Nitro 5, AN517 54 Queimou o PCH
Boa noite,
Adquiri na loja saldão de ofertas este modelo seminovo (e veio realmente novo, com 2 ciclos de bateria) abri ele para colocar um ssd sata e memoria ram (o que fez perder a garantia dessa loja), troquei também o sistema operacional de linux gutta para windows 11. Após 3 dias de uso ele apagou e não ligou mais… Ao apaertar o botão de power, não ligava o led do teclado, não ligava as ventoinhas, não ligava a tela, apenas acendia um led do power e este led logo desligava… Levei num técnico que me disse que o chipset, o PCH havia queimado e possivelmente um MOSFET associado à ele, disse que seria necessário um rebaling e que o valor sairia em torno de R$ 1400 !!!!!
Vi bastante gente incomodada com o aquecimento do PCH, que o chip nvme fica logo acima do chip ( de repente abafe ainda mais o arrefecimento dele)
Gostaria de saber se este é um problema frequente nesse modelo, se seria interessante eu instalar um heatsink ou um thermalpad sobre o novo PCH para que não volte a queimar. E tambpem se este preço parece justo, agora comprei o PCH SRKMA (mesmo que estava instalado) do aliexpress, gostaria de saber se este preo seria mais barato se eu mando o chip novo junto²
Respostas
-
Olá @christian86,
Seja bem-vindo!
É muito provável que a falta de dissipador de calor no PCH e a proximidade com slot SSD1 (NVMe) seja uma falha de projeto dos Nitro AN517-54. Além de causar problemas de superaquecimento nestes componentes, principalmente ao utilizar SDDs com chips NAND nos dois lados.
Tanto que em modelos posteriores, é possível notar que o PCH conta com um dissipador de calor e heat pipe exclusivo, ou teve a sua posição alterada para outra região do PCB da placa-mãe.
Em relação ao preço do serviço + substituição do PCH, o correto seria fazer um orçamento em pelo menos três assistências técnicas. Mas acredito que o preço esteja dentro da faixa praticada. Uma vez, que só os custos + impostos para importação do PCH (via AliExpress) pode ultrapassar facilmente a casa dos R$ 800,00 ~ R$ 1.000,00.
Essa história da garantia da Saldão Informática ter sido perdida por causa do upgrade, rende uma boa discussão! Pois além de ser algo previsto pelo fabricante do laptop, é um direito do consumidor. Exceto nos casos em que tenha ocorrido algum problema decorrente do manuseio, má instalação ou peças instaladas que por ventura estejam com defeito.
0 -
Todos os PCH que encontrei para venda na internet não passaram de 250 reais, esse mais caro do eBay, as outras poucas opções para o meu modelo são do aliexpress, todos na casa dos 150 reais, comprei um que com os inpostos saiu por 170…. não há opção do meu modelo em mercado nacional, mas pesquisando no mercado livre por outros modelos de PCH encontrei alguns na mesma faixa, + ou - 120 reais…. já o mosfet deve ser coisa de 5 reais, talvez nem isso.
O primeiro técnico que consultei deu este preço de 14000, disse que teria que comprar no aliexpress pq não encontrou em lugar nenhum, a outra opção seria retirar de alguma carcaça de algum outro computador que tivesse o mesmo modelo. Por 1400 vc compra um notebook novo só pra arrancar o PCH dele… A minha pergunta é, eu já com o PCH novo em mão para realizar a troca, quanto seria justo cobrar pelo rebaling + o mosfet? se 1000 dos 1400 seria só o preço do pch, então o serviço poderia sair por 400? entendo que há a maquina para fazer o rebaling, estufa para desumidificar a placa antes e a mão de obra, mas 1400 me pareceu opoturnismo de quem viu uma maquina gamer + o relato que o cliente precisa dele pra trabalho e resolveu abusar
0