Nitro 5 an515-54 - Tela azul/travementos ao rodar jogos.

Diego_A96
Diego_A96 Member Posts: 37 Die Hard WiFi Icon

Venho usando meu Nitro 5 para jogar faz algum tempo, porém de um tempo para cá comecei a experienciar diferentes erros ao tentar abrir jogos, inclusive diferentes telas azuis. Acredito que possa ter sido causado por algum update do Windows.

Após o erro, minha placa de vídeo aparece com uma exclamação no gerenciador de dispositivos, como mostra a imagem abaixo. O curioso é que caso eu desligue completamente o computar e ligue novamente, a placa de vídeo volta a aparecer normalmente.

O Dell USB doc é uma doc station, sempre desconecto ao executar jogos. Recentemente venho tentando diferentes soluções, sem sucesso, aqui estão algumas coisas que tentei fazer:

1 - Restaurar para uma versão anterior.

2 - Executar uma formatação limpa.

3 - sfc /scannow e reparar imagem pelo DISM

4 - Verificar integridade dos SSDs e HD (Todos com 95%+ de saúde)

5 - Verificar memorias RAM com o Memtest86 (Sem erros)

6 - Testar separadamente cada pente de memória. Retirei um pente de 16gb e deixei somente 8gb original que veio com o notebook, depois fiz o inverso e deixei apenas o de 16gb (testei também em diferentes slots).

7 - Por fim, fiz o downgrade do driver da placa de vídeo, saindo da versão mais recente para a 546.17 (Meu irmão tem o mesmo notebook, verifiquei a versão do driver dele e baixei igual, já que o dele não tem apresentado problemas).

Com essa versão mais antiga, o código de erro mudou, e agora venho tendo tela azul com o seguinte erro: dcp_watchdog_violation.

A foto abaixo mostra o erro que eu estava recebendo com a versão mais nova do driver: vídeo dxgkrnl Fatal Error.

Ficaria muito grato caso alguém possa me ajudar com esse problema, de janeiro para cá não consigo jogar ou executar nada que exija mais uso da GPU, estou quase acionando a garantia.

Nota: Já tentei executar utilizando apenas o video integrado do notebook e já tentei também usando a porta HDMI ligada a um monitor. O erro persiste, não sei mais o que tentar.

Obrigado!

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru

Olá,

Como estão as temperaturas do seu Nitro 5 AN515-54!? Talvez esteja na hora de realizar uma limpeza e substituição da pasta térmica.

Se ainda assim o erro VIDEO DXGKRNL FATAL ERROR persistir, é possível que o chip gráfico dedicado esteja com problemas (defeito de hardware).

• Diego_A96

Sempre acompanho as temperaturas e os travamentos tão acontecendo mesmo com apenas 40~60% de uso da GPU a 50~60 ºC.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru
    editado fevereiro 5

Mais um motivo para ficar de olho no chip gráfico dedicado, VRAMs ou circuito que regula o VCore da GPU. Pois como você mesmo relatou, estes erros só estão ocorrendo sob uso intenso.

Se possível, realize um teste com outra fonte do carregador.

Verifique também o nível de desgaste da bateria.

• Diego_A96

Obrigado, vou acabar deixando o notebook em uma assistencia tecnia