problema com o clock da cpu no acer nitro 5 an515 - 44

igorela
igorela Member Posts: 5

Tinkerer

editado dezembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

meu notebook acer esta com problemas no clock da cpu sempre que jogo passam se alguns minutos e ele ja abaixa o cpu ficando entre 0,79 e 0,40 abaixando muito meu fps nos jogos como faço pra resolver?

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,295 Guru
    editado dezembro 2023 Responder ✓

Duas coisas que estão chamando a atenção no seu Nitro 5 AN515-44:

a) A temperatura da GPU discreta (81 ~ 90 °C). Talvez seja necessário providenciar uma limpeza e substituição da pasta térmica por uma de boa qualidade.

b) Seu sistema possui 8 GB RAM disponível!? Caso afirmativo, procure instalar mais um módulo para aumentar a quantidade de RAM (16 ou 32 GB). Pois é possível notar que o seu SSD está tendo um uso constante, e com isso esteja mantendo as temperaturas elevadas. Muito provavelmente, por estar fazendo uso da memória virtual (pagefile.sys).

Respostas

• eGomes
    editado dezembro 2023

Olá @igorela,

Seja bem-vindo!

É possível que esta queda no clock de operação do seu Nitro 5 AN515-44 esteja sendo causado por estrangulamento térmico.

Faça o download e mantenha executando a ferramenta HWMonitor até você perceber estas quedas de FPS. Em seguida anexe aqui um screenshot com a leitura de todos os sensores disponíveis.

• igorela

Tinkerer

esta ai as informações

• eGomes

Como solicitado anteriormente, poste aqui a leitura de todos os sensores disponíveis.

• igorela

Tinkerer

eta falando disso?

• eGomes

Sim, no entanto é preciso capturar a leitura dos demais sensores (vide barra de rolagem lateral).

• igorela

Tinkerer

esta aqui.

• eGomes

Basicamente, procure manter seu laptop afastado da superfície com auxílio de um base cooler ou com auxílio de dois objetos (livros) para melhorar a ventilação e o fluxo de ar.

• igorela

Tinkerer

normalmente faço isso minha temperatura melhora m pouco mas mesmo assim acaba caindo o clock da cpu

• eGomes
    editado dezembro 2023 Responder ✓

Duas coisas que estão chamando a atenção no seu Nitro 5 AN515-44:

a) A temperatura da GPU discreta (81 ~ 90 °C). Talvez seja necessário providenciar uma limpeza e substituição da pasta térmica por uma de boa qualidade.

b) Seu sistema possui 8 GB RAM disponível!? Caso afirmativo, procure instalar mais um módulo para aumentar a quantidade de RAM (16 ou 32 GB). Pois é possível notar que o seu SSD está tendo um uso constante, e com isso esteja mantendo as temperaturas elevadas. Muito provavelmente, por estar fazendo uso da memória virtual (pagefile.sys).

• Khalebbr
    Khalebbr Member Posts: 15 Troubleshooter

Bom dia!

Tenho um Acer Nitro 5 AN517-54 e estou com o mesmo problema! Após 10~15min, quando estou jogando, a clock da CPU cai drasticamente para 250mhz e trava tudo! O notebook por inteiro fica lento! Só volta ao normal após reiniciar a máquina. Dei upgrade nele, expandindo a memória RAM para 16gb e adicionei mais um SSD MVNE. Já tentei de tudo, underclock, desempenho máximo, economia de bateria, formatação (já formatei mais de 10x), Nitro Sense, tudo que se possa imaginar. Meu notebook atinge temperaturas de até 92° (the witcher III gráficos no alto~ultra). O mais estranho é que as vezes eu consigo jogar normalmente por mais de 8 horas seguidas, as vezes o notebook fica funcionando normalmente durante 2 a 3 semanas sem apresentar problemas. Porém, do nada simplesmente o desempenho da CPU cai e os clocks vão para 250mhz, é um problema aleatório, que as vezes acontece e as vezes não...