo não podem ser consideradas normais:
Seu Predator PT316-51s equipado com Intel® Core™ i7-12700H, possui uma temperatura de junção (TJUNCTION) máxima permitida na matriz do processador de 100 °C.
O fabricante da placa-mãe tem total liberdade e por questões de segurança pode optar por programar o controlador EC e Intel DPTF com valores menores, o que fatalmente irá ocasionar em estrangulamento (throttling) térmico e/ou desligamentos abruptos, afim de evitar danos a CPU.
Em tempo, verifique se os seus jogos estão configurados corretamente para utilizar a placa gráfica dedicada (dGPU).
Procure atualizar o pacote de software e drivers da NVIDIA + GeForce Experience:
Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Predator PT316-51s está atualizado com a última versão disponível até o momento:
0 -
Obrigado, @eGomes!
Então temos uma contradição flagrante no que é considerado normal pelos atendentes da Acer por via do suporte e o que você menciona sobre a temperatura.
Sim, o equipamento está "funcionando" de acordo com a última versão dos drivers disposta nos sites da Intel e da NVIDIA. Por sua vez, a BIOS também está na versão mais recente. Igualmente os recursos DLSS e Reflex da NVIDIA já estão ativos quando há essa possibilidade.
É uma lástima que ainda estou sendo boicotado no
suportevia e-mail da Acer.Por fim, eu ficaria um pouco menos descontente com o produto adquirido se eles fossem mais profissionais e respeitosos comigo.
Estou com um notebook que deveria me trazer soluções, mas veio com problemas de "bônus", inclusive custos extras para mantê-lo funcionando sem me queimar.
0